Eles estão de parabéns!
1994.Ano de estreia, reafirmação e revolução na música? A gente acredita que sim! Confira lista dos 20 discos que sacudiram o Brasil e o mundo há 20anos
Não é uma tarefa fácil elencar em uma relação os álbuns mais essenciais de 1994, um dos anos mais férteis para a música, especialmente a brasileira, dos últimos tempos. Mas, aproveitando esse gancho dos 20 anos, porque não arriscar aqui uma espécie de TOP 20 com lançamentos nacionais e internacionais?
Recordar é viver? E quem não "vivenciou" aquela época, porque era jovem demais para ter consciência do que estava acontecendo ou não tinha nem nascido, a lista fica aqui como uma espécie de guia e playlist do som que rolava...
Então, começamos com quem estreou com o pé direito em 1994, ano em que suspeitamos ter sido o mais produtivo e profílico no Brasil desde o Tropicalismo. Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A se lançavam, respectivamente com "Da Lama Ao Caos" e "Samba Esquema Noise", e ainda projetavam o Manguebeat, movimento pernambucano que promovia a fusão de ritmos com elementos regionais como o maracatu com o rock, o samba hip hop e a música eletrônica.
Apoiados em letras de crítica social, ambos os grupos não chegaram a atingir o sucesso comercial até hoje, mas conquistaram rapidamente o reconhecimento de crítica até no exterior, feito obtido ainda nos primeiros álbuns. Da fase pop, defendida por Science, a Nação Zumbi emplacou nas rádios "A praieira", ainda que "Da lama ao caos", "Rios pontes e overdrives" e "Samba Makossa" sejam mais cultuadas pelos fãs. O "paciente" Mundo Livre, que já estava com dez anos de banda, se destacou com "Livre Iniciativa", "Uma Mulher com W Maiúsculo" e "Musa da Ilha Grande".
O Raimundos conseguiu inovar e ser mais bem-sucedido comercialmente já em seu debute. Formado em 1987, em Brasília, o quinteto introduziu o "forrócore" ou "forrock", que misturava dois gêneros até então insolúveis (fora o humor e a temática nordestina presente nas canções). A sacada do quinteto não só deu liga como abriu as portas para muitas outras bandas de rock que surgiriam depois apostando na pegada do hardcore.
Disco obrigatório para qualquer adolescente da época, é de "Raimundos" as estouradas "Puteiro em João Pessoa", "Palhas do Coqueiro", "Selim", entre tantas outras.