quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Terapias naturais. O alho pode ser útil para tratar a hipertensão?

Os medicamentos para baixar a pressão arterial costumam causar uma série de efeitos secundários desagradáveis, o que ajuda a explicar o crescente interesse por remédios naturais

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - A pressão alta, também conhecida como hipertensão, é uma condição que aumenta significativamente o risco de doença cardíaca e derrame.

Os medicamentos para baixar a pressão arterial costumam causar uma série de efeitos secundários desagradáveis, o que ajuda a explicar o crescente interesse por remédios naturais potencialmente eficazes, como o alho.

Mas será realmente eficaz?

Segundo a Healthline, sim. O alho é um remédio natural seguro e eficaz para baixar a pressão arterial. Pode ser consumido de várias formas, incluindo cru, emóleo, extratos de alho envelhecidos e suplementos de alho em pó.

Porém, são necessárias doses relativamente grandes para que os efeitos sejam perceptíveis.

Ainda assim, certifique-se de falar com seu médico antes de adicionar um suplemento de alho à sua rotina, especialmente se estiver a tomar medicação.

FONTE:https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1758829/terapias-naturais-o-alho-pode-ser-util-para-tratar-a-hipertensao

Menino escreve carta ao Pai Natal: "Usa gel e põe a máscara, por favor"

Hugo tem oito anos e a sua carta deste ano tem mais do que pedidos de brinquedos.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - A pandemia da Covid-19 tem alterado diversos aspectos das nossas vidas e, um pouco por todo o mundo, as pessoas foram obrigadas a um 'novo normal' e a adotarem novos hábitos. As atuais (e renovadas) formas de encarar a realidade com que nos deparamos chegaram até às cartas que as crianças enviam ao Pai Natal - este ano, em vez de pedirem (apenas) brinquedos, exigem do Papai Noel que use gel desinfetante e ponha a máscara antes de entrar em cada casa.

Foi isto mesmo que Hugo, um menino espanhol de oito anos, fez questão de deixar bem claro na sua carta. Conta a Telecinco que a criança "presta muita atenção" às notícias e, este ano "não quer brinquedos" mas sim "liberdade e saúde" para todo o mundo. E o Pai Natal fica avisado: "Usa o gel desinfetanteao entrar e coloca a máscara, por favor".

A mãe, LidiaMoledo, explica ao canal que Hugo quer apenas que o Pai Natal "acabe com o novo coronavírus". Até porqueteme que seja o próprio São Nicolau a facilitar a transmissão do vírus: "Ele tem medo que o Pai Natal entre na nossa casa sem máscara e que nos contagie", explica.

"Ele reza todas as noites para que acabe o vírus. Passou o aniversário em casa e, quando chegou a altura de pedir um desejo, também foi que terminasse o vírus", aponta ainda a mãe.

De recordar que Espanha registrou 17.681 novos casos e 394 mortes desde sexta-feira. Os dados foram revelados esta segunda-feira pelas autoridades de saúde do país. No total, desde o início da pandemia, já foram contabilizados1.702.328 casos e46.646óbitos.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/1758917/menino-escreve-carta-ao-pai-natal-usa-gel-e-poe-a-mascara-por-favor

Anvisa estende prazo de validade de testes de covid-19

Produtos foram adquiridos em abril deste ano

POR AGÊNCIA BRASILO Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), Arnaldo Medeiros, disse hoje (9), em Brasília, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão do prazo de validade dos testes para a covid-19, do tipo RT-qPCR, que estão estocados pelo governo. Os testes foram adquiridos em abril pelo ministério em uma parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), em caráter emergencial.

Durante audiência nesta quarta-feira, na Comissão da Câmara dos Deputados, que acompanha as ações do governo federal no enfrentamento à pandemia, Medeiros disse que cerca de seis milhões de testes vencem até março de 2021.

Os números atualizados dos testes com data de vencimento, em caixa, em dezembro somam 2.814.500; em janeiro, 3.979.300, fevereiro, 22.900, e em março, 70.800. Com a decisão da Anvisa, os produtos receberam uma ampliação da validade de quatro meses.

“Você tem para cada vencimento uma extensão de quatro meses. Assim, os testes que vencem em dezembro passam a ter prazo de validade até abril, os que vencem em janeiro, até maio, e assim por diante, com a extensão dos testes que venceriam em março, ficando para julho”, disse Medeiros.

Cotonete

O RT-PCR é considerado um dos mais eficazes para diagnosticar a covid-19. A coleta é feita por meio de um swab (uma espécie de cotonete aplicado na região nasal do paciente e armazenada em um tubo). Posteriormente, o material é processado para a extração genética. Após essa extração, na última etapa, reagentes apontam se o paciente testou positivo ou não.

O secretário afirmou, também, que a Anvisa recebeu no dia 27 de novembro um estudo - encaminhado pelo laboratório que fabrica os testes - solicitando a ampliação do prazo de validade dos testes de covid-19 e que, no dia 3 de dezembro, aprovou o novo prazo. 

A resolução, autorizando a extensão do prazo de validade, foi publicada no Diário Oficial da União foi publicada na última segunda-feira (7).

Durante a audiência, a diretora da Anvisa, Cristiane Jourdan, disse que a aprovação se deu em caráter excepcional, com base em avaliação técnica.

"Gostaria de destacar as principais premissas que nos levaram a decidir de forma excepcional sobre a demanda apresentada pelo Ministério da Saúde. Todas essas premissas e a análise criteriosa dos técnicos nos levaram a um parecer favorável à prorrogação dos prazos para a validade dos kits diagnósticos adquiridos", afirmou Jourdan.

Ela destacou que, entre os fatores levados em consideração, estão o cenário mundial com o aumento dos casos de novos infectados, a possibilidade, diante desse quadro, de escassez e eventual desabastecimento dos testes para compra e a necessidade de se aumentar os testes de covid-19 no país.

Cristiane disse, ainda, que também foi levado em consideração o fato de o laboratório produtor dos testes ter certificação de boas práticas emitida pela Anvisa.

Dilatação de prazo de validade

Segundo a diretora, a Anvisa também condicionou a dilatação do prazo de validade dos testes a uma série de medidas que devem ser observadas pelo ministério.

Entre as ações estão a realização de análises mensais para avaliar a sensibilidade dos equipamentos, o envio de amostras mensais dos lotes para a Anvisa e a obrigatoriedade de elaboração de um plano de gerenciamento de riscos.

“Gostaria de destacar as principais premissas que nos levaram a decidir de forma excepcional sobre a demanda apresentada pelo Ministério da Saúde. Todas essas premissas, em conjunto com análise criteriosa dos técnicos da agência, nos conduziram a um parecer favorável à estensão dos lotes dos kits diagnósticos adquiridos pelo Ministério da Saúde”, disse Cristiane.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-12/anvisa-estende-prazo-de-validade-de-testes-de-covid-19

Como a Covid-19 afeta os olhos. Novo estudo fornece mais informações

Pesquisa publicada na revista BMJ Open Ophthalmology chama a atenção para os sintomas oculares

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - De acordo com uma nova pesquisa, publicada na revista BMJ Open Ophthalmology, as dores nos olhossão o indicador visual mais significativo da Covid-19.

Para chegar a esta conclusão, pesquisadores da Anglia Ruskin University (ARU) pedirama pessoascom diagnóstico confirmado de Covid-19 para preencher um questionário sobre os seus sintomas, e comoestes eram comparados antes de testarem positivo.

O estudo descobriu que as dores nos olhos eram significativamente mais comuns quando os participantes tinham Covid-19, com 16%a relatar o problema como um dos seus sintomas.Apenas cinco por cento relataram a condição anteriormente.

Enquanto 18% das pessoasafirmaram sofrer de sensibilidade à luz como um dos seus sintomas, este foi apenas um aumento de 5% em relação ao seu estado pré-Covid.

Dos 83 entrevistados, 81% relataram problemas oculares no espaço de duas semanas de outros sintomas. Destes, 80%disseram que os seus problemas oculares duraram menos de duas semanas.

"Este é o primeiro estudo a investigar os vários sintomas oculares indicativos de conjuntivite em relação à Covid-19, o seu período de tempo em relação a outros sintomas conhecidos do Covid-19 e a sua duração", disse a professora e líder do estudo,ShahinaPardhan. "Embora seja importante que os sintomas oculares sejam incluídos na lista de possíveis sintomas de Covid-19, argumentamos que a dor nos olhos deve substituir a 'conjuntivite', pois é importante diferenciar dos sintomas de outros tipos de infecções, como infecções bacterianas, que se manifestam como secreção mucosa ou olhos arenosos", acrescenta.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1758786/como-a-covid-19-afeta-os-olhos-novo-estudo-fornece-mais-informacoes