PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Descongestionante pode piorar o glaucoma

Especialista alerta para o uso irrestrito de remédio para desentupir nariz
Por Revista EncontroCom os dias mais secos, é normal que muitas pessoas procurem formas de desobstruir as vias aéreas, principalmente por meio dos descongestionantes nasais. Porém, a atitude que parece inofensiva pode piorar o glaucoma (lesão no nerso óptico). Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas (SP), a maioria dos remédios para nariz contraem os vasos do corpo todo e é por isso que alivia o entupimento. "O problema é que a medicação provoca inflamação nas paredes internas das narinas, o efeito passa rápido e para diminuir o desconforto é necessário pingar o remédio em intervalos cada vez menores", afirma o especialista.

Por isso, alerta o médico, pode piorar o glaucoma, maior causa de perda definitiva da visão e que afeta cerca 2% da população brasileira, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Queiroz Neto lembra que o glaucoma é uma doença crônica que não causa dor ou qualquer sintoma no início. Quanto antes for diagnosticada maiores são as chances de manter a visão. "A elevação da pressão intraocular causada pelo bloqueio do escoamento do humor aquoso, líquido que preenche o globo ocular, é o principal fator que provoca a morte das células ganglionares da retina e seus axônios, as fibras do nervo óptico. A morte dessas células leva à perda permanente da visão periférica", explica o especialista.

LEIA MAIS EM...

Um comentário:

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Muito relevante e esclarecedora essa reportagem!
Abraços!

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK