PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 17 de maio de 2018

PF apreende R$ 30 mil em mercadorias desviadas por funcionário dos Correios

(Foto: Divulgação/Polícia Federal)
POR OLHAR DIGITAL -
Nesta semana, os Correios iniciaram uma campanha para explicar ao público os motivos de as encomendas internacionais demorarem a chegar. Uma coisa que a estatal não explicou é que existe uma possibilidade real de seus próprios funcionários desviarem os pacotes, como foi descoberto na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina.
O caso foi revelado nesta semana pela Polícia Federal, que executou um mando de busca e apreendeu aproximadamente R$ 30 mil em mercadorias desviadas na casa deste funcionário dos Correios, que não foi identificado. A casa é localizada na cidade de Palhoça, mas a PF também não revelou em qual agência ele trabalha.
O funcionário dos Correios estaria desviando os produtos para vendas em sites e aplicativos de comércio eletrônico, que também não foram identificados. Alguns dos pacotes ainda estavam na caixa original lacrada, contando até mesmo com nota fiscal dos destinatários.
Apesar disso, o rapaz não foi preso, porque a situação não foi considerada um flagrante, já que o desvio de produtos havia acontecido em um momento anterior. Ele será indiciado pelo crime de peculato, com pena máxima de até 12 anos de prisão. Ele também deve perder o cargo público que ocupa em caso de condenação.
Segundo a Polícia Federal, as suspeitas de que estava havendo algum tipo de desvio de produtos em agências dos Correios vieram após uma série de depoimentos de compradores que nunca receberam suas compras.

Saiu de um grupo do WhatsApp? Veja como impedir que te adicionem novamente

(Foto: Reprodução/Elson de Souza)
POR OLHAR DIGITAL - O WhatsApp finalmente criou uma forma de impedir que alguém adicione um usuário várias vezes em um grupo. Junto com as novidades liberadas para Android e iOS nesta semana, o aplicativo de mensagens anunciou a melhoria de recursos de segurança que impediriam que esse incômodo problema voltasse a acontecer.
A princípio, tudo funciona de forma automatizada e você não terá que se preocupar em ter que marcar nenhuma opção. Mas, felizmente, também há uma forma de voltar para conversa caso se arrependa de ter saído do chat. Para te ajudar a conhecer o recurso, o Olhar Digital pesquisou algumas características.
- Como sair de um grupo do WhatsApp?
Se você ainda não sabe como sair de um grupo, o passo a passo é bem simples. Primeiro, toque no título do grupo na barra superior do WhatsApp. Na tela de informações, toque sobre o botão “Sair do Grupo”. Na mensagem de confirmação, toque em “Sair” para finalizar.
- Como impedir que alguém te adicione várias vezes em um grupo?

Esse comercial da Adidas emocionou pessoas no mundo todo

..

Esse comercial da Adidas emocionou pessoas no mundo todo

Milhares de pessoas no mundo inteiro se emocionaram com esse comercial da Adidas por causa de sua forte mensagem, e você também vai se emocionar... Liberte-se!

Você sabia que algumas panelas fazem mal à saúde?

4 Tipos de Panela Que Fazem Mal à Saúde
POR TUDO POR EMAIL - Grande parte das pessoas sabe que é essencial ter uma alimentação saudável, mas o que poucos sabem é que escolher a panela certa é tão essencial quanto a escolha dos alimentos na hora de cozinhar. Mesmo as dietas mais saudáveis podem resultar em complicações de saúde se o utensílio utilizado for tóxico. Abaixo, revelamos quais são as panelas mais perigosas, bem como algumas opções mais seguras: 

1. Panelas de teflon
As panelas de teflon são, sem dúvida, as mais populares, porque esse material antiaderente é muito conveniente e facilita a vida na hora de cozinhar. No entanto, é também o mais perigoso. 

As propriedades antiaderentes das panelas de teflon vêm de um revestimento de politetrafluoretileno, um polímero plástico que começa a liberar toxinas ao ser aquecido acima de 300 graus celsius. Esses vapores tóxicos podem levar a sintomas semelhantes aos da gripe, chamados de febre polimérica, informalmente conhecida como "gripe teflon". Esses vapores podem ser prejudiciais tanto para seres humanos quanto aves de estimação, como papagaios. 
Outro composto químico encontrado em panelas de teflon é o ácido perfluoro-octanoico, que tem sido associado a vários tipos de câncer, incluindo próstata, ovário e mama. Embora acredite que esse ácido esteja presente em quantidades tão pequenas e assim não representa risco para a saúde, é importante saber que também é encontrado em muitas outras coisas do dia a dia. É por isso que é melhor limitar a exposição a ele sempre que possível. 

Alternativa segura: panelas de ferro fundido 
Esta é uma opção de cozimento segura que realmente resiste ao teste do tempo. Ela aquece bem e uniformemente, e pode até ser manipulada para torná-la antiaderente. Não solta tóxicos na comida e é, na verdade, uma boa maneira natural de aumentar seus níveis de ferro no organismo, caso estejam baixos. A melhor opção são as panelas de ferro fundido esmaltado.

Cabelos bonitos nem sempre são saudáveis; entenda

O uso de alisamentos, escovas e colorações para manter os cabelos bonitos é cada vez mais comum, mas esses procedimentos podem danificar os fios
© averie woodard / Unsplash
Manter a beleza das madeixas em dia é o sonho da maioria das pessoas. Porém, na busca de conquistar cabelos bonitos, mulheres e homens recorrem a procedimentos e químicas que apenas mascaram sua aparência, deixando a saúde dos fios de lado.

“As químicas utilizadas nestes procedimentos, quando feitas de forma exagerada, podem acabar danificando os fios, deixando-os mais quebradiços, opacos e fracos, além de causarem irritação e processos alérgicos quando entram em contato com o couro cabeludo. O resultado é o aparecimento da caspa, o aumento da queda de cabelo e até mesmo o surgimento de feridas na região”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A escova progressiva, por exemplo, utiliza formol, uma substância que age penetrando nas cutículas dos fios para promover cabelos alisados por um determinado período de tempo. Mas, nesse processo, a substância acaba retirando algumas proteínas capilares importantes para a saúde dos fios.

Como tirar melhores fotografias? Veja algumas dicas

Há pequenas práticas que podem ter um grande efeito no resultado final
Se você está tentando melhorar a qualidade das suas fotografias e não tem alcançado o sucesso desejado, o Digital Trends tem uma série de dicas simples que poderão servir de ponto de partida. Normalmente você deveria contar com experiência, equipamento e algum talento, mas saiba que algumas pequenas práticas podem vir a ajudar de verdade.

Uma delas é deixar de tirar fotografias com luz do sol direta. Procure tirar a sua fotografia à sombra, evitando assim ter de lidar com níveis de luminosidade mais drásticos.

Ainda relativamente à luminosidade, caso esteja em um ambiente fechado, você deveria procurar uma fonte de luz. Seja uma janela ou uma fonte de claridade artificial, qualquer uma delas são opções válidas. Evite, no entanto, exposição direta.
Existe ainda a necessidade de alterar a altura em que capta as suas fotografias. Em vez de permanecer de pé sempre que tira uma fotografia, procure diversificar as suas posições e poderá verificar que suas fotografias podem ser bem mais interessantes. Tente também diversificar a composição da foto e não colocar sempre o objeto ao centro. Um objeto posicionado um pouco ao lado ajuda a captar interesse e a levar quem vê a fotografia a explorar mais a imagem.
Por último tente aprender a editar as suas fotografias. No início é natural que não domine 100% de determinado programa de software, mas é certo que com uma maior utilização e experiência,você  aprenderá a tirar partido deles. 

Função secreta revela há quanto tempo o celular está ligado; descubra

Informação está no item "Tempo de atividade", localizado nas Configurações do sistema Android
© iStock (Imagem ilustrativa) 
Como a vida moderna está bem dependente dos celulares, é compreensível que os usuários raramente desliguem os aparelhos, fazendo recargas seguidas de recargas. Mas você tem uma real noção sobre há quanto tempo seu smartphone está ligado?

De acordo com o Techtudo, um recurso "escondido" diz há quanto tempo o celular está em atividade continua. Descubra esta contagem com o passo a passo abaixo:

1. Entre nas Configurações e toque em Sistema.
2. Selecione o item Sobre o dispositivo.
3. Escolha a opção Status.
4. Neste menu, você pode conferir diversos dados sobre o celular. Mais saiba o item Tempo de atividade, localizado no fim da lista, é o que informa há quanto tempo o dispositivo está ligado.

Aniversaria nesta quinta-feira o assessor de comunicação de Aracoiaba, Flávio Silva

Neste dia, 17 de maio, o assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Aracoiaba, Flávio Silva, comemora mais um aniversário!
Créditos: Flávio Silva/Instagram
Hoje logo cedinho ele escreveu em seu instagram:
Parabéns pra mim!! 🎈🎉🍾 “Não é sobre ter todas pessoas do mundo pra si. É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti.” ❤️🎶🎵
Viver é uma grande dádiva de Deus e a cada aniversário que celebramos essa dádiva é renovada. 
Hoje comemoro mais um ano de vida e por isso agradeço a Deus pela maravilhosa oportunidade que é viver, e por todas as outras bênçãos que recebo diariamente!
Em cada novo dia tenho a chance de lutar pela minha felicidade. E mesmo quando erro, Deus me concede uma nova oportunidade através de um novo dia. 
Eu Te agradeço, Senhor, pelo meu aniversário; por mais um ano de vida! ❤️🍾🎉 #happybirthday #meus26


Hoje é dia de desejar a você muitas felicidades, saúde, amor e alegria! Que esta nova idade venha com muitas conquistas e ótimos momentos na sua vida.

Parabéns Flávio Silva, nós do portal de notícias Blog do Parceiro, desejamos que seu aniversário seja repleto de realizações, um dia cheio de alegrias pra você!

FLÁVIO SILVA/Instagram
Uma seguidora escreveu:
"Hoje é o dia daquele que me faz raiva, mais qdo a gente precisa ele sempre está à disposição, daquele que sempre tem uma mídia pronta qdo a gente precisa, amigo Flávio Silva que Deus e Nossa Senhora possa iluminar sempre sua caminhada e mais tarde a gente comemora!
BdaydoFlavio!"

Outra escreveu: 
"você é aquelas poucas pessoa que na vida alguns tem a sorte de encontrar uma pessoa muito especial . E hoje é seu dia, com muita alegria que eu lhe digo. Feliz aniversário !
Tenha um dia maravilhoso, preenchido de paz , amor e carinho."

Confira Muitas Outras Felicitações de seus amigos, familiares e seguidores em seu instagram e facebook .

Saiba Mais Sobre esse meu Parceiro FLÁVIO SILVA: Aqui

Veja as utilidades do limão que você, provavelmente, não conhece

Conheça alguns usos do limão que pouca gente conhece:
Por Meio NorteAquele limãozinho que faz seu suco, na verdade, conta com uma série de outras utilidades menos conhecidas, sabia? Pouca gente sabe, mas o limão pode ser uma verdadeira “mão na roda” no dia a dia.

Como você vai conferir na lista abaixo, o limão é muito mais que uma simples fruta nas mãos de quem sabe usá-lo bem. Aliás, provas disso você já teve em outras matérias aqui, do Segredos do Mundo, como quando mostramos que dá até mesmo para acender uma lâmpada usando um limão ou quando ensinamos como essa fruta pode melhorar a qualidade do seu sono.

Dando continuidade a essa sequência de vantagens do limão, listamos alguns usos simples, do cotidiano, que o limão pode ter e como você pode ficar “viciado” nessa fruta de agora para frente por ser uma opção mais barata até mesmo para alguns tipos de materiais de limpeza e de higiene pessoal.

Conheça alguns usos do limão que pouca gente conhece:

1. Previne a anemiaO limão é ótimo contra a anemia, especialmente no caso das mulheres, que têm maior risco de sofrer com deficiência de ferro devido à menstruação.

O sumo da fruta, rico em vitamina C, ajuda na absorção do ferro. Ele também deixa o sangue mais básico, outro fator que auxilia o organismo a reter o ferro com mais facilidade.

2. Realça o sabor dos alimentos

Outras das utilidades interessantes do limão é a de ressaltar o tempero dos alimentos. O sumo da fruta é adstringente, o que faz dela um realçador de sabor de todo o preparo, especialmente em sopas e caldos.

Para que o sabor do limão não fique muito forte, a dica é utilizar o sumo recém-espremido logo depois de desligar o fogo da panela. Mas se não se esqueça que esse truque só funciona se for usado até uma hora depois do preparo da comida. Depois disso, o limão deixa o alimento com sabor amargo.

3. Mata bactérias

Se você esfregar rodelas de limão (do verde) na tábua de cortar alimentos vai perceber o quanto ela vai ficar limpinha, especialmente se for depois de cortar carne.

Isso acontece porque o ácido cítrico, abundante na fruta, é um ótimo bactericida e detona com os micro-organismos que ficam escondidos nas fendas da tábua.

4. Acaba com o mal cheiro nas axilas

O famoso e desagradável CC não tem vez com a misturinha de meia colher de sopa de bicarbonato de sódio e algumas gotinhas de limão. O ideal é fazer uma pasta com os dois ingredientes e passar nas axilas.

Depois de 20 minutos da aplicação, lave a região. Repita o procedimento três vezes por semana e você terá axilas livres de mau cheiro.

E então, gostou de conhecer mais algumas utilidades para o limãozinho que está aí, na sua cozinha? Agora, falando em funcionalidades que as pessoas quase não conhecem, não deixe de conferir também essa outra matéria: 10 usos nada comuns para a aspirina que você nem imagina.
Fonte: Com informações do R7

Entenda o que é a dor na lateral da barriga após exercícios

Não se preocupe, até atletas de alto nível sofrem com essa dor.
(Crédito: Reprodução)
POR MEIO NORTE Após alguns momentos de exercícios intensos, com certeza você já deve ter sentido essa dor. De repente, ela surge na lateral da sua barriga, e as pontadas fazem com que algo já complicado se torne quase impossível. A culpa não é do sedentarismo, pois até atletas de alto nível sofrem com ela.

Existe até algumas técnicas para tentar evitá-la, como inspirar pelo nariz e expirar pela boca, ou não comer nada algumas horas antes do exercício. Mas, nem sempre as táticas funcionam.

Entenda O nome científico da incômoda sensação é dor abdominal transitória relacionada ao exercício, ou ETAP (Exercise-Related Transient Abdominal Pain), e ela é sentida por aproximadamente 75% das pessoas que praticam corrida de rua, independente do nível. A medicina não possui recomendações sobre como evitar o problema, pois não sabe realmente qual é a causa.

A maior movimentação no tronco aumenta as  chances de sentir a dor, por isso são mais frequentes os casos em praticantes de corrida ou natação. Apesar de a ETAP aparecer independente do condicionamento físico, atletas possuem uma menor incidência relativa, mas quando a dor ocorre, a intensidade é a mesma da que sente um atleta de fim de semana.

Estudos e teorias A maior movimentação no tronco aumenta as  chances de sentir a dor, por isso são mais frequentes os casos em praticantes de corrida ou natação. Apesar de a ETAP aparecer independente do condicionamento físico, atletas possuem uma menor incidência relativa, mas quando a dor ocorre, a intensidade é a mesma da que sente um atleta de fim de semana.

Existe também inúmeras teorias sobre, onde algumas delas apontam problemas na postura, excesso de pressão sobre os órgãos ou até falta de sangue para o diafragma.

Fonte: Com informações do Megacurioso

Petrobras aumenta preço da gasolina e do diesel

Preço da gasolina A nas refinarias passará de R$ 2,0046 para R$ 2,0407 o litro, a partir desta sexta-feira (18)
A Petrobras anunciou um aumento de 0,95% para o preço do diesel e elevou em 1,80% o preço da gasolina comercializados nas refinarias brasileiras. De acordo com o Valor Econômico, a estatal informou que o preço do diesel A nas refinarias passará de R$ 2,3082 nesta quinta-feira (17) para R$ 2,3302 amanhã (18) - o que significa uma alta de 0,95%. Já o preço da gasolina A nas refinarias passará de R$ 2,0046 para R$ 2,0407 o litro, no mesmo período, o que representa um aumento de 1,80%.

Ontem (16), a companhia elevou em 1,82% o preço da gasolina, e subiu 1,76% o preço do diesel, nas refinarias.Em março, a petrolífera mudou sua forma de informar os reajustes, e passou a anunciar os preços do litro da gasolina e do diesel vendidos pela companhia nas refinarias - e não mais os percentuais. A Petrobras adota novo formato na política de ajuste de preços desde 3 de julho do ano passado.

Pela nova metodologia, os reajustes acontecem com maior frequência, inclusive diariamente. Desde o início da nova metodologia, o preço da gasolina comercializado nas refinarias acumula alta de 55,28% e o do diesel, valorização de 56,55%.

Este é o 4º reajuste já anunciado nesta semana. Na véspera, a companhia elevou em 1,82% o preço da gasolina, e subiu 1,76% o preço do diesel, nas refinarias. A escalada nos preços acontece em meio à disparada nos preços internacionais do petróleo. Nesta quinta, o barril de petróleo Brent superou US$ 80 pela 1ª vez desde novembro de 2014.

Impacto no preço cobrado nos postos

Na semana passada, o preço médio da gasolina nos postos do país atingiu novas máximas no ano, segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O preço médio do litro de gasolina para os consumidores ficou em R$ 4,257, ante R$ 4,225 na semana anterior, o que corresponde a uma alta de 0,76%. Na última pesquisa, havia recuado 0,02%.
Com o novo aumento, a gasolina acumula alta de 3,85% desde o início do ano, e avança 21,28% desde que a Petrobras iniciou sua nova política de preços, em julho do ano passado.

O amor tem feito presença na sua vida?

"O amor é a força mais sutil do mundo." - Mahatma Gandhi 
Por Mensagens Com Amor -
Quando falam de amor, quem vem à sua mente?
Se alguém domina seus pensamentos nas coisas mais simples do dia a dia, se você se sente inteiro quando está ao lado dessa mesma pessoa ou se, por acaso, você acredita que não falta mais nada quando vocês sorriem juntos, um alerta: os sintomas do amor estão presentes. Entregue-se a esse sentimento!
Sinais de um novo tempo


VOCÊ COLORE MEUS SONHOS

Um relacionamento vai muito além de beijos, abraços e qualquer outro tipo de definição. Amar é fazer com que a outra pessoa se sinta constantemente inspirada a viver e perseguir seus próprios sonhos! Você tem feito isso pela pessoa que ama? Venha se inspirar!

A vida só faz sentido quando algo maior nos toca
Muito mais que o toque físico, o amor verdadeiro está ligado com a conexão entre as almas e a uma comunicação que nasce de coração para coração. Quando você encontra alguém que está vibrando a mesma frequência que você, o sentimento transcende qualquer tipo de limite.
Ligações do destino


DE ALMA PARA ALMA

Você já amou tanto alguém, que chegou a sentir suas almas conectadas? Pois é, o amor verdadeiro pode causar essa sensação! Venha se inspirar com várias declarações de amor e aproveite essa conexão mágica do destino!

Não confunda necessidade afetiva com sentimentos maiores
Às vezes nos submetemos a algumas situações sem ao menos pensarmos nas consequências que elas trazem a nossas vidas. Estar com alguém simplesmente por estar não te leva nenhum lugar. Questione-se. O que te faz ficar? O que realmente te faz acreditar que é para ser? Viver de ilusões e carências te afasta de viver o amor.
Algumas histórias são irreais


ISSO NÃO É AMOR, É CARÊNCIA

Chega de criar expectativas e ficar sustentando uma história de amor que não existe. Eu decidi me libertar de você e seguir minha vida, pois percebi que de você só sairão mais mentiras e ilusões.

As grandes transformações começam pelo amor
Sabe aquela frase que diz que amar é uma arte? Ela nunca fez tanto sentido quanto agora. Em tempos tão difíceis, decifrar os mistérios desse sentimento e colocá-lo em prática em prol de um mundo melhor deveria ser tratado como regra. Ame mais, espalhe mais amor e contagie as pessoas que fazem parte do seu mundo!
Pequenas atitudes, grandes mudanças


AMAR É UMA ARTE

O amor é um sentimento lindo, não é mesmo? Capaz de alegrar o coração de quem o sente e trazer diversas sensações ao peito. O ato de se apaixonar e saber amar é como uma bela arte. Inspire-se por essa obra maravilhosa da vida e ame sem limites!

Desistir nem sempre significa fraqueza
Existem momentos da vida em que precisamos parar e refletir sobre o que realmente queremos. Mesmo que você insista, modifique sua maneira de agir ou tente transformar quem está ao seu lado. Nada faz sentido se não parte dos dois lados da história. Abra mão do que cansa o seu coração!

AMAR TAMBÉM É DESISTIR

Dizem que amar é insistir incansavelmente... Mas será que isso é verdade? Afinal, até que ponto devemos nos submeter em uma situação onde não há felicidade? Desistir, ou simplesmente deixar ir, é uma das opções mais acessíveis a esses momentos. Venha se inspirar!

FONTE: Mensagens Com Amor

HORA DO RISO: O Menino, o Velho e o Burro

Essa é boa: O velho, o menino e o burro
Por Tudo Por Email - Um velho, um menino e um burro caminhavam em direção à cidade.
O menino montou no burro e o velho foi caminhando.
Enquanto caminhavam, passaram por algumas pessoas que comentaram que era um absurdo que o velhinho tinha que caminhar, enquanto o menino ia montado no burro.
O homem e o garoto pensaram que talvez os críticos estivessem certos, então trocaram de lugar.
Mais tarde, eles passaram por algumas pessoas que comentaram: "Que absurdo esse senhor deixa o menino caminhando e ele vai no bem bom montado no burro".
Eles então decidiram que os dois caminhariam.
Logo mais, eles passaram por mais algumas pessoas que achavam que eles eram dois idiotas por caminharem quando tinham um burro que poderia carregá-los. 
Então os dois montaram no burro.
Agora, passaram por algumas pessoas que os criticavam por colocar tanta carga sobre o pobre burrinho.
O menino e o homem disseram que provavelmente estavam certos, então decidiram carregar o burro nos braços.
Quando atravessaram a ponte, perderam o controle do animal, ele caiu no rio e se afogou.
**Moral da história? Se você tentar agradar a todos, você vai acabar se lascando no final! **
LEIA MAIS PIADAS NO: HORA DO RISO

Melhores tratamentos para Dor Ciática

Veja aqui algumas alternativas de tratamentos simples para prevenir e combater problemas no nervo ciático. A dor ciática é uma das mais comuns entre brasileiros, principalmente a partir dos 40 anos. Existem diversas formas de amenizar este mal e passar pelas crises de forma mais tranquila 
POR RECEITA NATURAL - O nervo ciático é o maior do corpo humano. Este nervo é responsável pela sensibilidade, mobilidade e articulações dos membros inferiores.

Problemas de saúde e dores no nervo ciático são cada vez mais comuns entre os brasileiros, sendo considerada por suas vítimas uma das piores sensações que já vivenciaram. As dores ciáticas ocorrem, de modo geral, entre a coxa e a panturrilha. Entretanto, em casos mais severos a dor pode se expandir até os quadris e, em alguns casos, até os pés.
Neste artigo você conhecerá as causas da dor no nervo ciático e, mais ao final do texto, algumas alternativas para tratar este terrível problema que acomete cada vez mais pessoas. Boa leitura!

Entenda o que é a Dor no Nervo Ciático

A presença de inflamação ou compressão no nervo ciático pode gerar uma das dores mais temidas pela população: a dor no nervo ciático. De modo geral, esta dor começa com um formigamento leve que não gera preocupações maiores. Entretanto, com aumento progressivo de intensidade, as vítimas deste mal se vêem sem saída para resolver o problema, em muitos dos casos. Apesar deste ser o modo mais comum do problema se apresentar, também é comum que a dor no nervo ciático apareça repentinamente, sem qualquer aviso prévio.
Semelhante a “agulhadas”, esta dor não é uma doença. O que não significa que não seja sério e que não necessite de atendimento médico e atenção do paciente, uma vez que a dor no nervo ciático é sintoma de algum problema, normalmente associado à hérnia de disco.
Quando associado à hérnia, é comum que a dor se apresenta subitamente e reduza a capacidade da pessoa se movimentar. Existem diversos relatos de pessoas que precisaram parar o seu dia ou sua semana devido a dor, pois não conseguiam sequer ficarem de pé.

Causas da dor ciática

Novela Segundo Sol está sendo acusada de 'racismo'

A nova produção da Globo é ambientada em Salvador, mas só 11% do elenco é formado por atores negros
Apesar de ser ambientada na Bahia, a nova novela
 da Globo, Segundo Sol, possui apenas três atores
 negros no elenco (foto: João Cotta/TV Globo/Divulgação)
Por Revista EncontroA novela Segundo Sol, nova trama do horário das 21h da Rede Globo, estreou na segunda, dia 14 de maio. Porém, antes mesmo da produção começar a ser exibida, já estava envolvida em uma polêmica. No final de 2017, assim que a emissora divulgou quais atores iriam compor o elenco do novo folhetim, um fato logo chamou a atenção dos brasileiros: apesar de ser ambientada na Bahia, apenas três atores negros estavam escalados no elenco principal, composto por 26 profissionais da TV. São eles: Roberta Rodrigues, Dan Ferreira e Fabrício Boliveira.

A história de Segundo Sol se passa em Salvador, fato que torna ainda mais incoerente a baixa quantidade de negros no elenco da trama, uma vez que 80% da população da capital baiana é formada por negros e mulatos, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010. Ainda de acordo com o levantamento, a Bahia é o estado que possui maior percentual de população negra no Brasil.

Para a atriz mineira Herlen Romão, do grupo de teatro de mulheres negras Morro Encena, de Belo Horizonte, o que mais chama a atenção é que os papeis secundários foram distribuídos para os atores Roberta Rodrigues e Dan Ferreira. "Trata-se de uma insistência em mostrar o negro empregado, subalterno", critica a artista. Ela ressalta ainda que apenas o ator Fabrício Boliveira possui um papel mais relevante na história – ele interpreta um cantor de axé. "Neste caso, não dá pra imaginar um cantor de axé louro. Por isso, deram este papel mais importante a ele e não a um branco", comenta a atriz mineira.

Ministério Público

Por conta do baixo número de negros no elenco de Segundo Sol, a Globo foi notificada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho. O documento traz recomendações à emissora para que a trama "respeite a diversidade racial da cidade em que é ambientada". Em resposta, a emissora fundada por Roberto Marinho enviou um comunicado à imprensa, afirmando que "respeita a diversidade e repudia qualquer tipo de preconceito e discriminação, inclusive o racial".

LEIA MAIS EM....

Confira dicas para cuidar bem dos pneus de seu carro

Os 'calçados' dos veículos merecem atenção, pois podem até causar acidentes
(foto: Pixabay)
POR REVISTA ENCONTROAssim como os calçados são importantes para proteger os pés e ajudar na locomoção, os pneus têm papel muito importante no funcionamento do veículo. Se estiverem murchos, podem favorecer o gasto de combustível e afetar a dirigibilidade. Se estão "carecas", são um perigo em situações que demandam frenagem rápida, especialmente se a pista estiver molhada.

Além disso, os pneus são os únicos pontos de contato entre o veículo e o solo. Portanto, fazer a manutenção adequada é essencial para garantir a segurança.

Para ajudar os mototistas, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) preparou algumas dicas sobre esse componente:

Desgaste
Circular com pneus desgastados influencia a estabilidade do veículo e coloca em risco a segurança do motorista. Para saber se está na hora de trocar o pneu, basta conferir os TWI's (Tread Wear Indicators), que são as saliências com 1,6 mm de altura presentes nos sulcos do pneu. Caso o desgaste esteja próximo ou chegado a este indicador, troque o pneu. Vale sempre lembrar que a Resolução 558/80 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que trafegar com pneus "carecas" é ilegal. O veículo pode ser apreendido.

Calibragem
Os pneus devem ser calibrados semanalmente, sempre a frio, seguindo as orientações do manual do veículo. A baixa pressão deixa a direção mais pesada, aumenta o consumo de combustível e também o desgaste desses componentes. Além disso, eles ficam mais susceptíveis a danos e rompimentos por choque em buracos. Já quando os pneus têm excesso de pressão, o desgaste é mais acentuado no centro da banda de rodagem e pode resultar na perda de estabilidade em curvas. Quando for calibrar os pneus, aproveite para ajustar a pressão do estepe e verificar o seu estado. Ele deve estar sempre pronto para ser usado.

Excesso de peso
Os pneus foram concebidos para suportarem índices de cargas específicos para cada modelo e aplicação, inclusive considerando os projetos dos veículos onde serão instalados. O excesso de peso pode prejudicar sua estrutura. Para evitar que isso aconteça, verifique as recomendações do fabricante do veículo para não passar do seu limite.

LEIA MAIS EM...

Esta apresentação de tambores vai te hipnotizar!

..

Esta apresentação de tambores vai te hipnotizar!

Temos certeza de que você nunca viu uma apresentação tão impecável como essa. É tão milimetricamente perfeito que vai te hipnotizar frente à tela. Esta exibição de tambores é executada pelo Corpo de Bateria dos Royal Marines (Portsmouth, CTCRM, Escócia), a força de infantaria do Reino Unido, durante o Festival de Música de Mountbatten em 2017. Veja agora, e temos certeza que você não vai nem conseguir piscar!

Como procurar emprego no Facebook

(Foto: Reprodução)
Por Olhar Digital A procura de emprego sempre é uma tarefa complicada, mas existem alguns sites especializados para ajudar nesta missão. De olho neste mercado, o Facebook lançou no Brasil a plataforma Facebook Jobs. Gratuita, ela pode ser acessada através de computadores ou celulares com Android e iOS, necessitando apenas do seu cadastro normal da rede social para ser utilizada. Veja agora como encontrar vagas de emprego pelo Facebook.

A plataforma no computador é acessada através do menu explorar na opção “Empregos”. Ao ser aberta, ela apresenta uma interface bem similar ao feed de notícias que encontramos em nosso perfil pessoal. Veja:
  1. Em “Explorar”, clique na opção empregos, ou acesse o Facebook Jobs através deste link:

LEIA MAIS EM...

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK