segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Exercício físico é atividade física efetuada com regularidade e freqüência objetivando performance ou recreação. Os exercícios regulares atuam como reforço para o sistema cardiovascular, melhora do sistema muscular, aprimoramento das habilidades atléticas e para manutenção de uma vida saudável.

Ao começarmos qualquer tipo de exercícios ou até mesmo uma corrida com objetivo de melhora da forma física ou recreação, é aconselhável uma caminhada ao ar livre, local plano e piso regular, com utilização roupas claras de preferência, tênis adequado, horário de sol não muito forte e uma boa hidratação. Alimentação saudável e horas de sono regulares também são importantes.
Você que está passando do sedentarismo para iniciação em exercícios precisa ficar atento que seu corpo deve se preparar e para isso inicie a caminhada com seus passos normais progredindo ao longo do tempo em sua aptidão para passos mais ligeiros.
Sempre que possível caminhar 3 a 4 dias por semana (em dias intercalados) iniciando a primeira semana com 45 minutos de caminhada, aumentando para 50 minutos, até alcançar 60 minutos.
A atividade física regular e alimentação saudável colaboram para manutenção do peso corporal ideal.

É recomendado antes da iniciação de exercícios físicos a liberação médica e acompanhamento de um profissional de Educação Física na especificidade dos exercícios.


                         foto:  Sid - 58 anos - Corredor 10Km - Corrida de Rua

Sidney Santos Professor Educação Física - Bacharel em Treinamento Desportivo p/     Universidade Metropolitana de Santos - Faculdade de Educação Física de Santos 


Projeto Educação pelo Esporte - Usiminas - Universidade Santa Cecília - Prefeitura Municipal de Santos -  Professor Educação Física Aulas de Futsal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.