PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Versão digital da CNH é disponibilizada pelo Detran-CE; saiba como obtê-la

A carteira digital é gratuita e está disponível a todos os condutores habilitados que tiverem interesse em utilizá-la no seu smartphone

(Foto: Agência Brasil)

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) já oferece a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desde o dia 20 de junho deste ano. A carteira digital é gratuita e está disponível a todos os condutores habilitados que tiverem interesse em utilizá-la no seu smartphone.

O documento no celular poderá ser apresentado aos agentes de trânsito no lugar da CNH tradicional, mas a carteira de papel permanece sendo emitida e válida. A versão digital terá o mesmo valor jurídico da impressa e algumas vantagens adicionais, como maior mobilidade, praticidade e comodidade para os usuários.

Com a implantação da CNH Digital, este passou a ser o primeiro documento de identificação digital do Brasil. Portanto, é possível, por exemplo, embarcar em todos os aeroportos do País utilizando a CNH Digital e, assim como o cartão de embarque, que também é disponibilizado pelas companhias aéreas via smartphone, efetuar a sua viagem de avião sem necessidade de documentos impressos, agilizando a viagem de milhares de passageiros.

O Detran disponibilizou um "passo a passo" para obter a versão digital. Em primeiro lugar, o usuário precisa ter a CNH impressa com QR Code (uma espécie de código de barras, em formato quadrado, impresso no verso da cédula do documento, conforme o novo modelo em vigor em todo o País desde maio de 2017). Caso o utilizador já possua CNH com QR Code, basta seguir os passos do site. Caso não, é possível solicitar uma segunda via ou ainda efetuar a renovação da CNH atual (lembrando que não é necessário aguardar a CNH vencer para renová-la).

Veja abaixo o Passo a Passo para obter a CNH Digital no smartphone:
1. Verificando a sua CNH
Verifique se sua CNH de papel possui o "QR Code". Se tiver, siga os próximos passos. Caso não tenha QR Code, veja ao final desta matéria os procedimentos para solicitar segunda via ou efetuar a renovação da sua CNH, se desejar.

Sucos e chás para emagrecer: especialistas tiram dúvidas e dão dicas

Nutricionistas contam quais realmente funcionam, esclarecem os mitos e ensinam a melhor forma de consumir as bebidas
O chá de hibisco possui uma série de benefícios
 para o corpo (Shutterstock/Reprodução)
Por volta das 7h30, Adriana Oliveira se levanta. Ao acordar, seu principal hábito não é checar as notificações no celular, tampouco alongar o corpo. Esses costumes podem esperar. Antes mesmo de escovar os dentes, a administradora corre para a cozinha e abre a geladeira,  onde pega uma garrafa gelada. Dentro dela, água e limão. O ritual é executado religiosamente. Todos os dias, sem exceções, até em fins de semana e feriados. A justificativa? Ela jura que isso ajuda a emagrecer.

A água com limão é uma das bebidas
mais comentadas quando o assunto é
emagrecer (Fotos: Shutterstock/Reprodução) 
Adriana não está sozinha. O que não falta nos sites de entretenimento  e nas redes sociais são dicas de misturinhas milagrosas e relatos convictos de quem garante que o negócio funciona. Só sobre água e limão, são mais de 35 milhões de resultados no Google. Já o chá de hibisco, outra bebida aparentemente milagrosa, soma quase 100 mil postagens no Instagram. Quase sempre, a chamada é convidativa: basta beber que a mágica acontece. Porém, quem realmente entende do assunto, garante que não existe milagre.

Será que dá certo?
Não. A nutricionista Tatiane Sousa, do Núcleo de Oncologia da Bahia, derruba a tese e assegura que, sozinhas, as bebidas não funcionam.


LEIA MAIS EM...

Uso irrestrito de Aspirina pode afetar a audição

Existem centenas de remédios que geram risco para os ouvidos
(foto: Pixabay)
Apesar de parecer normal, a automedicação pode representar um sério risco para a saúde. A estiamtiva dos especialistas é que o uso prolongado, em altas doses, de 200 medicamentos, pode provocar tonteira, zumbido e até mesmo a perda de audição. Diuréticos, pílulas anticoncepcionais e antiinflamatórios, consumidos de forma indiscriminada, estão entre as substâncias mais problemáticas. Eles podem causar lesões graves – algumas vezes irreversíveis – nas partes do ouvido humano responsáveis pela audição e pelo equilíbrio. Muitos contém salicilato de sódio. O ácido acetilsalicílico, por exemplo, presenta na famosa Aspirina, está entre os remédios ototóxicos (ruins para o ouvido) mais comuns.

A fonoaudióloga Isabela Papera, da Telex Soluções Auditivas, alerta que os medicamentos devem ser consumidos apenas sob prescrição médica. "Infelizmente, é comum as pessoas tomarem remédios por conta própria, influenciadas pela indicação de vizinhos e amigos, o que é perigoso. As substâncias conhecidas como ototóxicas podem causar lesões graves e, muitas vezes, irreversíveis à cóclea, a parte do ouvido humano responsável pela audição", ressalta a especialista.

Claro que, devidamente recomendados, esses remédios são essenciais no tratamento das doenças para os quais foram criados. Por isso, o ideal é que, antes de iniciar o uso, sejam feitos exames para verificar se já existe alguma lesão auditiva que possa se agravar com o uso da substância.

Quimioterápicos usados contra o câncer; antibióticos da família dos aminoglicosídeos (prevenção e tratamento de infecções pós-operatórias e contra tuberculose); além de antineoplásicos e antimaláricos também fazem parte da lista de remédios que podem acarretar danos à audição. É um dilema enfrentado pelos médicos. Bebês prematuros também correm riscos, já que precisam tomar antibióticos para combater determinadas infecções respiratórias.

Petrobras volta a aumentar preço da gasolina

Combustível ficará 0,9% mais caro nas refinarias
(foto: Pixabay)
A Petrobras anunciou nesta quarta, dia 4 de julho, um reajuste de 0,9% no preço da gasolina em suas refinarias. De acordo com a estatal brasileira do petróleo, o litro do combustível passará a custar R$ 2,0033 a partir de quinta (5).

No mês de julho, a gasolina já acumula alta de 2,8%. Isso porque a Petrobras fez reajuste de 1,3% nas refinarias no dia 27 de junho.

Com isso, o litro do combustível havia passado para R$ 1,9486.

No mês passado, a gasolina estava acumulando desvalorização de 3,27%.
(com Agência Brasil)

Forró - "é assim que se dança"

..

SENÃO FOR PRA DANÇAR ASSIM COM ESTA VAQUEIRA, NEM VOU!!

Veja Mais em...
Mix - Ce não for pra dançar assim eu nem danço 

Passagens

..

VEJA MAIS VÍDEOS...  CANAL DA FÉ

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK