Em prova que favoreceu os motores da Mercedes, Lewis Hamilton aproveitou falha de Nico Rosberg para vencer pela sexta vez na temporada. Felipe Massa, que também usa o propulsor alemão, correu tranquilo para completar o pódio
FOTO: REUTERS
A última vez de Massa no pódio havia sido em 12 de maio de 2013, no GP da Espanha, pela Ferrari
FOTO: REUTERS
Depois da intensa polêmica no Grande Prêmio da Bélgica, Lewis Hamilton deu o troco em Nico Rosberg, ontem, e venceu o GP da Itália de Fórmula 1. O inglês contou com um erro do alemão, então líder da prova, para alcançar o primeiro lugar no circuito de Monza e reequilibrar o Mundial de Pilotos. O brasileiro Felipe Massa voltou ao pódio ao terminar em terceiro lugar.
O britânico assegurou a sua sexta vitória no ano e a 28ª na categoria. Além do troco, Hamilton consegue reduzir a vantagem do companheiro no Mundial. A diferença era de 29 pontos e caiu para 22 - 238 contra 216 somados.
A corrida
Se na etapa passada o inglês passara Rosberg logo na largada, nesta o alemão deu o troco e deixou o pole position para trás logo na saída. Hesitante, o campeão de 2008 caiu para o quarto lugar. No duelo interno da Williams, Massa foi quem se saiu melhor e viu Valtteri Bottas despencar do terceiro para o 11º lugar.
Com Rosberg na ponta, os demais pilotos iniciaram a disputa para se aproximar do líder. Na 5ª volta, Massa ultrapassou Kevin Magnussen - então segundo -, superado também por Hamilton. Em grande ritmo, o brasileiro se aproximou do alemão, que chegou a passar reto na primeira curva, mas manteve a ponta.
Apesar do bom rendimento, o número 19 não resistiu às investidas de Hamilton e foi ultrapassado na 10ª volta. O veterano da Williams não chegou a ter seu lugar no pódio ameaçado.
Na briga pela ponta, Lewis contou com a sorte para desbancar Rosberg da primeira posição na 29ª volta. O alemão repetiu erro cometido no início da prova e passou reto na mesma curva que quase já o havia tirado da liderança. O inglês agradeceu e não perdeu a oportunidade de alcançar o primeiro lugar, trazendo alívio para a Mercedes, que foi poupada de novo duelo.
Enquanto a torcida vibrava com a alternância da ponta, Fernando Alonso se despedia da prova, na mesma volta.
No pelotão dianteiro, Hamilton sustentou a vantagem, que chegou a alcançar mais de quatro segundos, e não deixou Rosberg se aproximar. Massa conduziu sua Williams com bom rendimento até a bandeirada final, enquanto Bottas, em prova de recuperação, foi o quarto.
Os pilotos voltam à pista daqui a duas semanas para a disputa do GP de Cingapura.
Massa celebra primeiro pódio em 2014
De volta ao pódio após mais de um ano, Felipe Massa não escondeu a alegria pelo terceiro lugar obtido no Grande Prêmio da Itália, ontem. O brasileiro ficou satisfeito especialmente com a ascensão da Williams no Mundial de Construtores, superando a Ferrari, seu ex-time, ao alcançar o terceiro lugar.
"Estou muito feliz pelo meu primeiro pódio da temporada. Foi uma corrida fantástica, tive uma boa largada, passei (Kevin) Magnussen no momento certo e tive trabalho para sustentar a terceira colocação", avaliou Massa, que só lamentou não ter alcançado os pilotos da Mercedes.
"Eles ainda estão um pouco mais rápidos, então fiz o que podia", salientou o brasileiro.
O piloto da Williams espera que o pódio dê novo fôlego à sua temporada, marcada por pequenos erros da equipe e de outros pilotos, que lhe custaram boas posições e muitos pontos na classificação geral.
"Não tive muita sorte em algumas corridas, mas a sorte está do nosso lado agora. Estou feliz pelo pódio, mas há muito ainda por vir", afirmou o número 19.
Em casa
Ele também exaltou o fato de ter retornado ao pódio no circuito de Monza, que conhece bem por causa do história com a Ferrari.
"Não há lugar melhor do que Monza para ir ao pódio. É muito emocionante. Não estou vestindo vermelho aqui, mas estou com toda a torcida, como sempre", festejou.
Novo contrato
A Williams confirmou, antes da largada, a sua dupla de pilotos para a temporada de 2015. Sem qualquer surpresa, a equipe britânica garantiu a permanência de Felipe Massa e renovou o contrato do finlandês Valtteri Bottas, uma das sensações do atual campeonato.