PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Confira dicas para cuidar bem dos pneus de seu carro

Os 'calçados' dos veículos merecem atenção, pois podem até causar acidentes
(foto: Pixabay)
POR REVISTA ENCONTROAssim como os calçados são importantes para proteger os pés e ajudar na locomoção, os pneus têm papel muito importante no funcionamento do veículo. Se estiverem murchos, podem favorecer o gasto de combustível e afetar a dirigibilidade. Se estão "carecas", são um perigo em situações que demandam frenagem rápida, especialmente se a pista estiver molhada.

Além disso, os pneus são os únicos pontos de contato entre o veículo e o solo. Portanto, fazer a manutenção adequada é essencial para garantir a segurança.

Para ajudar os mototistas, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) preparou algumas dicas sobre esse componente:

Desgaste
Circular com pneus desgastados influencia a estabilidade do veículo e coloca em risco a segurança do motorista. Para saber se está na hora de trocar o pneu, basta conferir os TWI's (Tread Wear Indicators), que são as saliências com 1,6 mm de altura presentes nos sulcos do pneu. Caso o desgaste esteja próximo ou chegado a este indicador, troque o pneu. Vale sempre lembrar que a Resolução 558/80 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que trafegar com pneus "carecas" é ilegal. O veículo pode ser apreendido.

Calibragem
Os pneus devem ser calibrados semanalmente, sempre a frio, seguindo as orientações do manual do veículo. A baixa pressão deixa a direção mais pesada, aumenta o consumo de combustível e também o desgaste desses componentes. Além disso, eles ficam mais susceptíveis a danos e rompimentos por choque em buracos. Já quando os pneus têm excesso de pressão, o desgaste é mais acentuado no centro da banda de rodagem e pode resultar na perda de estabilidade em curvas. Quando for calibrar os pneus, aproveite para ajustar a pressão do estepe e verificar o seu estado. Ele deve estar sempre pronto para ser usado.

Excesso de peso
Os pneus foram concebidos para suportarem índices de cargas específicos para cada modelo e aplicação, inclusive considerando os projetos dos veículos onde serão instalados. O excesso de peso pode prejudicar sua estrutura. Para evitar que isso aconteça, verifique as recomendações do fabricante do veículo para não passar do seu limite.

LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK