- Mt 11,16-19 – Resultados e não, brincadeiras
- Lc 1,39-47 - Maria visita Isabel - Nossa Senhora de Guadalupe
- Mt 11,28-30 - Se quiser descanso, vá a Jesus
Saudação
- A todos nós que nos encontramos neste ambiente virtual,
paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, com a
Canção do Advento
Ó vem, Senhor, não tardes mais! Vem Saciar nossa Sede de Paz! 1. Ó vem, como chega a brisa do vento, Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 2. Ó vem, como a chuva no chão Trazendo fartura de vida e de pão! 3. Ó vem, como chega a luz que faltou Só tua palavra nos salva Senhor! 4. Ó vem, como chega a carta querida Bendito carteiro do Reino da Vida! 5. Ó vem, como chega o filho esperado Caminha conosco Jesus Bem amado! 6. Ó vem, como chega o Libertador Das mãos do inimigo nos salva Senhor Veja a melodia desta canção em: http://leituraorantedapalavra.
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mt 11,16-19
- Mas com quem posso comparar as pessoas de hoje? São como crianças sentadas na praça.Um grupo grita para o outro:
"Nós tocamos músicas de casamento,
mas vocês não dançaram! Cantamos músicas de sepultamento, mas vocês não choraram!"
João Batista jejua e não bebe vinho, e todos dizem: "Ele está dominado por um demônio." O Filho do Homem come e bebe, e todos dizem: "Vejam! Este homem é comilão e beberrão! É amigo dos cobradores de impostos e de outras pessoas de má fama." Porém é pelos seus resultados que a sabedoria de Deus mostra que é verdadeira.
Jesus compara as pessoas do seu tempo como crianças que brincam e se desentendem. São caprichosas e fazem birra. Refere-se aos dois grupos que se dividem entre o João penitente e austero, e, Jesus, liberal, a quem catalogam de beberrão, comilão, amigo de pessoas de má fama. João é criticado por não comer, nem beber. Jesus é criticado por comer e beber. E entre estes, há os que não querem brincar nem de uma forma, nem de outra. E Jesus fala de “resultados”. Resultados que a sabedoria de Deus revela. Numa palavra: são as ações concretas que revelarão os verdadeiros discípulos de Jesus.
2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim, hoje? Os bispos latino-americanos nos ajudam a trazer para nossa vida a Palavra: “ Para não cair na armadilha de nos fechar em nós mesmos, devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir “à outra margem”, àquela na qual Cristo não é ainda reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente” (DAp 376). 3.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus? Faço minha oração pessoal e depois, rezo
Oração do Anúncio
O Anjo do Senhor (Angelus) - O Anjo do Senhor anunciou a Maria, - E ela concebeu do Espírito Santo. - Eis aqui a serva do Senhor, - Faça-se em mim segundo a vossa palavra. - E o Verbo se fez carne, - E habitou entre nós. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto em Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém. - Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, - Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Oremos Infundi, Senhor, em nossos corações, a vossa graça, a fim de que, conhecendo, pelo anúncio do Anjo, a encarnação de vosso Filho Jesus Cristo, cheguemos por sua paixão e morte à gloria da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus, sem partidarismos ou parcialidades, sem cair na armadilha de me fechar em mim mesmo/a.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
|
Saudação
- A todos nós que nos encontramos neste ambiente virtual, paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo. - Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! Preparo-me para a Leitura, rezando: Senhor Jesus Cristo, que vos fizestes pobre para nos enriquecer, concedei-nos que, a vosso exemplo, possamos contribuir na nossa pobreza para que as riquezas do vosso Evangelho possam chegar a todas as pessoas. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém. 1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? Leio atentamente o texto: Lc 1,39-47, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo, Isabel disse bem alto:
- Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também! Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?! Quando ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga. Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse.
A Canção de Maria
Então Maria disse:
- A minha alma anuncia
a grandeza do Senhor.
O meu espírito está alegre
por causa de Deus, o meu Salvador.
Lucas narra o encontro destas duas mães. Maria, mãe do Filho de Deus e Isabel, mãe do precursor, João batista. Uma jovenzinha, Maria. E outra, de idade avançada, Isabel. Maria era virgem. Isabel, de idade avançada. Feita a saudação de Maria, Isabel responde profetizando: "Você é a mais abençoada de todas as mulheres. A criança que você vai ter é abençoada também. Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?" Nestas palavras, Isabel manifesta fé, reconhece a maternidade e o Messias, quando diz "meu Senhor". Ao dizer "você é a mais abençoada", esta bênção traz alegria para Isabel e a seu filho: "a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga". Esta bênção, fruto da fé, gera uma série imensa de louvores a Deus que Maria expressa no seu cântico. A visita de Maria a Isabel tornou-se a "visita de Deus ao seu povo", diz o Catecismo da Igreja Católica (717)2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? Hoje, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, recordamos as palavras dos bispos na Conferência de Aparecida: "Nossos povos encontram a ternura e o amor de Deus no rosto de Maria. Nela vem refletida a mensagem essencial do Evangelho. Nossa Mãe querida, desde o santuário de Guadalupe, faz sentir a seus filhos menores que eles estão na dobra de seu manto. Agora, desde Aparecida, convida-os a lançar as redes ao mundo, para tirar do anonimato aqueles que estão submersos no esquecimento e aproximá-los da luz da fé. Ela, reunindo os filhos, integra nossos povos ao redor de Jesus Cristo." (DA 265).
3.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo com todo o povo a
Oração a Nossa Senhora da Anunciação
Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada, ó Maria! Crestes na mensagem celeste, e em vós se cumpriram grandes coisas, como vos fora anunciado. Maria, eu vos louvo! Crestes na encarnação do Filho de Deus no vosso seio virginal e vos tornastes Mãe de Deus. Raiou então o dia mais feliz da história da humanidade! Os homens tiveram o Mestre divino, o Sacerdote único e eterno, a Hóstia de reparação, o Rei universal! A fé é dom de Deus e fonte de todo bem. Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva, forte, atuante; uma fé que salva e santifica! Fé no Evangelho, na Igreja, na vida eterna. 4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus e o coração de Maria, reconhecendo as graças que Ele nos concede a cada instante. Bênção - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. - Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. - Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. - Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. Ir. Patrícia Silva, fsp |
Canção do Advento
Irmã Patrícia Silva, fspÓ vem, Senhor, não tardes mais! Vem Saciar nossa Sede de Paz! 1. Ó vem, como chega a brisa do vento, Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 2. Ó vem, como a chuva no chão Trazendo fartura de vida e de pão! 3. Ó vem, como chega a luz que faltou Só tua palavra nos salva Senhor! 4. Ó vem, como chega a carta querida Bendito carteiro do Reino da Vida! 5. Ó vem, como chega o filho esperado Caminha conosco Jesus Bem amado! 6. Ó vem, como chega o Libertador Das mãos do inimigo nos salva Senhor Veja a melodia desta canção em: http://leituraorantedapalavra. 1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 11,28-30 - Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve. Jesus fala de "cargas pesadas", traduzidas também como “jugo”. Não só os animais, mas também os homens carregavam o jugo, símbolo de escravdão, dependência. Originalmente, o jugo é uma peça de madeira, pesada, que se encaixa por cima do pescoço de dois animais (em geral dois bois) e ligada a um arado ou a um carro. É figura da escravidão e da opressão (1Rs 12,4). Estar sob o jugo de alguém é estar sob seu domínio. Ao contrário do “jugo” pesado da lei (Gl 5,1), o jugo de Jesus é fácil de suportar. 2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim, hoje? Onde busco descanso? Aceito o jugo de Jesus? Em Aparecida, disseram os bispos: “A história da humanidade, história que Deus nunca abandona, transcorre sob seu olhar compassivo. Deus amou tanto nosso mundo que nos deu seu Filho. Ele anuncia a boa nova do Reino aos pobres e aos pecadores. Por isso, nós, como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas. Os cristãos são portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras” (DAp 30). 3.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus? Faço minha oração pessoal e depois, a
Oração a Nossa Senhora da Anunciação
Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada, ó Maria! Crestes na mensagem celeste, e em vós se cumpriram grandes coisas, como vos fora anunciado. Maria, eu vos louvo! Crestes na encarnação do Filho de Deus no vosso seio virginal e vos tornastes Mãe de Deus. Raiou então o dia mais feliz da história da humanidade! Os homens tiveram o Mestre divino, o Sacerdote único e eterno, a Hóstia de reparação, o Rei universal! A fé é dom de Deus e fonte de todo bem. Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva, forte, atuante; uma fé que salva e santifica! Fé no Evangelho, na Igreja, na vida eterna. 4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Aceito o jugo de Jesus. - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. - Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. -Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. - Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. |
FONTE: LEITURA ORANTE |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.