domingo, 20 de abril de 2014

COMO ELABORAR UM EXCELENTE CURRÍCULO

curriculo vitae 
Esta página foi desenvolvida para os alunos do Instituto Denver de modo que dominem as técnicas de elaboração de um excelente currículo e, assim, aumentar suas chances de sucesso na procura de um emprego. Neste artigo iremos enfatizar a importância e objetivos do currículo além de explicar sua elaboração e oferecer várias recomendações e dicas importantes para sua elaboração.

Após sua leitura você saberá como fazer um currículo, isto é, como montar um currículo. Irá ver vários exemplos de currículos que poderão servir de base para a elaboração do seu currículo.

Atualmente a concorrência para encontrar um emprego é muito grande. As empresas recebem muitos currículos e a primeira atividade do Departamento de Recrutamento e Seleção é selecionar os currículos. Somente os melhores currículos irão passar nesta primeira fase. Assim, o candidato a emprego deve procurar aprender todas as técnicas que irão facilitar seu sucesso nesta primeira seleção e ser chamado para uma entrevista. Quanto maior o número de entrevistas maior as chances de obter sua colocação. 
Este livro tem como um dos seus objetivos sensibilizar nossos alunos para a importância estratégica desta grande peça de marketing do produto mais importante do mundo que é VOCÊ

INFORMAÇÕES DE UM CURRÍCULO 

VEJA MAIS CLICANDO ABAIXO EM
MAIS INFORMAÇÕES

1- Identificação
-Nome completo do profissional – preferencialmente no alto da página. 
-Endereço residencial completo – não esquecer de números como CEP, 
-Data de Nascimento 
-Estado Civil 
-Naturalidade 
-Telefone com DDD. Caso não tenha telefone coloque o nome e o número para recados. 
-Celular 
-Email 
-Hora do dia em que pode ser contatado. 

2-Objetivo profissional
Objetivo profissional
-Escreva o cargo que pretende ocupar ou a área de atuação.
-Defina clara e resumidamente seu objetivo profissional (não ultrapasse uma linha). Lembre-se que todas as informações do seu currículo devem estar alinhadas com o objetivo profissional.
-Coloque o objetivo profissional e não objetivos particulares. Os itens de seu currículo que não estão alinhados com o objetivo devem ser menos enfatizados ou não incluídos. Exemplos:Auxiliar de escritório, representante de vendas, secretária executiva etc. Cuidado: Não mencione que trabalhou em vendas durante um período se seu objetivo é ser supervisor de departamento de recursos humanos.

3-Escolaridade ou Formação Acadêmica
Escolaridade
-Nível de escolaridade que possui; nome do curso, data em que o terminou; escola ou universidade que freqüentou; média obtida (se esta for favorável).

4-Cursos de aperfeiçoamento 
-Os cursos de aperfeiçoamento, seminários, palestras, seminários, pós-graduação, especiais e técnicos devem ser relacionados colocando o mais recente primeiramente.
-Não relacione cursos em excesso ou fora do objetivo profissional.
-Não relacione cursos cuja tecnologia caiu em desuso.
-Relacione palestras e seminários relevantes.
-Não relate todo seu histórico escolar. Coloque o último curso que concluiu. Ex.: se possui curso superior não é necessário relatar em que escola cursou o 2º grau etc.

5-Experiência profissional 
-Inicie pelos cargos mais recentes.
-Coloque somente os três últimos empregos ou os mais importantes para a vaga em aberto ou em relação ao seu objetivo profissional.
-Indique Ano de entrada e saída, nome da empresa, o cargo ocupado
-Para cada cargo faça uma breve descrição das atividades e realizações, grau de responsabilidade e resultados obtidos. Não se limite a dizer qual era o seu cargo e sim contar o que fez na prática pois isso é o que vai fazer a diferença. Este erro grande parte dos profissionais comete.
-Use verbos de ação: realizei, implantei, organizei etc.
-Destaque suas realizações que resultaram em benefício para a companhia. Exemplo: redução de custos, redução de despesas administrativas, melhor relacionamento com o mercado.
-Aqueles que nunca tiveram emprego devem indicar: experiências de trabalho, remuneradas ou não, que tenham desenvolvido em tempo parcial ou sem vínculo empregatício.
-Indique estágios realizados (quando, onde e a função desempenhada) .
-Não explique porque saiu dos empregos anteriores ou porque deseja sair do atual.
-Não informe pretensão salarial ou último salário. Exceto se for solicitado pela empresa.
-Identifique os diferenciais (incluindo bolsas de estudo, pesquisas, projetos de iniciação científica etc. .
-Não coloque atividades que não estejam coerentes com seu objetivo. Exemplo: Você é candidato a uma vaga de Analista de Planejamento de Manufatura porém trabalhou em vendas durante um período.
-Se foi promovido várias vezes enfatize estes fatos. Exemplos:Gerente Comercial da Divisão Metais. Fui o responsável por vendas, marketing, exportação, importação, desenvolvimento de produtos e mercados e serviçode atendimento ao cliente. Vendas em 2000: US$ 54 milhões.
-Aumentei a participação de mercado de 5 % para 25 %.

6-Idiomas
Idiomas estrangeiros
-Ao mencionar conhecimentos de línguas indique o nível que domina: fluente, regular, básico, falar e/ou escrever. 
Exemplo: Inglês – fluente – falar e escrever
Inglês – básico – ler.  Espanhol – regular – ler e falar

7-Informática
Informatica
-Informe nível de conhecimento – noções ou domínio em programação, ambientes, etc.
-Se souber usar a Internet coloque.

8-Viagens 
 
-Cite viagens ao exterior (mesmo que seja por turismo comprovando que adquiriu vivência fora do país, assimilou novas culturas e aprimorou determinado idioma).

9-Outras atividades
-Indique eventuais atividades desenvolvidas (atividades culturais, desportivas, sindicais e associativas).


Currículo cronológico

Este é o tipo de currículo mais usado e sua estrutura foi apresentada no tópico anterior.

Características
A informação é apresentada em ordem cronológica (normalmente inversa) iniciando pela mais recente. Muito apreciado pelos profissionais de recrutamento devido à rapidez, objetividade de leitura, ser claro, bastante esquemático, objetivo, muito direto e fácil de analisar. É o mais usado.
Quando usar:
Deve ser usado por candidatos que descrevem uma história profissional sem interrupções, que evidencia um desenvolvimento harmonioso de carreira. Candidatos que procuram um próximo passo em sua carreira profissional
Quando não usar
Se possuir pouca experiência profissional. Quando necessitar esconder um aspecto menos favorável. Quando a última experiência profissional não é a mais relevante para o cargo pretendido. Quando houve muitas mudanças de emprego. Quando houve muitas mudanças de carreira.
Exemplos de currículos cronológicos
Clique no link acima e veja os modelos de currículos. Os nomes de profissionais e companhias são fictícios.

Currículo funcional

Características:
-O enfoque principal é a função (que trabalhos executou) em vez das empresas onde trabalhou. 
-A informação é agrupada pelas funções desempenhadas ou competências profissionais, independentemente da sua seqüência no tempo. 
-A história / experiência profissional é dividida em conhecimentos específicos / administrativos, capacidade de comunicação, resolução de problemas e conhecimentos técnicos. Exemplo: “Durante o estágio na companhia x tive oportunidade de desenvolver a função Y, onde me foi dada a possibilidade de adquirir conhecimentos na área de …”. 
-Ressalta os aspectos que considera mais adequados para a companhia ou cargo em questão. A relação cronológica dos empregadores só é apresentada no final.
Quando usar
-Quando se termina o curso superior e se procura o primeiro emprego. 
-Quando desempregado, destaque as realizações anteriores e não a situação atual. 
-Quando o cargo requer amplos conhecimentos da sua experiência profissional e não qualificações específicas acumuladas. 
-Para jovens profissionais com história profissional curta. 
-Candidatos cujo currículo apresente interrupções de carreira nem sempre fáceis de explicar. 
-Profissionais que pretendem mudar de carreira. 
-Profissionais cuja função atual não é a mais representativa das suas competências e realizações profissionais. 
-Quando desejar destacar a atividade profissional e as competências obtidas a partir dela. 
-Quando necessitar esconder determinados detalhes (Ex: média de curso baixa ou pouca experiência para o cargo a que se candidata. 
-Quando desejar criar espaço para uma apresentação pessoal na qual poderá convencer um potencial empregador que valorize a ambição, a capacidade de crítica e a capacidade de expressão.
Desvantagens
-Muitos especialistas de recrutamento e potenciais empregadores o considerarem com desconfiança pois o encaram como dissimulador de pontos fracos, esconder informações etc. 
-É muito subjetivo e pode causar diferentes interpretações. 
-É, geralmente, muito extenso o que exige uma maior atenção por parte do selecionador que, muitas vezes, não dispõe de tempo e ignora o currículo e o candidato.
Exemplos de currículos funcionais
Clique no link acima e veja os modelos de currículos. Os nomes de profissionais e companhias são fictícios.


Currículo cronológico-funcional

Características:
-Tenta conciliar o modelo cronológico com a flexibilidade e versatilidade do currículo funcional. Este formato é o mais apreciado pelos profissionais de recrutamento.
-Associa a ordem cronológica inversa das companhias com os cargos realçando a experiência funcional.
-É o modelo mais forte e comunicativo.
Quando usar
-Quando se encontrar no topo da carreira.
-Quando se pretende mudar de empresa mas prosseguindo no mesmo ramo de atividade.
-Quando necessita privilegiar a situação atual.
Exemplos de currículos cronológicos-funcionais
Clique no link acima e veja os modelos de currículos. Os nomes de profissionais e companhias são fictícios.


Carta de apresentação

Qual a importância de uma carta de apresentação?
• É uma ferramenta de marketing tão importante quanto o currículo. É na carta onde poderá fazer seu marketing, mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades.
• É uma ferramenta extremamente importante para despertar o interesse pela seleção e leitura do seu currículo Esta importância se deve à grande quantidade de currículos recebidos por uma empresa, através do email. 
• Uma carta de apresentação deve sempre acompanhar seu currículo pois ela é que faz a diferença entre conseguir uma entrevista e ter seu currículo totalmente ignorado.
• Um currículo sem uma carta de apresentação é semelhante a um vendedor que apresenta o produto para o cliente porém não diz uma palavra sobre as qualidades do produto.
• Nunca envie seu currículo sem carta de apresentação pois o resultado normalmente é nulo ou negativo e estará desperdiçando uma grande oportunidade.
• O tempo investido na elaboração da sua carta de apresentação irá se pagar completamente. É importante observar que redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que parece.

O que é uma carta de apresentação?
• É uma carta que apresenta o candidato à vaga numa companhia, encaminhando o currículo em anexo. É usada pelos recrutadores como uma forma de pré seleção dos inúmeros currículos.
• É uma carta muito breve que apresenta, de forma bem resumida, as experiências, competências e habilidades do candidato.
Exemplo de carta de apresentação:
Prezados Senhores,
Em busca de nova proposta de trabalho no departamento administrativo – Financeiro, apresento-lhes meu currículo em anexo.
Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidade, rápido aprendizado, comprometimento, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral.
Informo também que estou disponível para viagens, de acordo com a necessidade da companhia.
No aguardo de contato, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.
Atenciosamente,
Fulano de tal

Qual o principal objetivo de uma carta de apresentação?
-Fazer com que seu currículo seja selecionado, lido e analisado pelos recrutadores e que consiga gerar a desejada entrevista.

Tipos de cartas de apresentação
Antes de enviar a carta escolha primeiramente o tipo de carta de apresentação que deve ser elaborada especificamente para a finalidade que está focando.
1- Carta de apresentação para resposta a um anúncio.
Personalize a carta de apresentação para o cargo apresentado no anúncio. O leitor deve observar rapidamente que você é um bom candidato.

2- Carta de apresentação para procura de cargos em aberto (carta de prospecção)
É uma carta consultando sobre possíveis cargos em aberto. Este tipo de carta deve ser personalizado de modo que o leitor saiba que tem conhecimentos sobre a empresa e sua missão. Ao enviar este tipo de carta sempre envie, em anexo, seu currículo.

3- Carta de apresentação para envio à rede de contatos (networking)
As cartas enviadas para sua rede de contatos são cartas solicitando auxilio na identificação de cargos em aberto nas companhias. Envie seu currículo junto com a carta de apresentação de modo que o leitor possa conhecer sua experiência e habilidades.

Como personalizar a carta de apresentação?

A carta de apresentação deve ser personalizada para cada cargo que está concorrendo e para cada empresa. Esta personalização da carta para cada empresa requer um investimento do seu tempo porém, tenha certeza, irá gerar um excelente retorno.
• Se possível, envie a carta para o profissional responsável pela contratação. Se necessário, faça pesquisas online ou por telefone para saber o nome do gerente que está contratando.
• Liste os critérios que a companhia está procurando e demonstre como suas habilidades e qualificações e experiência atendem cada critério apresentado pela companhia. Enfatize os seus diferenciais e pontos fortes e somente mencione aspectos que tenham relação com o cargo.
• Se conhecer alguém que trabalhe na companhia, mencione seu nome na carta de apresentação. Isto irá fazer com que sua carta de apresentação tenha uma atenção especial. Se possível, faça um contato com alguém que conhece na companhia e peça para que lhe recomende no departamento de recrutamento.
• No primeiro parágrafo da carta, mencione como soube do cargo em aberto na empresa.
• Visite o site da empresa e obtenha informações (missão, etc.) e mencione na sua carta de apresentação

Dicas importantes para elaboração da carta de apresentação.
1- Transmita uma imagem sóbria e profissional.
Procure acima de tudo transmitir uma imagem sóbria e profissional. Mantenha um tom formal. Use linguagem simples, seja claro e evite frases muito confusas que possam dificultar a compreensão das ideias.

2- Convença e cause boa impressão inicial
Deve convencer e causar boa impressão inicial de modo que o leitor se interesse em ler / analisar o seu currículo e consequentemente gerar uma entrevista. Normalmente as empresas recebem uma quantidade muito grande de currículos para um anúncio e a seleção inicial dos currículos é feita de uma forma rápida.

Qual deve ser o formato da carta de apresentação.
• Deve ser escrita em computador, exceto quando a companhia solicitar carta escrita a mão.
• A carta deve ser breve, direta e concisa. Deve ser breve. Não mais do que três ou quatro parágrafos. Nunca deve passar de uma página.
• Ao contrário do currículo, deve preferencialmente ter sua assinatura no final. Se impressas em papel, devem ser assinadas à mão.
• O texto deve ser disposto de forma homogênea sobre a folha, mantendo uma estrutura equilibrada;
• Não deve ter grandes destaques ou sublinhados;
• Salve os arquivos com seu nome de modo que não se perca ou misture com outros materiais. Exemplo: Paulo-Menezes-currículo.doc e Paulo-Menezes-carta-apresentacao.doc
• No campo de assunto do email inclua o nome do cargo e seu nome. Exemplo: Paulo Menezes – Cargo de Gerente Administrativo.
• Junto com sua assinatura inclua seu nome, endereço, telefones e endereços de email de modo a facilitar um futuro contato.
• Use um tipo de letra que seja fácil de ler. Ex.: tamanho 12, arial, verdana ou times new roman. Use o mesmo tipo de letra no seu currículo. Deixe linhas em branco entre parágrafos; não use mensagem formatada e não use HTML no corpo do email.

Como enviar a carta
• Deve ser enviada com o currículo mesmo quando a companhia não solicita.
• Envie a carta de apresentação no corpo do email e nunca como anexo (exceto se o anúncio assim exigir).
• A carta deve complementar seu currículo (e não duplicá-lo).

Quais as verificações finais que devem ser feitas antes de enviar a carta?
• Verifique: nome da companhia, endereço, telefones, endereço de email da companhia, se a carta está indicando o cargo para o qual está se candidatando e falta de letras ou palavras.
• Peça a um amigo ou colega para ler a carta antes de enviar pois é mais fácil para um colega encontrar erros.
• Envie um email para testar e ver como ficou a formatação do email que irá enviar para a companhia.
• Faça uma verificação gramatical usando seu processador de texto (Exemplo: word). Tenha cuidado redobrado com o vocabulário, a forma que irá adotar no texto e evitar erros gramaticais. A linguagem transmite não apenas informações, mas também aspectos como nossa educação, cultura, instrução, escolaridade etc. Nada desabona mais do que uma carta de apresentação com erros.

Qual é a estrutura padrão da carta de apresentação.
Data
Rio de Janeiro, 15 de abril de 2011
Endereçamento
Á
Nome da companhia
Endereço da companhia
At: Sr. (a) xxxxxxxxxxx
Ref: Vaga de xxxxxx
Saudação
Prezado(a) Sr.(a) XXXXX

Primeiro parágrafo ou Introdução

Informe por que motivo está enviando seu currículo (resposta a anúncio ou candidatura espontânea) e mencione o cargo para o qual está se candidatando e onde encontrou o anúncio. Se houver, informe o nome de alguém de mútuo conhecimento. Mostre que conhece a companhia e o setor de atuação. Informe porque a companhia deve selecioná-lo para uma entrevista.
Exemplo 1:
Estou à procura de nova colocação no mercado no departamento de Recursos Humanos e acredito que a empresa possa ter interesse por minha experiência e qualificações que atendem aos requisitos apresentados.
Exemplo 2:
Em resposta ao anúncio publicado no jornal O Globo em 15/04/2011, referente ao cargo de assistente de vendas, venho apresentar minha candidatura, encaminhando, em anexo, meu currículo.

Segundo parágrafo

Descreva o que oferece para a companhia. Informe principalmente como sua experiência e qualificações atendem a cada critério e requisito apresentado pela companhia. Lembre que você está interpretando seu currículo e não repetindo. Demonstre seu interesse e entusiasmo ao atender com suas credenciais as qualificações requeridas pela companhia.

Terceiro e/ou quarto parágrafo:
Apresente muito resumidamente seu perfil diferenciado, mencionando suas qualificações e experiências. Valorize as suas competências e habilidades. Apresente argumentos que criem interesse para a realização de uma entrevista.
Exemplos:
Saber resolver problemas, lidar com pessoas, trabalhar em equipe, cumprir prazos, manter-se atualizado, aprender rápido, trabalhar sob pressão, ser empreendedor, ser capaz de trazer soluções inovadoras, estar constantemente comprometido e motivado, etc.

Parágrafo final:
Agradeça à companhia por considerá-lo para o cargo. Reitere seu interesse no cargo e informe como pode ser contatado (informe email e/ou telefone). Solicite uma entrevista onde possa detalhar informações profissionais.
Exemplo 1:
Seria um prazer ter a oportunidade de detalhar melhor minhas experiências e competências em entrevista.
Exemplo 2:
Coloco-me, desde já, à disposição para uma entrevista, ocasião em que poderei detalhar melhor minhas experiências e competências.
Exemplo 3:
Envio em anexo meu currículo e coloco-me à disposição para uma entrevista, quando poderei fornecer mais informações sobre minhas experiências e competências.
Saudação final
Atenciosamente ou Cordialmente
Assinatura
(Em uma carta impressa faça uma assinatura manual; para uma carta por email coloque seu nome)

Exemplos de cartas de apresentação
Clique no link acima e veja os modelos de currículos. Os nomes de profissionais e companhias são fictícios.


Perguntas e respostas

1-Que tipo de currículo devo usar ? 
Não existe modelo ideal para a elaboração de um currículo. Defina seu objetivo, ressalte suas principais habilidades e realizações e adapte o currículo ao possível empregador.

-Que tipo de currículo devo usar se quero mudar de área?
Não adianta nada fazer uma longa lista das companhias por onde passou pois, no máximo vai arranjar um trabalho na mesma área em que sempre atuou. Destaque as habilidades transferíveis e outras qualificações que possam interessar a possíveis empregadores.

3-Como devo enviar o currículo para a empresa?Envie uma carta de apresentação de uma página somente com o seu currículo em anexo.

4-Para quem enviar o currículo? 
Enderece o profissional certo. Caso não saiba quem é, telefone para a companhia e pergunte quem é o responsável pelo departamento.

5-Quais os principais erros cometidos ao elaborar um currículo ? 
Enviar fotografia quando não é solicitado. 
- Apresentar um currículo com erros ortográficos, rasurado ou pouco legível. 
- Apresentar um currículo desorganizado pois ele pode ser desclassificado. 
- Chamar atenção dos recrutadores para pontos negativos (Ex: conhecimentos razoáveis de …) 
- Colocar informações como o nome e idade dos filhos, números de documentos (número do RG, titulo de eleitor, carteira profissional etc), cursos em excesso ou cursos fora do perfil profissional 
- Usar linguagem confusa ou rebuscada 
- Descrições muito detalhadas 
- Colocar assinatura 
- Colocar pretensão salarial ou salário anterior. 
- Colocar razões por ter deixado o emprego anterior. (somente explicar na entrevista). 
- Colocar raça, religião e filiação partidária; 
- Colocar referências (só apresentar se a companhia demonstrar interesse na contratação). 

6- Como fazer um currículo com excelente aparência ? 
Use papel A4 ou carta. 
Usar tinta preta para imprimir. 
Usar impressora inkjet ou laser. 
Use copiadoras somente se de excelente qualidade. 
Imprimir somente em uma das faces. No máximo 2 ou 3 páginas variando de acordo com a experiência do candidato ou da necessidade de inclusão de itens técnicos. 
Em nenhuma hipótese elabore um currículo com mais que 3 páginas. 
Use frases curtas. Máximo de 5 linhas. 
Use espaços e margens idênticos do início ao fim do documento; 
Se estiver usando um currículo cronológico use negrito ou tipos diferentes de letras para evidenciar o que for mais importante. 
Não exagere nos recursos gráficos. 
Escreva o suficiente para informar e despertar o interesse. 
Use envelope grande para não amassar seu currículo. 
Não encaderne ou coloque capa ou plastifique. 
Não escreva à mão qualquer tipo de informação. 
Não coloque foto. 
Não escreva a palavra “CURRÍCULO” no cabeçalho. 
Não assine o currículo.
Não envie mais de uma cópia para uma mesma companhia. 
Não anexe documentos (a não ser quando solicitado) . 
Use fontes Arial, Courier ou Times New Roman reconhecidas como as mais agradáveis para leitura. 
Corpo 12 é o recomendável.

7-Como fazer um currículo se meu último emprego teve curta duração ? 
Escreva seu currículo em ordem cronológica normal. Isto enfatizará os empregos mais antigos onde experimentou um longo período de estabilidade.
8-Como fazer um currículo quando não tenho muitas experiência ? 
As seções de escolaridade e experiência profissionais são as partes essenciais do “currículo”. Para compensar a falta de experiência profissional forneça informações sobre atividades extra-profissionais (ex.: atividades de voluntariado que revelem o caracter e outras capacidades do candidato).

9-Como fazer um currículo quando existem períodos de desemprego significativos ?Não inclua datas exatas de entrada e saída de companhias. Mencione anos.

10-Como fazer um currículo se tenho mais de 45 anos ? 
Não coloque sua data de nascimento no currículo. Não mencione anos em que freqüentou a faculdade (o que poderia indicar sua idade). Elimine alguns de seus empregos mais antigos.

11- O que é um Portfolio ? 
É um conjunto de peças ou um dossier onde o candidato (normalmente da área de fotografia, joalheria, design ou moda, publicidade e arquitetura etc) apresenta exemplos de trabalhos realizados e demonstra sua capacidade técnica e criativa. Não existem modelos de Portfólio. Deverá ser criativo, imaginativo e original na apresentação de modo a valorizar os trabalhos executados. Não deverá ser enviado com o currículo porém o candidato deve levá-lo para a entrevista.

ERROS QUE NÃO DEVE COMETER

1-Elabore seu currículo tendo em mente seu objetivo e procure colocar as informações por ordem de importância. Informe primeiro as suas realizações/conquistas, atividades mais significativas e mais diretamente relacionadas com o cargo desejado, depois inclua as informações acessórias que podem ser úteis.

2-Não usar abreviações. Se utilizar siglas, escrever logo de seguida o seu significado. Se utilizar números, não escrever por extenso;

3-Somente use outro idioma em seu currículo quando enviar o currículo a uma multinacional ou quando o próprio anúncio exija.

4-Use a primeira pessoa. Exemplo: Implantei, construí, vendi, organizei etc.

5-Cuidado com erros de ortografia e gramática. A redação deve ser clara, sucinta, objetiva, em ótimo português ou idioma em que seja elaborado o mesmo, mas completo nas informações relevantes. Solicite uma revisão para um amigo que tenha bom domínio do português escrito.

6-A informação apresentada deve ser honesta e verídica e sem exageros.

7-Não utilize formulário-padrão. Ao responder a um anúncio personalize o currículo para aquela companhia valorizando pontos em função dos requisitos do anúncio.

8-A realização de muitos estágios pode indicar instabilidade.

9-Se a idade é inferior ou superior à exigida indique-a numa rubrica “Diversos” e destaque as qualidades e capacidades de adaptação à cultura da empresa

10-Use palavras positivas e que revelem dinamismo.

11-Não junte cartas de referencias ou certificados de conclusão. Somente envie se solicitado.

12-Não envie fotos com seu currículo exceto se solicitado. Neste caso envie uma foto séria.

13-Não cite dados como nome dos pais, cor, altura, números de documentos (cpf, RG, titulo de eleitor etc).

14-Não mencione a pretensão salarial nem último salário.

15-Somente coloque referencias pessoais no currículo se a companhia solicitar. Informe nomes de profissionais que possam fornecer informações sobre sua identidade/ capacidade /honestidade. Deve-se ter cuidado todo especial na seleção de profissionais indicados como fontes de referencias, quer pelo grau de amizade, como de confiabilidade.

16-Envie o currículo para o profissional que irá tomar a decisão final dentro da companhia. Isto pode ser conseguido tentando um contato com algum funcionário da companhia que algum amigo conheça.

17-Uma recomendação para o profissional sem emprego é que deve aceitar a primeira oferta razoável que aparecer pois sempre poderá mudar de emprego no futuro. Se conseguir ser selecionado para duas companhias, diga para a companhia A que irá iniciar imediatamente. Para a companhia B diga que está em um projeto no estágio final e que não pode abandonar o projeto agora mas que em três semanas estará disponível.
Durante as duas semanas seguintes você poderá avaliar se a companhia A realmente é a companhia em que deseja trabalhar. Se for, ligue para a companhia B e diga que decidiu continuar no projeto e agradeça. Se a companhia A não é a companhia desejada, ligue para a companhia B e diga que conseguiu concluir o projeto rapidamente e que está disponível para iniciar a contratação.

18-MUITO IMPORTANTE
Não envie o currículo sem uma carta de apresentação. Veja a seguir as técnicas que deverá usar para elaborar uma carta de apresentação.



FONTE: http://www.institutodenver.net/bl-cv.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.