POR CANAL DO ENSINO - Olá, leitor(a)! O escritor argentino Julio Cortázar (1914 – 1984) fez uma analogia para explicar as diferenças entre os gêneros conto e romance. De acordo com ele, o romance seria como um filme e oferece várias possibilidades para explorar uma narrativa. Já o conto é como uma fotografia e possui limites físicos que devem ser respeitados. Isso não impacta, entretanto, a qualidade da história, afinal, não é o tamanho de um texto que o torna mais trabalhado ou complexo.
O formato, inclusive, pode ser uma ótima opção para introduzir leitores e leitoras no mundo literário, principalmente com as novas dinâmicas sociais — completamente influenciadas pela rapidez do mundo digital. Pensando nisso, e para valorizar as produções literárias do nosso país, selecionamos 7 contos on-line gratuitos para começar a ler autores(as) brasileiros(as) consagrados(as).
A importância de ler autores(as) brasileiros(as) clássicos(as)
No livro Por que ler os clássicos (1991), o escritor Italo Calvino (1923 – 1985) disse que a melhor resposta para essa pergunta seria algo como: porque é melhor que não os ler. Várias discussões nos levaram (e ainda levam) a refletir sobre essa questão, a principal delas envolve a definição do que seria ou não considerado um clássico. Nesse sentido, o contista e romancista italiano enumerou várias características que enquadram obras nessa classificação.
Entre os conceitos dados pelo autor, destacamos o que diz que clássicos são aqueles que vivem sendo indicados e comentados, mas, quando os lemos, nos oferecem ainda mais interpretações e prazeres do que esperávamos. Ainda, clássico é o que gera burburinho, mesmo transcorridos muitos anos desde sua primeira publicação, e nos faz dividir a linha do tempo das nossas vidas em antes e depois de o conhecer.
Isso porque, ao realizarmos a leitura deles, passamos a analisar quem somos e projetar quem queremos nos tornar. Seguindo essa linha de raciocínio, ler autores(as) brasileiros(as) clássicos(as) deve ser uma meta a se alcançar antes de morrer. Não só pelos motivos que os(as) definem assim, mas também porque, por meio de suas histórias, compartilham e nos apresentam várias faces do Brasil.
Dessa forma, além de valorizarmos as produções literárias do país, enriquecemos nosso repertório crítico, histórico e cultural, consequentemente, ampliamos nossa visão de mundo e nossa capacidade de lidar com diferentes tipos de pessoas e situações. Portanto, ler livros e autores(as) clássicos é extremamente importante para a promoção de uma sociedade melhor e mais diversa.
7 contos on-line gratuitos para começar a ler autores(as) brasileiros(as) clássicos(as)
Para que você inicie essa aventura literária da melhor maneira possível, listamos 7 contos on-line gratuitos que você deve conhecer para começar a ler autores(as) brasileiros(as) clássicos(as). Vejamos a seguir:
1. A espera
Criado sob encomenda, para homenagear a Grécia, esse conto foi publicado em 1981. A autora Lygia Fagundes Telles (1918 – 2022), ou “a dama da literatura brasileira”, como ficou conhecida, aborda dois temas muito discutidos em nossa sociedade: amor e liberdade. A narrativa nos apresenta a história de Nikos e Marghí, que se reencontram uma década depois de Nikos ter abandonado a namorada para viajar pelo mundo. Ficou curioso(a) para saber o que acontece? Então clique aqui e leia.
CONTINUE LENDO...