PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 12 de maio de 2018

Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que filtro solar não impede absorção da vitamina D

Estudo realizado pela entidade comprova a síntese do hormônio mesmo com o uso da proteção na pele
(foto: Pixabay)
Por Revista Encontro - A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) fez um estudo que está chamando a atenção: a utilização de filtro solar, com a consequente exposição leve ao Sol, não afeta a capacidade do organismo de sintetizar a vitamina D (calciferol, colecalciferol e ergocalciferol). A pesquisa foi coordenada pelos dermatologistas Flávio Luz, Clívia Carneiro, Hélio Miot e Sandra Durães, e contou com o apoio do laboratório de análises clínicas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e de outros 95 voluntários, entre médicos e estudantes.

Os voluntários foram divididos em três grupos: os que não ficaram expostos à radiação solar por 24h; os que ficaram expostos a 'doses baixas' de Sol (10 a 15 minutos) com protetor solar (FPS 30); e os que ficaram expostos nesse mesmo período, mas sem fotoprotetor na pele. Os níveis de vitamina D no sangue foram medidos na manhã antes da exposição ao Sol e também na manhã seguinte, permitindo o cálculo da variação na taxa do hormônio, no intervalo de 24h.

A pesquisa da SBD revelou que a variação dos níveis de vitamina D foi maior no grupo exposto ao Sol e que estava usando filtro solar em comparação com os voluntários que ficaram confinados, mostrando que ocorreu síntese efetiva da substância após breve exposição ao Sol, mesmo com a proteção an pele.

"A diferença da variação dos níveis plasmáticos de vitamina D entre o grupo exposto com filtro solar e o grupo exposto sem o filtro não atingiu diferença significativa, indicando que não houve diferença substancial entre a exposição solar leve com e sem filtro solar", explica o dermatologista Hélio Miot.


LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK