Saiba mais sobre plantas expectorantes como o agrião, o verbasco, o ipê-roxo, o eucalipto, guaco, ipecacuanha e outras. Sabe quais são as melhores ervas expectorantes? Então veja uma lista com os benefícios e características das principais plantas medicinais expectorantes, ou seja, que aliviam as doenças respiratórias.
|
Assa-Peixe |
Por Receita Natural -
Segundo o dicionário, a palavra expectorar significa “expelir pela boca mucosidades e outras matérias que obstruem os brônquios” ou “escarrar”. De modo mais simples, podemos dizer que a expectoração é eliminação do catarro que é produzido em excesso pelo organismo. A tosse é uma forma clássica de limpeza das vias aéreas para que o muco seja “jogado” para fora do corpo.
As plantas e ervas expectorantes são aquelas que ajudam a limpar as vias respiratórias por meio da eliminação do muco. Por isso, é importante conhecê-las bem. Com essa lista em mãos, é possível preparar chás e xaropes que ajudam no tratamento de doenças como: asma, bronquite, sinusite, rinite, gripe e resfriados. As plantas indicadas também são excelentes para aliviar sintomas como: tosse, sensação de pulmão cheio, chiado e dificuldade para respirar.
16 plantas expectorantes
Agrião
Muito utilizado na culinária, o agrião é um dos mais importantes expectorantes naturais que conhecemos. Por isso, ele é usado no preparo de xaropes industrializados e também tem destaque em várias receitas caseiras. Podemos usá-lo nesses preparos ou também consumi-lo cru em saladas. O suco feito com as folhas e ramas é outra excelente opção para quem está com tosse, principalmente se for adoçado com mel.
Alcaçuz
O alcaçuz tem sabor naturalmente adocicado, além de contar com propriedades medicinais bastante relevantes. Sua ação emoliente e expectorante é muito eficaz no tratamento da bronquite e da tosse crônica. A planta também é anti-inflamatória, antioxidante e bactericida.
Alecrim
É indicada para combater diversos tipos de problemas respiratórios, como tosse, asma e gripe. Ela ajuda na expectoração e também tem ação anti-inflamatória, atuando em duas frentes principais para aliviar os sintomas. Para preparar o chá e o xarope, recomenda-se uma quantidade de 5 a 10g da erva para cada litro de água.
Assa-Peixe
A planta conhecida como assa-peixe combate as tosses, gripes, resfriados e a bronquite. Ela pode ser usada no preparo de chás, sucos e xaropes por quem sofre com problemas crônicos de pulmão. Esses efeitos benéficos já foram comprovados por pesquisas realizadas no Brasil.