PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Entenda o que é a dor na lateral da barriga após exercícios

Não se preocupe, até atletas de alto nível sofrem com essa dor.
(Crédito: Reprodução)
POR MEIO NORTE Após alguns momentos de exercícios intensos, com certeza você já deve ter sentido essa dor. De repente, ela surge na lateral da sua barriga, e as pontadas fazem com que algo já complicado se torne quase impossível. A culpa não é do sedentarismo, pois até atletas de alto nível sofrem com ela.

Existe até algumas técnicas para tentar evitá-la, como inspirar pelo nariz e expirar pela boca, ou não comer nada algumas horas antes do exercício. Mas, nem sempre as táticas funcionam.

Entenda O nome científico da incômoda sensação é dor abdominal transitória relacionada ao exercício, ou ETAP (Exercise-Related Transient Abdominal Pain), e ela é sentida por aproximadamente 75% das pessoas que praticam corrida de rua, independente do nível. A medicina não possui recomendações sobre como evitar o problema, pois não sabe realmente qual é a causa.

A maior movimentação no tronco aumenta as  chances de sentir a dor, por isso são mais frequentes os casos em praticantes de corrida ou natação. Apesar de a ETAP aparecer independente do condicionamento físico, atletas possuem uma menor incidência relativa, mas quando a dor ocorre, a intensidade é a mesma da que sente um atleta de fim de semana.

Estudos e teorias A maior movimentação no tronco aumenta as  chances de sentir a dor, por isso são mais frequentes os casos em praticantes de corrida ou natação. Apesar de a ETAP aparecer independente do condicionamento físico, atletas possuem uma menor incidência relativa, mas quando a dor ocorre, a intensidade é a mesma da que sente um atleta de fim de semana.

Existe também inúmeras teorias sobre, onde algumas delas apontam problemas na postura, excesso de pressão sobre os órgãos ou até falta de sangue para o diafragma.

Fonte: Com informações do Megacurioso

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK