O yin-yang são dois conceitos do taoismo que expõem a dualidade de tudo o que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares, que se encontra em todas as coisas. O "yin" é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão, e absorção. O "yang" é o princípio masculino, o céu, a luz, atividade, e penetração.
Observe o símbolo yin e yang: o círculo representa a totalidade, a forma arredondada do planeta, as polaridades são expressas pelas partes clara (yang) e escura (yin).
O yin penetra no yang e vice-versa, dando a ideia da existência de movimento constante. Isso significa que não há elemento totalmente yin ou totalmente yang; cada aspecto da energia contém a semente do elemento oposto, chamada popularmente de jovem yin ou jovem yang.
Tudo é relativamente yin e yang, não existindo neutralidade absoluta. De maneira mais radical, yin pode produzir yang e vice-versa.
Alguns autores apresentam-nos como a lua e o sol, o homem e a mulher, mas são definições equivocadas. A filosofia chinesa é composta basicamente da energia, negativa e positiva.
As duas esferas dentro do símbolo simbolizam a ideia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta-se dentro de si um sentimento oposto. No mundo das tatuagens, o símbolo do yin yang é dos mais populares, dado que representa o equilíbrio.
Quanto mais Yin você possuir, menos Yang terá e, quanto mais Yang possuir menos Yin você terá. Essa filosofia diz que para termos corpo e mente saudável é preciso estar em equilíbrio entre o Yin e o Yang. Há sete leis e doze teoremas da combinação das energias Yin e Yang.
Na medicina, sintomas e sinais clínicos podem ser interpretados pela teoria do Yin Yang. Quando o balanço dinâmico do Yin e do Yang está harmônico, não há sintomas para serem observados. As enfermidades aparecem quando esse balaço não se encontra harmonioso.
Por exemplo: A) Yin não nutre e esfria o Yang, então o Yang emerge (dores de cabeça, rubor na face, olhos secos, garganta seca, sangramento nasal, irritabilidade, comportamento maníaco). B) Yang não aquece e não ativa o Yin (extremidades frias, hipoatividade, má circulação sanguínea, face pálida, pouca energia). Os sintomas podem variar de acordo com os Órgãos envolvidos e as patologias.
Os chineses usam o princípio do yin yang para tudo, inclusive na hora de escolher o que vão colocar no prato. A busca por uma alimentação equilibrada é baseada nessa filosofia presente na dietética energética chinesa ou funcional chinesa.
Na prática, essa dieta estabelece o equilíbrio dos sabores através de alimentos com forças opostas. Os ingredientes Yin (melão, banana, pepino, hortelã, tomate, chá de menta, caule e frutos) refrescam e tranquilizam. Já os Yang (pimenta, gengibre, noz moscada, canela e curry) aquecem e ativam o metabolismo.
Traduzindo esse princípio para a alimentação, veremos que a tipologia Yin Yang de cada indivíduo determina o quanto à pessoa será suscetível ao efeito de cada tipo de alimento.
Assim, uma pessoa Yin sente mais necessidade de consumir alimentos secos que esquentem e forneçam energia Yang. Já a pessoa Yang é mais propensa a consumir alimentos úmidos e refrescantes para equilibrar suas energias.
Uma pessoa equilibrada é geralmente saudável e apresentará reações mais fortes apenas após consumir em demasia um determinado tipo de alimento.
Uma pessoa classificada como Yang normalmente pode consumir qualquer comida do tipo Yin sem efeitos negativos, mas fica mais propensa a ter problemas ao ingerir uma pequena quantidade de alimento tipo Yang.