Fermentação natural garante mais sabor ao pãozinho. (FOTO: Freepik) |
O processo de fermentação natural deixa os alimentos mais saudáveis. É a ação das leveduras que faz diferença no processo
Farinha de trigo, sal, fermento. Parece não precisar muito para fazer o pãozinho que você come todos os dias com café. Mas você já ouviu falar na fermentação natural? Os pães e massas feitas utilizando esse processo são diferentes por causa da ação das leveduras.
O professor de Gastronomia especialista em pães Karliano Pereira explica, em entrevista à Tribuna Band News FM.
“Que as leveduras vão fazer na panificação? Elas agregam sabor, cor, aroma… Esses pães que são, hoje em dia, feitos mais levedados, que são com farinhas mais especiais, com fermentação mais longa, que acontece? Além deles trabalharem nessa questão de sabor e cor, eles ajudam também na digestão. São pães mais saudáveis”, disse o especialista.
Para utilizar a fermentação lenta é preciso criar o levain ou massa madre, que é um tipo especial de cultivo das leveduras, diz o professor Karliano.
“É feito isso geralmente com farinha e água. E vai ficar fora da geladeira, no ambiente normal, para que essas colônias se formem, fazendo com que isso, a gente tenha toda essa textura porque essa farinha em contato com a água e o ambiente em si, o calor, as bactérias do bem que estão na cozinha, elas vão fazer que esse processo de farinha com água fermente, que vai ajudar na fabricação desses alimentos mais saudáveis”