O Dia Nacional da Poesia comemora-se, não por acaso, no dia do nascimento do poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves, 14 de março de 1847. Poeta do Romantismo que ficou conhecido como “poeta dos escravos” por ter lutado bravamente pela abolição da escravidão.
Uma das poesias mais conhecidas de Castro Alves é “Navio Negreiro”, na qual ele mostra indignação ao preconceito racial e a situação em que viviam os negros. Seus poemas eram movidos por amor e pela luta por liberdade e justiça.
O termo “poesia” é aplicado a estrutura de texto que é dividida em versos. Cada linha de um poema é considerada um verso e um conjunto de versos forma uma estrofe.
Não há poesia sem ritmo, estrofe e rima, mas esses três quesitos nem sempre são apresentados juntos num mesmo texto. Outra característica do poema é a métrica, que é a contagem das sílabas poéticas dos versos.
Com o passar dos anos a poesia foi se dividindo por fases: barroco, arcadismo, romantismo, parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo, até chegar à forma que se escreve hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.