POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitora!No campo da literatura, temos milhares de obras escritas por mulheres em diferentes épocas do desenvolvimento da humanidade. Entretanto, devido ao preconceito de gênero existente em várias áreas da sociedade, muitas delas não tiveram o mesmo alcance e sucesso que obras escritas por homens.
Pensando em ampliar o contato com a literatura feminina, nós reunimos 9 livros clássicos escritos por autoras que marcaram a história da literatura nacional e mundial. Todos os livros estão disponíveis na internet de forma gratuita.
Mulheres na literatura
Segundo historiadores(as), a mulher entrou no campo da literatura na antiga Mesopotâmia (entre 2.800 a.C. e 2000 a.C.) com a participação da princesa Enheduana na política do império. Ela foi responsável pela produção de 42 hinos para templos da Mesopotâmia e alguns de seus textos foram encontrados em 37 placas de argila pela região.
Assim como em outras esferas da vida social, as mulheres sofriam com o preconceito gerado pelos pensamentos patriarcais. Um deles, inclusive, de que elas não deveriam participar de atividades intelectuais, como a escrita. Até o século XIX, as mulheres utilizaram pseudônimos para tentar publicar suas produções em anonimato, já que na época a obra era mais importante do que o autor.
Outro fator que atrapalhava as mulheres era a questão dos gêneros literários, pois havia um forte pensamento de que as mulheres só sabiam escrever histórias de amor com finais dramáticos. Apesar de o romance ser um dos gêneros que mais faz sucesso no mundo e que impulsionou publicações de grandes autoras, como Nora Roberts, as mulheres escreviam livros sobre qualquer gênero literário, de ficção científica à poesia.
A trajetória das mulheres na literatura é marcada pela constante luta por voz e representatividade, uma vez que a maioria dos leitores homens não compravam livros escritos por mulheres. Esse paradigma começou a ser quebrado a partir da segunda metade do século XX, quando se percebeu que uma obra não deve ser analisada apenas olhando quem a escreveu, mas sim qual é o seu conteúdo.
9 livros clássicos escritos por mulheres
A fim de mostrar uma variedade de temas e autoras, nós reunimos 9 livros clássicos de escritoras nacionais e internacionais de várias épocas, com diferentes perspectivas e estilos de escrita. Vamos apresentá-los a seguir:
1. Úrsula e outras obras (2018)
Esse volume da série Prazer de Ler, da Edições Câmara, vai trazer uma coletânea com as obras de Maria Firmina dos Reis (1822 – 1917), considerada a primeira romancista brasileira. Natural do Maranhão, Maria ficou marcada por criticar a estrutura escravista em suas obras, uma novidade para a época.
Sua obra mais famosa é o romance Úrsula (1860), em que a autora faz uma crítica à escravidão por meio da humanização de personagens escravizados, expondo todo o sofrimento da classe. Para acessar o livro, clique aqui.
Leia Mais Informações aqui