POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)! Você sabe como e quando as mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar? Não? Tudo bem, fique tranquilo(a). No artigo de hoje, falaremos um pouco sobre o movimento sufragista ao redor do mundo e mostraremos como baixar um e-book gratuito sobre a história do voto feminino no Brasil. Confira!
O voto feminino
Cidadania e voto são conceitos que estão ligados desde as civilizações antigas. Entretanto, durante muito tempo, essa condição foi concedida apenas aos homens. O direito de votar das mulheres foi alvo de grande polêmica entre o fim do século XIX e o início do século XX e pode ser visto como um dos marcos iniciais do movimento feminista.
Em 1893, a Nova Zelândia foi o primeiro país a instituir o voto feminino, seguida pela Austrália, em 1902, que ainda excluía homens e mulheres aborígines. Depois, foi a vez dos países nórdicos, como Finlândia e Noruega. Na Grã-Bretanha, esse direito foi conquistado apenas após o término da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).
No continente americano, as mulheres dos Estados Unidos foram as primeiras a poder votar, no começo da década de 1920. O Equador, por sua vez, legalizou esse direito em 1929, sendo pioneiro entre os países da América Latina.
No Brasil, a luta das mulheres pelo direito de votar surgiu no final do século XIX. Já no ano de 1880, a Lei Saraiva foi promulgada, modificando o sistema eleitoral. Essa lei permitia que todo brasileiro com título científico pudesse votar, o que dificultava bastante o acesso das mulheres.
O direto ao voto feminino foi instituído de modo amplo apenas em 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas (1882 – 1954) e a realização do primeiro Código Eleitoral Brasileiro. Apesar disso, atualmente, a representatividade das mulheres em cargos públicos ainda é baixa no país, que tem apenas 15% de participação feminina no Congresso Nacional (dados do Relatório de Desenvolvimento Humano 2020, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD).
O e-book O voto feminino no Brasil
O e-book O voto feminino no Brasil, de Teresa Cristina de Novaes Marques, historiadora e professora da UnB (Universidade de Brasília), explora a história da luta pelo voto feminino e a participação das mulheres na política brasileira ao longo dos anos.
No decorrer das páginas, por meio de uma linguagem leve e acessível, você descobrirá quem foi a primeira mulher eleita deputada federal, qual foi o estado brasileiro a autorizar o primeiro voto feminino, quais foram as personalidades marcantes para a conquista desse direito e outras curiosidades.
O acesso ao material
Siga o passo a passo para baixar o conteúdo gratuitamente:
- Acesse este link;
- Clique no botão “E-book”;
- Escolha qual formato você prefere e clique no botão com o nome da opção selecionada;
- Finalize o download.
E então, gostou do e-book gratuito sobre a história do voto feminino no Brasil? Compartilhe com seus amigos e faça o conhecimento chegar a mais pessoas!
FONTE: https://canaldoensino.com.br/blog/e-book-gratuito-aborda-a-historia-do-voto-feminino-no-brasil