sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Primeiro dia de greve no Detran é marcado por discussão entre usuários e servidores

Primeiro dia de greve no Detran é marcado por discussão entre usuários e servidores

Adriano Queiroz | 12h07 | 17.10.2013

Pelo menos quatro das seis unidades do órgão em Fortaleza estão com serviços de vistoria, exames práticos, entre outros, paralisados

O primeiro dia de greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) foi marcado por discussão entre usuários e servidores, na entrada da sede do órgão, no bairro Maraponga, em Fortaleza.

Discussão entre usuários e servidores foi motivada por atendimento supostamente emergencial de vistoria de veículo Foto: Adriano Queiroz
Algumas pessoas que esperavam atendimento do lado de fora do Detran-CE, na manhã esta quinta-feira (17), começaram a reclamar por conta da autorização para entrada de um veículo para vistoria. Houve desentendimento e hostilidade entre usuários e funcionários do órgão. 

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado Ceará (Sindetran-CE), o caso foi um atendimento de emergência, mas o serviço continua paralisado e foi comunicado na segunda-feira (14). De acordo com o Detran, pelo menos quatro unidades na Capital estão com os atendimentos de vistoria e os exames práticos de direção, entre outros, paralisados, incluindo a sede, além das unidades dos bairros São Gerardo, Guararapes e Aldeota

Apenas as unidades do Conjunto Ceará e da Avenida José Bastos estariam funcionando normalmente, embora o movimento grevista negue a informação quanto à primeira. "Estão parados também os servidores da Casa do Cidadão, além dos postos de Caucaia e Russas. Atividades como vistoria de veículos, exames práticos, provas de legislação, perícia e emplacamento externo estão suspensas", informou a sindicalista Eliene Uchôa

Ela reafirmou que a greve foi motivada pela reivindicação da categoria à respeito da aprovação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e que as propostas apresentadas em reunião realizada com a superintendência do Detran, na quarta-feira (16), ainda estão aquém da expectativa do servidores.

"A proposta não está validada nem pela Seplag, nem pela PGE, com a criação de um cargo com as mesmas atribuições nossas e prevendo um salário de R$ 2.374, quando a média salarial nossa é de R$ 849", queixou-se.

A assessoria do Detran-CE, no entanto, rebate a crítica dos grevistas e informa que o "plano proposto atende a todas as reivindicações da categoria, exceto as que não tem amparo legal. Não dá para triplicar salários ".

Em nota divulgada, um pouco mais cedo, o órgão acrescenta que "a gratificação por produtividade será reajustada de 100% para 160% do salário-base".



FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=368276

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.