Com o objetivo de fortalecer a rede Saúde Mais Perto de Você, o Ministério da Saúde estabeleceu novos critérios para que as Secretarias Municipais de Saúde estruturem seus Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Uma das novidades é a ampliação das categorias e especialidades profissionais que poderão atuar nos núcleos. Com a medida, surgirão mais oportunidades para nutricionistas de todo o País, já que a estimativa do ministério é que o número de NASF passe das atuais 880 unidades, para 4.524.
Para Rosane Nascimento, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), essa ação mostra a preocupação do Ministério da Saúde com a atenção a saúde básica da população. O aumento de núcleos é uma antiga reivindicação do CFN, que sempre defendeu a inclusão de nutricionistas em ações primárias de saúde. Em 2008, o conselho lançou seu posicionamento sobre o assunto no documento “O Papel do Nutricionista na Atenção Primária à Saúde”, encaminhado aos secretários de saúde dos estados e municípios.
Dados do Ministério da Saúde confirmam a importância das medidas adotadas pelo CFN, pois contabilizam a existência 964 nutricionistas trabalhando nos NASF. “O Programa Saúde da Família só possuía médico, enfermeiro e odontólogo e, por diversas vezes, o CFN defendeu a ampliação do número de especialidades atendidas pelo programa”, completa Rosane Nascimento.
Fonte: CRN2
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.