terça-feira, 19 de abril de 2022

Cinco utilizações improváveis da Coca-Cola (funcionam mesmo!)

Uma a uma, conheça-as.

POR NOTÍCIAS AO MINUTOpossível remover manchas da louça sem gastar uma pequena fortuna em produtos de limpeza. Como? Usando Coca-Cola. Sim, leu bem!

Quem o garante é o portal Truques Caseiros, que encontrou cinco utilizações originais da Coca-Cola.

1- Soltar um parafuso

Só precisa de cinco minutos e uma Coca-Cola na mão. Derrame um pouco da bebida em cima do parafuso, espere uns minutos e ele irá se soltar.

2- Dar brilho às moedas

Despeje um pouco de Coca-Cola, esfregue a moeda com uma escova de dentes gasta e espere um pouco. Depois, basta lavar e verá que a moeda está como nova.

3- Removedor de manchas do vaso sanitário

Manchas que não desaparecem nem por nada? Despeje Coca-Cola no vaso sanitário e deixe atuar durante uns minutos, esfregue e puxe a descarga.

4- Limpar panelas queimadas

Cubra a panela com papel, coloque Coca-Cola e espere 10 minutos, retire o papel e lave normalmente.

5- Desentupir lavatórios e canos

Basta despejar dois litros de Coca-Cola no ralo.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1902623/cinco-utilizacoes-improvaveis-da-coca-cola-funcionam-mesmo

Bebe pouca água? Há uma consequência que (muito provavelmente) desconhece

Por esta não esperava...

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Um estudo realizado pelo National Heart, Lung, and Blood Institute, nos Estados Unidos, revela que beber pouca água pode estar associado a um risco superior de insuficiência cardíaca, uma doença que surge quando a contração ou relaxamento do coração não são eficazes. Resultado? Não há sangue suficiente a ser bombeado para fora do coração.

Como explica o estudo, publicado no European Heart Journal, os investigadores analisaram os dados de 16 mil adultos, que vinham sendo acompanhados há 30 anos. Cerca de 11,5% dos indivíduos com quantidades consideradas normais de sódio no organismo, que não sofriam de diabetes, obesidade ou insuficiência cardíaca, acabariam por desenvolver a patologia.

Segundo os pesquisadores, o risco de insuficiência cardíaca aumenta em 39% quando o nível de sódio é superior a 143 mmol/L na meia-idade. Se a quantidade de sal for entre 142,5 e 143 mmol/L, há um aumento de 62% nas hipóteses de desenvolver hipertrofia ventricular esquerda, uma condição que reduz a capacidade do coração de bombear sangue e que pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca.

Recorde-se que a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar e a Direção-Geral da Saúde recomendam a ingestão de 2,5 litros de água por dia para homens adultos e dois litros para mulheres adultas.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1902577/bebe-pouca-agua-ha-uma-consequencia-que-muito-provavelmente-desconhece

Rota da Cachaça vai proporcionar degustação de vários tipos da bebida a moradores e turistas em Fortaleza

Os participantes vão conhecer também a história e curiosidades sobre a bebida, que é uma das mais populares do Brasil; lançamento acontece nesta quarta-feira (20).

POR G1 CEA prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), lança nesta quarta-feira (20) o projeto Rota da Cachaça, que vai oferecer a moradores e turistas um programa que reúne a degustação de diferentes tipos do destilado harmonizados com petiscos regionais. Os participantes vão conhecer também a história e curiosidades sobre a bebida, uma das mais populares do Brasil.

“Costumo dizer que o turista 4.0, como hoje é chamado, não se interessa por conhecer apenas os pontos turísticos de um local”, explica Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza. “Ele quer mais: quer viver experiências que gerem recordações inesquecíveis, como um mergulho na gastronomia e na cultura locais, por exemplo, que é o que estamos oferecendo com a Rota da Cachaça”, completa.

Taiene Righetto, presidente da Abrasel-CE, acredita que a nova rota vai movimentar não só o turismo, mas também a engrenagem de bares e restaurantes da cidade.

"A Abrasel vê com muita alegria a parceria com a Setfor nesse projeto, que promove a riqueza da nossa gastronomia e das cachaças, inclusive aquelas produzidas no Ceará. Vamos trabalhar juntos para ampliar essa rota turística, cultural e gastronômica", afirma.

CONTINUE LENDO EMhttps://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/04/18/rota-da-cachaca-vai-proporcionar-degustacao-de-varios-tipos-da-bebida-a-moradores-e-turistas-em-fortaleza.ghtml

Conta de luz aumenta 24,88% em média no Ceará a partir desta sexta-feira

Reajuste anual foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na manhã desta terça-feira (19).

POR G1A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (19), o reajuste tarifário anual da Enel Distribuição Ceará. Com isso, a conta de energia no estado vai subir, em média, 24,88% a partir da próxima sexta-feira (22).

O reajuste para consumidores de imóveis residenciais com baixo consumo foi de 24,26%. Para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, o índice aprovado foi de 24,18%. E 25,12% para consumidores de baixa tensão, em geral residências e pequenos negócios.

Porém, segundo a Aneel, o fim das bandeiras de escassez hídrica, anunciado semana passada pelo Governo Federal, vai praticamente anular o efeito percebido pelo cliente residencial com esse reajuste.

O fim das bandeiras de escassez hídrica foi encerrada no último sábado (16). A bandeira escassez hídrica é a mais cara do sistema e foi criada por uma resolução do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Ela incide nas contas de luz desde setembro de 2021 e foi implantada na tentativa de cobrir os custos adicionais diante das medidas adotadas para enfrentar a escassez hídrica.

O reajuste tarifário anual atualiza o valor da energia paga pelo consumidor, anualmente, com base em fórmula prevista no contrato de concessão. Os reajustes acontecem em datas determinadas pelo Contrato de Concessão.

FONTE