Filhos e filhas,
No próximo domingo, 07 de outubro, é dia de eleições municipais em todo o país. Somos convidados a eleger quem governará nossa cidade até 2016. A Igreja Católica não manifesta apoio a nenhum candidato, por ser universal - católica significa universalidade. Porém, a Igreja sempre orienta para um voto consciente.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elaborou uma cartilha de orientação, pois uma sociedade justa deve ser realizada pela política, nas palavras de Bento XVI. E nessa cartilha, eles citaram os dez mandamentos do eleitor, os quais transcrevo aqui.
1.º Mandamento - Não deixe de votar
A sua ausência enfraquece a democracia. Se estiver fora do seu domicílio e não for mesmo possível votar, não esqueça de justificar em qualquer local de votação. Se você perdeu o título, não haverá problema, pois você poderá votar com um documento oficial e original de identidade com fotografia que pode ser a carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte ou até mesmo a reservista. Se não souber o local de votação, basta telefonar ou acessar o site da Justiça Eleitoral para obter esta informação. Se você tiver dificuldades de locomoção, informe o cartório eleitoral para disponibilizar a seção adequada.
2.º Mandamento - Não vote contrariando a sua opinião
Não mude seu voto por influência da mídia ou deixando-se enganar por armadilhas publicitárias das campanhas eleitorais. Nem sempre o candidato mais simpático é o mais competente.
3.º Mandamento - Não venda seu voto nem o troque por favores
Não só a compra de votos é crime eleitoral, pois o eleitor que vende o voto ou apenas solicita algo em troca do voto está sujeito a pena de quatro anos de detenção.
4.º Mandamento - Não vote para contentar amigos ou parentes
O candidato que é bom para os outros eleitores, nem sempre será bom para você, principalmente se os parentes e amigos trabalharem para algum político.
5.º Mandamento - Não vote sem conhecer o programa do candidato e do partido dele
Os candidatos e partidos devem conhecer os problemas da população e ter a capacidade para solucioná-los. Analise se têm condições de cumprir o que prometem.
6.º Mandamento - Não vote sem conhecer o passado do candidato
Com a nova Lei da Ficha " Limpa", a Justiça Eleitoral tem sido mais efetiva em afastar os maus candidatos. No entanto, é prudente que o próprio eleitor busque melhores informações acerca da vida precedente dos políticos. A internet auxilia muito nesta busca.
7.º Mandamento - Não vote sem conhecer o caráter do candidato
Ter bom caráter significa viver com moralidade, o que envolve a honestidade, sinceridade, a integridade, a confiança e o comprometimento. Não eleja ou reeleja candidatos sem caráter.
8.º Mandamento - Não deixe nenhuma pesquisa mudar o seu voto
As pesquisas podem influenciar quando é muito grande a margem entre o primeiro e o segundo colocado, mas muito pouco entre os tecnicamente empatados.
9.º Mandamento - Não anule seu voto
Voto nulo: o eleitor quer votar, tem candidato, mas erra por não saber votar; isso ocorre quando confirma o número de candidato inexistente ou abandona a urna antes de concluir a votação. Ao contrário do que se pensa, a nulidade de mais de 50% dos votos não anula a eleição.
10.º Mandamento - Não vote em branco
Voto em branco: o eleitor sabe votar, mas não quer votar ou não tem candidato. É o famoso voto de protesto. O voto branco não vai para o candidato ou partido mais votado.
Que o Espírito Santo ilumine todos os eleitores que decidirão o futuro de suas cidades.
Que Deus derrame bênçãos e cura em sua vida.
Padre Reginaldo Manzotti
Padre Manzotti apresenta show Em Deus Um Milagre no BH na Paz
Consolidada como uma das maiores festas em prol da paz, o BH na Paz aconteceu no último sábado (29 de setembro), na Praça da Estação, na capital mineira, com a presença de milhares de pessoas e muita música. A programação contou com apresentações especiais de diversos grupos artísticos apoiados pela Associação Arte pela Paz e padre Reginaldo Manzotti encerrou o evento com o show Em Deus Um Milagre.
|
Sessão de dedicatórias no livro "Feridas da Alma" em Belo Horizonte
O padre Reginaldo Manzotti esteve na última sexta-feira (28 de setembro) na Livraria Leitura do Pátio Savassi, em Belo Horizonte (MG), fazendo dedicatórias no seu novo livro, "Feridas da Alma". Milhares de pessoas passaram por lá.
|
Agenda
- 05 de outubro (sexta-feira) - das 17h às 22h, em Maringá (PR) - Padre Reginaldo Manzotti faz o lançamento, com sessão de autógrafos, do livro Feridas da Alma na Livrarias Curitiba do Catuaí Shopping (Avenida Colombo 9161 - Parque Industrial Bandeirantes). Não haverá distribuição de senhas e o sacerdote atenderá a todos por ordem de chegada. Haverá fila preferencial para cadeirantes, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Mais informações: (44) 3266-2100.
- 06 de outubro (sábado) - das 14h às 22h, em Londrina (PR) - Padre Reginaldo Manzotti faz o lançamento, com sessão de autógrafos, do livro Feridas da Alma na Livrarias Curitiba do Catuaí Shopping (Rodovia Celso Garcia Cid Km. 377 - Gleba Palhano). Não haverá distribuição de senhas e o sacerdote atenderá a todos por ordem de chegada. Haverá fila preferencial para cadeirantes, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Mais informações: (43) 3294-8300.
- 08 de outubro (segunda-feira) - das 16h às 22h, em Curitiba (PR) - Padre Reginaldo Manzotti faz o lançamento, com sessão de autógrafos, do livro Feridas da Alma na Livrarias Curitiba do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2775 - Rebouças). Não haverá distribuição de senhas e o sacerdote atenderá a todos por ordem de chegada. Haverá fila preferencial para cadeirantes, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Mais informações: (41) 3330-5118.
- 11 de outubro (quinta-feira) - das 17h às 22h, em Salvador (BA) - Padre Reginaldo Manzotti faz o lançamento, com sessão de autógrafos, do livro Feridas da Alma na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi (Avenida Tancredo Neves, 148 - Caminho das Árvores). Não haverá distribuição de senhas e o sacerdote atenderá a todos por ordem de chegada. Haverá fila preferencial para cadeirantes, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Mais informações: (71) 3450-7728.
- 12 de outubro (sexta-feira) - a partir das 16h50, em Salvador (BA) - 70 anos da Rádio Excelsior da Bahia AM 840, com a participação do padre Reginaldo Manzotti, no Estádio de Pituaçu. O sacerdote fará um momento de evangelização Paz e Luz, com o lançamento do CD e DVD, e logo após presidirá a Santa Missa.
|