LEGADO DA COPA
‘Turista não vai levar estádio e aeroporto na mala’, diz Dilma
31.05.2014
A presidente fez ainda um pedido para que os estrangeiros que vêm para o Mundial sejam bem recebidos no Brasil
Poços de Caldas (MG). A presidente Dilma Rousseff (PT) disse ontem, em Poços de Caldas (MG), que os turistas estrangeiros que estarão no Brasil para a Copa do Mundo não voltarão para suas casas com estádios e aeroportos nas malas.
A afirmação foi feita durante seu discurso na cerimônia de entrega de máquinas para prefeituras mineiras. “Ninguém, quando voltar do Brasil, sairá daqui e levará na mala estádio, aeroporto, obras de mobilidade urbana, como BRTs (transporte rápido por ônibus) e metrôs. Sabe o que eles podem levar? A gratidão, pela forma como foram tratados. Isso eles levam na mala. O resto fica aqui, para nós”, afirmou a presidente.
Dilma ainda fez um pedido para que os estrangeiros sejam bem recebidos no País. “Muitos brasileiros sempre gostaram e se divertiram, torcendo pela nossa seleção. Vamos receber milhares de pessoas de todo o mundo, de outras países. Vamos recebê-los bem, como sempre fomos recebidos quando viajamos”, afirmou a presidente.
Ontem, manifestantes protestaram contra a Copa em Brasília. Eles ocuparam parte do Eixo Monumental, uma das principais vias da cidade e que passa pela Esplanada dos Ministérios. Com cartazes e faixas, o grupo protestou contra gastos com a construção e reforma de estádios para a Copa, além de pedirem mais moradia, saúde, educação e combate à corrupção.
Os participantes do ato, que começou por volta das 18h, no Museu da República, seguiram até o Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, onde serão disputadas partidas do Mundial. Os organizadores estimaram que 300 pessoas participaram. A Polícia Militar não informou estimativa. O ato foi convocado por diversas organizações, por meio das redes sociais, entre elas o Comitê Popular da Copa.
Segurança
Em meio à onda de protestos contra o Mundial, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ontem que o evento esportivo deixará como legado a integração e a atuação conjunta das forças de segurança. Durante cerimônia de inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle e Regional do estado do Ceará, Cardozo, que estava em Brasília e participou por vídeo- conferência, destacou que, pela primeira na história a Polícia Federal, o Exército, o Ministério Público e as polícias dos estados atuam conjuntamente.
“Se alguém tem alguma dúvida de que a Copa do Mundo deixará para os brasileiros algum resultado basta ver este centro de comando e controle. Na verdade, nunca tivemos integração entre as polícias, em que todos participam de um processo decisório e a Copa do Mundo está permitindo a condição para isso”, avaliou o ministro.
Segundo ele, a Copa possibilitou que a segurança pública alcançasse outro estágio. “Na área de segurança pública, garanto a vocês, que o esforço concentrado de todos os órgãos policiais para que tudo dê certo deixa um resultado, algo que Brasil começa a construir, pela primeira vez na sua história, que é a integração das forças policias”.
Sobre a participação das Forças Armadas no reforço da segurança nas cidades-sedes do mundial, após o episódio em que o ônibus da seleção brasileira foi cercado por manifestantes no Rio, o ministro negou que o planejamento tenha sido alterado.
Na última terça-feira (27), ele reconheceu que o episódio no Rio foi uma falha e que procurou representantes do governo do estado para aperfeiçoar a segurança das delegações.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.