sábado, 8 de setembro de 2012

ACÓRDÃO


Emanuel Paz Passos Acórdão em 03/09/2012 - RE Nº 5720 JUIZ JOÃO LUÍS NOGUEIRA MATIAS
A Corte, por maioria e em dissonância com o parecer ministerial, julga pelo provimento do recurso, a fim de reformar a sentença de primeiro grau para deferir o registro de ca

ndidatura de Francisco Ary Ribeiro Teixeira ao cargo de Prefeito no Município de Aracoiaba, nas eleições de 2012, nos termos do voto do Juiz Raimundo Nonato Silva Santos, designado para a lavratura do acórdão. Vencido o Juiz João Luís Nogueira Matias, Relator, que votou pelo conhecimento e desprovimento do recurso, a fim de manter a decisão fustigada, que indeferiu o registro de candidatura do recorrente. Acórdão publicado em sessão.



Acórdão em 03/09/2012 - RE Nº 5720 JUIZ JOÃO LUÍS NOGUEIRA MATIAS

A Corte, por maioria e em dissonância com o parecer ministerial, julga pelo provimento do recurso, a fim de reformar a sentença de primeiro grau para deferir o registro de candidatura de Francisco Ary Ribeiro Teixeira ao cargo de Prefeito no Município de Aracoiaba, nas eleições de 2012, nos termos do voto do Juiz Raimundo Nonato Silva Santos, designado para a lavratura do acórdão. Vencido o Juiz João Luís Nogueira Matias, Relator, que votou pelo conhecimento e desprovimento do recurso, a fim de manter a decisão fustigada, que indeferiu o registro de candidatura do recorrente. Acórdão publicado em sessão.


Coloca o numero do processo

FONTE: http://www.tre-ce.jus.br/jurisprudencia/inteiro-teor

Guarda Municipal de Aracoiaba

EDITADA A MATÉRIA

- A GUARDA MUNICIPAL HOJE, TEM PODER DE POLÍCIA!!! - A LEI 13.022/14 REGULAMENTA O PODER DE POLÍCIA PARA AS GUARDAS MUNICIPAIS!!! - PORQUE NÃO QUEREM REGULAMENTAR A GUARDA MUNICIPAL DE ARACOIABA? - PORQUE NÃO QUEREM COLOCAR EM PRÁTICA A LEI 13.022/14 (Estatuto Geral das Guardas Civis Municipais)? Temos de ser regulamentados para podermos participar de convênios federais; estamos com a mesma farda há mais de 1 ano, algumas já estão rasgadas; têm Guardas Municipais de Aracoiaba trabalhando com os mesmos cuturnos há quase 5 anos, herdados ainda do antigo Pró-Cidadania; não temos equipamentos para trabalhar; não temos viatura, usamos o nosso próprio transporte para fazer rondas; nosso Comandante está com o pagamento atrasado há 5 meses; estamos sujeitos a qualquer momento sermos rendidos por bandidos nestas proximidades dos bancos; não temos proteção e nem meios de defender nem a si próprio, quanto mais o patrimônio público ou ainda atuar no trânsito. falta interesse da gestão. Acho que só vão olhar para a Guarda Municipal de Aracoiaba, quando Deus nos livre, acontecer algo grave com algum Guarda. Verbas federais existem ,o que falta é quem procure! Falta é quem compre a causa! Estamos desmotivamos e esquecidos. 
- Neste ano, a lei nº 13.022 regulamentou as atribuições das Guardas Municipais na prevenção à violência, proteção dos direitos humanos fundamentais, exercício da cidadania e das liberdades públicas, preservação da vida e patrulhamento preventivo, dentre outros.


FONTE: GUARDA MUNICIPAL ARACOIABA

EVANGELHO DO DIA

Evangelho segundo São Mateus 1,1-16.18-23 ou 18-23


1 Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos.


Sábado, 8 de Setembro de 2012.
SANTO DO DIA: Natividade de Nossa Senhora; São Tomás de Villanueva, Bispo
Primeira leitura: Miquéias 5,1-4 
Leitura da profecia de Miquéias: 

Assim diz o Senhor: 1"Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4e ele mesmo será a Paz".

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 70 (71); 12 (13)

Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o meu louvor eternamente!
R: Exulto de alegria no Senhor.

- Uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!
R: Exulto de alegria no Senhor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 1,1-16.18-23 ou 18-23
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Sois feliz, Virgem Maria, e mereceis todo louvor; pois de vós se levantou o sol brilhante da justiça, que é Cristo, nosso Deus, pelo qual nós fomos salvos!
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
1 Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3 Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4 Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5 Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6 Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7 Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8 Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9 Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10 Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11 Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13 Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14 Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15 Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20 Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: "José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". 22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco".

- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário ao Evangelho do dia feito por São Bernardo (1091-1153)
Monge cisterciense, Doutor da Igreja
Homílias sobre estas palavras do Evangelho: «O anjo foi enviado»
«Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo»
«O nome da virgem era Maria» (Lc 1,27). Esse nome, que dizem significar «estrela do mar», convém admiravelmente à Virgem Mãe. Nada é mais justo do que compará-la a uma estrela que dá a sua luz sem se alterar, tal como deu à luz o seu Filho sem danificar o seu corpo virgem. Ela é efectivamente essa nobre «estrela surgida de Jacob», cujo esplendor ilumina o mundo inteiro, que brilha nos céus e penetra até aos infernos. [...] Ela é verdadeiramente essa linda e admirável estrela que havia de elevar-se acima do mar imenso, cintilante de méritos, iluminando pelo exemplo.
Vós todos, quem quer que sejais, seja o que for que sentirdes hoje, em pleno mar, sacudidos pela tormenta e pela tempestade, longe da terra firme, mantende os olhos na luz dessa estrela para evitar o naufrágio. Se se levantarem os ventos da tentação, se vires aproximar-se o escolho das provações, olha para a estrela, invoca Maria! Se te sentires sacudido pelas vagas do orgulho, da ambição, da maledicência ou do ciúme, eleva os olhos para a estrela, invoca Maria. [...] Se te sentires perturbado pela enormidade dos teus pecados, humilhado pela vergonha da tua consciência, assustado pelo temor do julgamento, se estiveres a ponto de naufragar nas profundezas da tristeza e do desespero, pensa em Maria. No perigo, na angústia, na dúvida, pensa em Maria, invoca Maria!
Que o seu nome nunca saia dos teus lábios nem do teu coração. [...] Seguindo-a, não te perderás; rezando-lhe, não desesperarás; pensando nela, evitarás enganar-te no caminho. Se Ela te agarrar pela mão, não te afundarás; se Ela te proteger, nada temerás; conduzido por Ela, ignorarás a fadiga; sob a sua proteção, chegarás ao objectivo. E compreenderás, pela tua própria experiência, como são verdadeiras essas palavras: «O nome da virgem era Maria».

TwitterFacebookOrkut
Arautos do Evangelho
Copyright© Arautos do Evangelho 2011 Todos os direitos reservados.
Divulgação autorizada, citando a fonte.

Projeto Cearense para fabricação de papel com talo da bananeira!


Projeto Cearense para fabricação de papel com talo da bananeira!

No interior do Ceará, um projeto de educação ambiental ganhou destaque internacional ao apresentar um processo natural de produção de papel. Nada de desmatamento, nada de produtos químicos: a matéria-prima é o caule da bananeira, parte da planta descartada pelos agricultores da região.




“Com esse processo fizemos valer a ideia de que muitas coisas classificadas simplesmente como lixo são, na verdade, matéria-prima fora do lugar”, comenta o professor Fernando Vasconcelos, orientador do projeto Fabricação de Papel a partir de Fibras Naturais: Reciclando e Reaproveitando na Escola, desenvolvido com o auxílio de 200 alunos da Escola de Ensino Médio Professora Theolina de Muryllo Zacas, na cidade de Bela Cruz.
A primeira etapa do projeto trabalhou com conceitos de preservação ambiental e conscientização dos grupos de estudantes e da comunidade escolar. Também foram realizadas pesquisas de campo com produtores locais de banana, representantes de associações e moradores do entorno da escola. Depois, ao alunos passaram por oficinas para aprender a produzir o papel

O processo de fabricação é semelhante ao de reciclagem de papel, mas não usa qualquer produto químico – diferença essencial para o sucesso do projeto. A cola, usada para ligar as fibras na reciclagem comum, é substituída por amido de milho.

O kit utilizado permite a confecção de dez folhas de uma única vez. O processo de prensagem da folha, que aumenta sua compactação, pode ser usado ou não. “Em alguns de nossos experimentos, esse processo não foi utilizado, pois desejávamos obter uma folha de aspecto mais rústico”, explica o professor.

A escola representou o Brasil em feiras de ciências internacionais, entre elas  Intel Isef, a maior do mundo, nos EUA, e ganhou menção honrosa da UNESCO como melhor projeto de inovação tecnológica do Brasil. 

Além de mudar a percepção ambiental dos próprios alunos, o projeto deve ir mais além: o próximo passo é aumentar a produção do papel e criar uma pequena empresa para gerar renda para a comunidade, com parcerias com instituições públicas e privadas e associações comunitárias.

Fonte: Superinteressante


FONTE: http://blogscearenses.blogspot.com.br/2012/09/projeto-cearense-para-fabricacao-de.html