segunda-feira, 31 de outubro de 2022

No primeiro discurso, Lula diz que combate à miséria é sua missão

Presidente eleito destacou a necessidade de unificação nacional

POR AGÊNCIA BRASIL - No primeiro discurso após a vitória nas eleições presidenciais do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a necessidade de unificação nacional e destacou o combate à fome como seu principal compromisso. “O Brasil é a minha causa e combater a miséria é a causa pela qual vou viver até o fim da minha vida”, declarou. Ele falou em São Paulo em um hotel no Jardins ao lado de correligionários, como a ex-presidente Dilma Rousseff, o candidato derrotado para o governo paulista Fernando Haddad, o seu vice Geraldo Alckmin e Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições.

Lula foi eleito com 50,9% dos votos. O seu oponente, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), conquistou 49,1% da preferência do eleitor. Ele agradeceu aos votos recebidos, parabenizou todos que exerceram o direito ao voto, inclusive os que foram dados a Bolsonaro, como uma prática cidadã e um dever civilizatório. 

“A partir de 1° de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiras e brasileiros e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somos um único país, um único povo e uma grande nação”, declarou. 

Lula disse estar disposto a pacificar o país. “Tenho fé em Deus que com a ajuda do povo nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente e que a gente possa restabelecer a paz entre as famílias, entre os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos e o Brasil”, declarou.

Democracia e economia

Lula defendeu que a escolha hoje nas urnas foi uma escolha pela democracia. “É assim que eu entendo a democracia, não apenas uma palavra bonita escrita na lei, mas como algo palpável, que sentimos na pele e que podemos construir no dia a dia. Foi essa democracia, no sentido mais amplo do termo, que o povo brasileiro escolheu hoje nas urnas”, disse.

“É com essa democracia que vamos buscar cada dia do nosso governo, com crescimento econômico repartido com toda população, porque é assim que a economia deve funcionar, como instrumento para melhorar a vida de todos, e não para perpetuar desigualdades”, acrescentou.

O presidente eleito se comprometeu ainda com a retomada da economia, com geração de empregos, elevação dos salários e renegociação das dívidas das famílias. “A roda da economia vai voltar a girar com os pobres voltando a fazer parte do orçamento”, disse. Ele citou ainda atenção especial às políticas de incentivo à agricultura familiar e a micro e pequenos empreendedores.

Compromissos

O presidente eleito disse que está comprometido com as políticas de combate à violência contra as mulheres e salários iguais para a mesma função, além do enfrentamento ao racismo e todas as formas de preconceito. Ele defendeu a retomada de conferências nacionais para discussão e definição de políticas públicas federais e o fortalecimento do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. “As grandes decisões políticas que impactam a vida dos brasileiros não serão tomadas em sigilo, mas em diálogo com a sociedade.” Lula disse que vai retomar o programa Minha Casa, Minha Vida com foco em famílias de baixa renda.

Na política internacional, disse que vai retomar diálogo com países desenvolvidos, como Estados Unidos e países da União Europeia, numa posição de igualdade, mas que também vai apoiar países em desenvolvimento. Lula defendeu o desmatamento zero da Amazônia com a retomada do monitoramento e vigilância.

FONTEhttps://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2022-10/em-primeiro-discurso-lula-diz-que-combate-miseria-e-sua-missao

TSE conclui totalização de votos pouco depois da meia-noite

Abstenção chegou a 20,59% dos votos

POR AGÊNCIA BRASIL - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu às 0h18 desta segunda-feira (31) a totalização dos votos para presidente no segundo turno das eleições. O último estado a concluir a apuração foi o Amazonas.

Dos 156.454.011 eleitores aptos a votar, 124.252.796 compareceram às urnas, 79,41% do total. A abstenção alcançou 32.200.558, representando 20,59%, informou o TSE. Os votos nulos foram 3.930.765 (3,16%). Já os votos em branco somaram 1.769.678 (1,43%). No total, foram apuradas 472.075 seções eleitorais.

O resultado da eleição presidencial já havia sido confirmado matematicamente na noite de ontem (30). Com o fim da contagem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela terceira vez para a Palácio do Planalto. Ele recebeu 60.345.999 de votos (50,90% dos votos válidos). O presidente Jair Bolsonaro, que tentava a reeleição, recebeu 58.206.354 votos (49,10% dos votos válidos). 

Resultado presidente - mapa estados
Arte/EBC

Ontem (30) também foram concluídas as votações de segundo turno em 12 estados. Em oito municípios, houve também eleição suplementar para prefeito. Todos os resultados podem ser conferidos na página de resultados do TSE e também no aplicativo Resultados, disponível para celulares nas plataformas Android e iOS. 

apuração dos votos em tempo real também pôde ser acompanhada na Agência Brasil.

FONTE:https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-10/tse-conclui-totalizacao-de-votos-pouco-depois-da-meia-noite

Tuberculose: mortes voltam a subir após quase 20 anos em queda

OMS fez alerta para aumento de casos e destacou relação com a pandemia

POR OLHAR DIGITAL - Após quase duas décadas em queda, a tuberculose voltou a se espalhar pelo mundo com uma taxa de mortes significativamente maior. Conforme alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10,6 milhões de pessoas contraíram a doença em 2021, um aumento de 4,5% em relação a 2020, e 1,6 milhão de pessoas morreram em virtude da condição, um aumento equivalente a 14% se comparado a 2019 (antes da pandemia), com 1,4 milhões.

Os dados são do Relatório Global Tuberculose 2022. O documento indica ainda que a carga de tuberculose resistente a medicamentos também aumentou 3% entre 2020 e 2021, com 450 mil novos casos da doença se mostrando resistente ao medicamento rifampicina no ano passado.

Continue Lendo em: https://olhardigital.com.br/2022/10/28/medicina-e-saude/tuberculose-mortes-voltam-a-subir-apos-quase-20-anos-em-queda/

CONFIRA AS NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE NA SEMANA NO BLOG DO PARCEIRO


CONFIRA ABAIXO OS DESTAQUES DA SEMANA ANTERIOR: 

CONFIRA AS NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE NA SEMANA NO BLOG DO PARCEIRO: 17/10/2022 a 24/10/2022

CONFIRA O TOP 5 DA SEMANA:

TOP 5:

Esta semana tem eclipse solar! Saiba como assistir

POR OLHAR DIGITAL - Nesta terça-feira (25), acontece o último eclipse solar de 2022. Infelizmente, o espetáculo será visível apenas em algumas partes da Europa, oeste da Ásia e nordeste da África. Mas, para quem estiver fora dessas regiões e quiser acompanhar o evento, estão programadas algumas transmissões ao vivo pela internet.

De acordo com o site Space.com, o eclipse solar será parcial e terá início às 5h58 da manhã, quando a Lua vai começar a passar em frente ao Sol, terminando aproximadamente às 10h. (Todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília).

Continue Lendo em: https://olhardigital.com.br/2022/10/24/ciencia-e-espaco/esta-semana-tem-eclipse-solar-saiba-como-assistir/

TOP 4:

Venda e consumo de bebidas alcoólicas ficam proibidos no dia do 2º turno das eleições no Ceará, decide TRE

Estabelecimentos serão impedidos de comercializar os produtos entre 00h e 20h do domingo (30).

POR G1 CE - A venda e o consumo de bebidas alcoólicas ficam proibidos no Ceará no próximo domingo (30), data do segundo das eleições gerais 2022. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) impede que os estabelecimentos comercializem os produtos entre 00h e 20h.

A proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas valerá para bares, restaurantes, mercantis, estabelecimentos congêneres e demais locais abertos ao público nos municípios cearenses.

Conforme o TRE, a decisão considerou, entre outros motivos, que a medida tornou-se prática repetitiva em pleitos anteriores e de boa aceitação pela sociedade. Além disso, a proibição mostra-se eficaz na redução do número de ocorrências formalizadas e distúrbios nos locais de votação.

A decisão ocorreu por meio da Portaria Conjunta 36/2022, assinada pelo presidente do Tribunal, desembargador Inacio Cortez, e pelo vice-presidente e corregedor regional, desembargador Raimundo Nonato.

FONTEhttps://g1.globo.com/ce/ceara/eleicoes/2022/noticia/2022/10/27/venda-e-consumo-de-bebidas-alcoolicas-ficam-proibidos-no-dia-do-2o-turno-das-eleicoes-no-ceara-decide-tre.ghtml

TOP 3:

Cartilha traz orientações sobre proteção de dados de celular

Documento traz dicas de segurança e orientações

POR AGÊNCIA BRASIL - O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) disponibilizou, gratuitamente, na internet, uma publicação com dicas de segurança e orientações sobre o que fazer em caso de furto ou roubo de telefones celulares.

Lançado na última terça-feira (25), o fascículo Furto de Celular integra a Cartilha de Segurança para a Internet e orienta os usuários a configurar seus aparelhos de forma a dificultar o acesso de terceiros a dados sensíveis armazenados na memória do telefone, como senhas de acesso a bancos e redes sociais.

As recomendações vão do uso de senha para proteger o chip e da ativação da geolocalização à lembrança da importância de quem tem seu aparelho furtado, roubado ou extraviado solicitar à operadora telefônica que desative e bloqueie o telefone, além de fazer um boletim de ocorrência, notificar as instituições financeiras cujos aplicativos tenham sido instalados no aparelho.

Vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o centro de estudos foi criado com a missão de realizar estudos e apresentar propostas que ampliem a segurança no uso de ferramentas tecnológicas de acesso à rede mundial de computadores. Além das cartilhas de orientação, o Nic.br também oferece, na internet, vídeos curtos com mais instruções sobre como reforçar a segurança e adotar boas práticas no ambiente digital. 

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-10/cartilha-traz-orientacoes-sobre-protecao-de-dados-de-celular

TOP 2:

CONFIRA AS NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE NA SEMANA NO BLOG DO PARCEIRO


CONFIRA ABAIXO OS DESTAQUES DA SEMANA ANTERIOR: 

CONFIRA AS NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE NA SEMANA NO BLOG DO PARCEIRO: 10/10/2022 16/10/2022

CONFIRA O TOP 5 DA SEMANA:

CONTINUE LENDO...

TOP 1:

Nenhum eleitor poderá ser preso a partir desta terça-feira

Código Eleitoral, no entanto, prevê exceções

POR AGÊNCIA BRASIL - A partir de hoje (25), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em casos de “flagrante delito” ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Está também prevista prisão para pessoas que impeçam o direito de as pessoas transitarem livremente. As medidas valem até 48 horas após o segundo turno das eleições, conforme previsto no Código Eleitoral.

De acordo com o Artigo 236, membros das mesas receptoras e fiscais de partido também não poderão ser detidos ou presos durante o exercício de suas funções, “salvo caso de flagrante delito”.

Segundo a legislação, nenhuma autoridade poderá, desde cinco dias antes e até 48 horas após o encerramento da eleição, “prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto [direito de transitar livremente]”.

Caso ocorra “qualquer prisão”, o detido deverá ser imediatamente conduzido à presença do juiz competente, a quem caberá verificar a ilegalidade da detenção. Confirmada a ilegalidade, caberá ao juiz relaxar a prisão e responsabilizar eventuais coautores da detenção.

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-10/nenhum-eleitor-podera-ser-preso-partir-desta-terca-feira