NO IR SIMPLIFICADO
Declaração preenchida pela última vez em 2013
A expectativa é que, no ano que vem, o Fisco envie ao contribuinte uma declaração já feita para ser confirmada
O contribuinte que declara o Imposto de Renda pelo modelo simplificado - indicado para quem não possui muitas deduções - não precisará mais preencher sua declaração do IR em 2014, de acordo com informações da Receita Federal. A previsão é que, no ano que vem, esses contribuintes apenas confirmem ou alterem os dados pré-preenchidos pelo Fisco e apresentados em sua declaração anual.
Previsão é que, no ano que vem, contribuintes do modelo simplificado apenas confirmem ou alterem os dados pré-preenchidos FOTO: KELLY FREITAS
Já utilizado em outros países, o modelo utiliza o cruzamento de dados prestados pelas empresas contratantes para chegar a um valor. "Acredito que, se de fato for adotada no Brasil, a declaração pré-preenchida facilitará muito a vida dos contribuintes, que só terão o trabalho de confirmar as informações da Receita, obviamente que com cuidado", afirma o advogado do escritório especializado em direito tributário, Fortes Advogados Associados, José Ernane Santos.
O tributarista ressalta ainda que as declarações pré-preenchidas deverão ser muito bem avaliadas pelos contribuintes, que por qualquer descuido, poderão ser prejudicados.
"Acredito que o novo modelo reduzirá a chance de erros ocorrerem e é exatamente por isso que as pessoas precisarão ficar atentas a qualquer negociação que fizerem. A Receita saberá de tudo, não vai adiantar tentar esconder", explica Santos.
Dados da Receita mostram que 70% dos 25 milhões de contribuintes que entregam IR anualmente, ou seja, mais de 17 milhões de pessoas, optam pelo modelo simplificado de declaração, onde há o desconto padrão de 20% sobre os rendimentos tributáveis.
Ampliação
Antes mesmo de oficializar o novo modelo, a Receita já pensa em ampliar o alcance das declarações pré-preenchidas, que no projeto inicial do Fisco iriam atender apenas os contribuintes com uma fonte de renda.
"Isso ainda não está definido. Claro que teremos uma parte contemplada. O perfil de declarante está sendo avaliado. A princípio pretendemos que todos possam ter acesso à declaração pré-preenchida", disse Joaquim Adir, Supervisor Nacional do Imposto de Renda. "Estamos trabalhando. O contribuinte, quando for declarar em 2014, terá esta opção. Ou pelo menos, boa parte deles", acrescenta.
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1223684
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.