01-07-14/ A colaboração do paciente é indispensável no tratamento do diabetes. A perda de peso, o controle da ingestão de açúcares e gordura, além da prática regular de atividade física são algumas das medidas que podem evitar o aparecimento e o agravamento da doença. O alerta foi feito pela Sociedade Brasileira de Diabetes em 26 de junho, dia nacional de prevenção ao diabetes.
Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (FID), mais de 13 milhões de brasileiros convivem com a doença atualmente. Em todo o mundo, o número supera os 240 milhões de pessoas e deve chegar a 350 milhões no ano de 2015.
Entretanto, a correria da vida moderna dificulta a prática de hábitos saudáveis. É o que explica o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Antonio Carlos Lerario. “O mundo de hoje conspira contra os hábitos saudáveis. Usamos cada vez mais elevadores, automóveis, controles remotos e a comida fica relativamente mais fácil, mais barata, mas também mais calórica “.
Lerario explica que existem dois tipos da doença: o tipo 1 ocorre quando o corpo deixa de produzir insulina, geralmente se manifesta na infância e atinge cerca de 10% da população. Já o tipo 2, pode ser desenvolvido por qualquer pessoa e costuma aparecer após os 40 anos. Fatores como predisposição genética e obesidade contribuem para o aparecimento da doença.
O diagnóstico
O diabetes é diagnosticado por meio de exames de sangue. E a depender do quadro, não é necessário realizar tratamento com insulina. A mudança de hábitos alimentares aliada à prática de atividades físicas pode auxiliar no controle da doença.
Porém, o acompanhamento médico é indispensável. Se não for tratada corretamente, o diabetes pode levar à amputação de membros e perda da visão.
FONTE:
http://potenginainternet.blogspot.com.br/2014/07/habitos-saudaveis-e-perda-de-peso-podem.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.