PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Plantas e Ervas Expectorantes

Saiba mais sobre plantas expectorantes como o agrião, o verbasco, o ipê-roxo, o eucalipto, guaco, ipecacuanha e outras. Sabe quais são as melhores ervas expectorantes? Então veja uma lista com os benefícios e características das principais plantas medicinais expectorantes, ou seja, que aliviam as doenças respiratórias. 
Assa-Peixe
Por Receita Natural -
Segundo o dicionário, a palavra expectorar significa “expelir pela boca mucosidades e outras matérias que obstruem os brônquios” ou “escarrar”. De modo mais simples, podemos dizer que a expectoração é eliminação do catarro que é produzido em excesso pelo organismo. A tosse é uma forma clássica de limpeza das vias aéreas para que o muco seja “jogado” para fora do corpo.
As plantas e ervas expectorantes são aquelas que ajudam a limpar as vias respiratórias por meio da eliminação do muco. Por isso, é importante conhecê-las bem. Com essa lista em mãos, é possível preparar chás e xaropes que ajudam no tratamento de doenças como: asma, bronquite, sinusite, rinite, gripe e resfriados. As plantas indicadas também são excelentes para aliviar sintomas como: tosse, sensação de pulmão cheio, chiado e dificuldade para respirar.

16 plantas expectorantes

Agrião

Muito utilizado na culinária, o agrião é um dos mais importantes expectorantes naturais que conhecemos. Por isso, ele é usado no preparo de xaropes industrializados e também tem destaque em várias receitas caseiras. Podemos usá-lo nesses preparos ou também consumi-lo cru em saladas. O suco feito com as folhas e ramas é outra excelente opção para quem está com tosse, principalmente se for adoçado com mel.

Alcaçuz

alcaçuz tem sabor naturalmente adocicado, além de contar com propriedades medicinais bastante relevantes. Sua ação emoliente e expectorante é muito eficaz no tratamento da bronquite e da tosse crônica. A planta também é anti-inflamatória, antioxidante e bactericida.

Alecrim

É indicada para combater diversos tipos de problemas respiratórios, como tosse, asma e gripe. Ela ajuda na expectoração e também tem ação anti-inflamatória, atuando em duas frentes principais para aliviar os sintomas. Para preparar o chá e o xarope, recomenda-se uma quantidade de 5 a 10g da erva para cada litro de água.

Assa-Peixe

A planta conhecida como assa-peixe combate as tosses, gripes, resfriados e a bronquite. Ela pode ser usada no preparo de chás, sucos e xaropes por quem sofre com problemas crônicos de pulmão. Esses efeitos benéficos já foram comprovados por pesquisas realizadas no Brasil.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
Aviso Importante!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. E-mail: joseni_delima@hotmail.com FAVOR INFORMAR O LINK