Teste COVID-19: 7 dúvidas comuns respondidas por especialista
POR TUA SAÚDE - Os testes de COVID-19 são a única forma fiável de saber se a pessoa realmente está ou já esteve infectada pelo novo coronavírus, já que os sintomas podem ser muito semelhantes aos da gripe comum, dificultando o diagnóstico.Além destes testes, o diagnóstico da COVID-19 também pode incluir a realização de outros exames, principalmente hemograma e tomografia de tórax, para avaliar o grau da infecção e identificar se existe algum tipo de complicação que precise de tratamento mais específico.
1. Que testes existem para a COVID-19?
Existem dois tipos principais de testes para detectar a COVID-19:
- Exame das secreções: é o método de referência para diagnosticar a COVID-19, pois identifica a presença do vírus nas secreções respiratórias, indicando uma infecção ativa no momento. É feito com a coleta de secreções através de swab, que é semelhante a um cotonete grande;
- Exame de sangue: analisa a presença de anticorpos para o coronavírus no sangue e, por isso, serve para avaliar se a pessoa já teve contato com o vírus, mesmo que no momento do exame não esteja com a infecção ativa.
O exame de secreções é muitas vezes referido como teste de COVID-19 por PCR, enquanto o exame de sangue pode ser referido como teste de sorologia para COVID-19 ou teste rápido para COVID-19.
2. Quem deve fazer o teste?
O exame de secreções para COVID-19 deve ser feito em pessoas que apresentam sintomas sugestivos da infecção, como tosse intensa, febre e falta de ar, e que se encaixam em algum dos seguintes grupos:
- Pacientes internados no hospital e outras instituições de saúde;
- Pessoas com mais de 65 anos;
- Pessoas com doenças crônicas, como diabetes, insuficiência renal, hipertensão ou doenças respiratórias;
- Pessoas que fazem tratamento com medicamentos que diminuam a imunidade, como imunossupressores ou corticoides;
- Profissionais de saúde que estejam trabalhando com casos de COVID-19.
Além disso, o médico também pode pedir o exame de secreções sempre que qualquer pessoa apresentar sintomas da infecção após ter estado num local com um elevado número de casos ou ter estado em contato direto com casos suspeitos ou confirmados.
Já o exame de sangue pode ser feito por qualquer pessoa para identificar se já esteve com COVID-19, mesmo que não apresente sintomas.
Faça nosso teste online de sintomas para saber o risco de estar com COVID-19.
SAIBA MAIS EM:https://www.tuasaude.com/duvidas-sobre-o-teste-de-coronavirus/