segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Com que frequência levar seu pet ao veterinário? Especialista explica a importância das consultas regulares para garantir a saúde de cães e gatos

Especialista explica a importância das consultas regulares para garantir a saúde de cães e gatos

POR NOTÍCIAS AO MINUTO - Levar o pet ao veterinário apenas quando ele apresenta algum sintoma ou mal-estar é um erro comum entre tutores. A consulta periódica com o profissional é essencial para garantir a saúde e a qualidade de vida dos animais e pode, inclusive, prevenir problemas graves antes que eles apareçam. 

De acordo com a professora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Laura Nunes, a frequência ideal de visitas ao veterinário pode variar de acordo com a idade, a espécie e o histórico de saúde do animal. “Filhotes precisam de mais acompanhamentos nos primeiros meses de vida, principalmente por conta do calendário de vacinação. Já os adultos saudáveis podem ir ao veterinário uma vez ao ano. No caso de pets idosos, o ideal é consultar o especialista a cada seis meses”, explica. 

LEIA MAIS...

Maciço de Baturité: riqueza natural e um futuro com sabor de desenvolvimento

Com forte atuação nas cadeias do café, da apicultura e da fruticultura, o Maciço de Baturité consolida-se como polo produtivo estratégico no Ceará.

POR G1 - Conhecido por seu clima ameno, vegetação exuberante e paisagens que encantam, o Maciço de Baturité é um dos tesouros mais promissores do Ceará. Muito além do turismo ecológico e cultural, com trilhas, cachoeiras, museus e uma culinária marcante, o território se consolida cada vez mais como um polo produtivo impulsionado por cadeias como a fruticultura, a apicultura e, principalmente, a cafeicultura de altitude. Neste cenário de oportunidades, o Sebrae Ceará tem sido um agente fundamental que impulsiona o desenvolvimento a partir da vocação regional.

E a vocação produtiva do Maciço é imensa. A diversidade da fruticultura é um dos pilares da economia local. Culturas como o caju, a banana e o café se destacam em municípios como Ocara, Barreira e Aratuba, movimentando a produção rural e fomentando novos negócios. Em Barreira e Ocara, por exemplo, a cajucultura tem ganhado força com foco no aproveitamento integral do fruto deste o pedúnculo até a castanha. Já em Aratuba, a bananicultura tem recebido diagnósticos e planejamento para ações futuras, abrindo novas rotas de desenvolvimento sustentável.

Outro segmento em franca expansão é a apicultura e a meliponicultura, com destaque para municípios como Redenção, Mulungu, Pacoti e Baturité. A atuação de associações como a Associação dos Meliponicultores do Maciço de Baturité, AMELMAB, reforça o compromisso da região com uma produção sustentável e de alta qualidade.

Com clima agradável, floresta preservada, gastronomia rica e uma vocação natural para produzir com qualidade, o Maciço de Baturité é um celeiro de oportunidades para quem deseja investir no agronegócio. E com a parceria do Sebrae Ceará, essa região tem mostrado que desenvolvimento sustentável se faz com trabalho, parceria e visão de futuro.

“Temos aqui produtores bastante comprometidos com a qualidade, o meio ambiente e o desenvolvimento coletivo. Nosso papel tem sido apoiar o fortalecimento das cadeias e promover o protagonismo dos empreendedores do campo”, afirma Maria do Carmo, articuladora do Sebrae na região do Maciço de Baturité.

Com o apoio do Sebrae, produtores têm recebido capacitações técnicas, melhorias nos processos produtivos, rotulagem, acesso a mercado e ações voltadas à regularização sanitária, garantindo competitividade e reconhecimento ao mel da região.

CONTINUE LENDO...