sábado, 20 de setembro de 2014

Clássico do Nordeste

CEARÁ X FORTALEZA

Clássico do Nordeste

20.09.2014

Dirigentes se articulam para que maior clássico do futebol cearense abra o Nordestão ou aconteça na 1ª rodada

Image-0-Artigo-1703652-1
Ceará e Fortaleza que, juntos, voltam a participar de uma edição do Nordestão, se reencontram em pelo menos dois jogos; competição está prevista para começar no dia 4 de fevereiro e ser encerrada em 29 de abril
FOTOS: KIKO SILVA
Image-1-Artigo-1703652-1
Momentos antes de começar o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste, na última quinta-feira (18), em Recife, o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, disse que iria torcer para Ceará e Fortaleza ficarem na mesmo chave.
A "fé" do mandatário da FCF deu certo, e o maior clássico do futebol cearense não vai passar em branco na Copa do Nordeste. Ao término do sorteio, Mauro Carmélio se reuniu informalmente com os representantes dos dois clubes presentes no evento: Adailton Campelo (diretor de futebol) e Fábio Mota (diretor de marketing) pelo Fortaleza e Raimundo Pinheiro (diretor administrativo) pelo Ceará.
Empolgação
Na conversa, ninguém escondia o entusiasmo pelo fato de os dois clubes terem ficado no mesmo grupo. Como se não bastasse, o quarteto foi unânime, ao tocarem no assunto de quando deveria acontecer o primeiro Clássico-Rei de 2015. "Um grande clássico logo de início, seria excelente não só para o futebol cearense, mas para a própria competição", afirmou Raimundo Pinheiro. "Além de causar impacto positivo no lado financeiro dos dois clubes, teremos uma ótima oportunidade para valorizar e mostrar a força do futebol cearense", completou Adailton Campelo.
Provocado pelos dirigentes, o presidente da FCF, Mauro Carmélio, disse que vai tentar conversar com a cúpula da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para tentar colocar o maior clássico do futebol cearense como abertura da Copa do Nordeste. "Com certeza, vou falar com o presidente (José Maria) Marin e com o Virgílio (Elísio, diretor de competições da CBF) para tentarmos viabilizar essa partida como abertura da Competição. Acho que vai abrilhantar ainda mais o Nordestão", comentou.
Independentemente de não ser possível o Clássico-Rei como jogo de abertura do torneio, os dirigentes não esconderam que realizar a partida logo na 1ª rodada da competição tem tudo para alavancar as finanças dos dois clubes. A rodada inaugural está programada para começar no dia 4 de fevereiro, uma quarta-feira, provavelmente, às 22h.
Casa Cheia
Com o encerramento da temporada no fim de novembro, Ceará e Fortaleza vão passar mais de dois meses sem jogar oficialmente. Além da saudade do torcedor para rever seu time em campo, a importância da competição, de estrear com um resultado positivo e, principalmente, a rivalidade, para os dirigentes, serão fatores para casa cheia no Castelão. "Isso é inquestionável. Com certeza teremos um grande público", afirmou Fábio Mota.
Volta
Sobre a realização da segunda partida, houve divergência entre alvinegros e tricolores. Porém todos concordaram que o ideal é que não seja realizada próxima ao jogo do Estadual.
Chance de haver até 10 jogos
A confirmação de dois Clássicos-Rei logo na primeira fase da Copa do Nordeste abriu a possibilidade para a projeção de várias partidas entre Ceará e Fortaleza na próxima temporada.
Se alvinegros e tricolores conseguirem avançar na Copa do Nordeste e chegarem a um novo encontro, muito provavelmente na decisão do torneio, serão mais duas partidas.
Já pelo Campeonato Estadual, apesar de a Federação Cearense de Futebol ainda não ter definido a fórmula de disputa, nem muito menos a tabela, os dois maiores clubes do Estado devem se enfrentar em duas ocasiões na fase classificatória. E, o que não é muito difícil de projetar, há sempre a possibilidade de Ceará e Fortaleza fazerem a decisão do certame. O que resultaria em mais quatro confrontos.
Copa do Brasil
Há ainda a Copa do Brasil. Tricolores e alvinegros vão disputar a segunda competição nacional mais importante do País.
Dependendo de como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dispuser o diagrama das chaves, os dois times cearenses podem se encontrar, caso avancem no torneio, antes da quarta fase ou após o sorteio com os times da Libertadores, que entram a partir das oitavas.
Com as três competições em disputa, existe a chance de haver até dez confrontos entre Ceará e Fortaleza no ano. O que seria algo inédito na história quase centenária dos dois clubes. A última vez que houve um Clássico-Rei longe do Estadual foi na Série B de 2009. Os dois times jamais se enfrentaram na Copa do Brasil ou na Copa do Nordeste.
Se não bastasse, há ainda uma outra possibilidade de mais dois Clássicos-Rei. Mas aí seria preciso uma combinação não muito agradável para os alvinegros. O Ceará tinha de permanecer na Série B e o Fortaleza conseguir o acesso da Terceira para a Segunda Divisão Nacional.
Novo regulamento em 2015
Diferentemente das últimas duas edições, quando havia 16 clubes, divididos em quatro grupos com quatro equipes, para 2015, a Copa do Nordeste ampliou o número de participantes, as chaves e a forma de classificação para a segunda fase.
Com a chegada de mais quatro times (dois do Maranhão e dois do Piauí), o torneio foi obrigado a criar mais um grupo e dividir as 20 equipes em cinco chaves. Dessa forma, não foi alterado o número de jogos para cada clube na primeira fase. Serão seis partidas. Três como mandante e três como visitante. Por outro lado, para conhecer os oito clubes que irão disputar a segunda fase (quartas de final), a fórmula será diferente. Nas últimas edições, os dois melhores de cada grupo avançavam. Em 2015, além do 1º colocado de cada grupo, os três melhores segundos colocados também irão avançar.
Segunda Fase
Já nas quartas de final, o regulamento continua da mesma forma. Os times classificados se enfrentam em partidas de ida e volta, com o melhor colocado jogando a partida de volta em casa. Lembrando que, assim como ocorreu nas edições passadas, o gol fora de casa segue como critério para desempate, em caso de igualdade de pontos.
Para a próxima temporada, a premiação da Copa do Nordeste ganhou um aporte de R$ 1 milhão, mas apenas para o campeão. O anúncio foi feito pelo Presidente da CBF, José Maria Marin, na última quinta-feira, 18, durante o sorteio dos grupos em Recife. Por outro lado, os valores para cada participante (com exceção dos times do Maranhão e do Piauí) permanece o mesmo: R$ 350 mil.
A Copa do Nordeste 2015 está prevista para começar no dia 4 de fevereiro. Enquanto as duas partidas da grande decisão estão programadas para os dias 22 e 29 de abril. Ao todo, serão 74 jogos disputados.
Mário Kempes
Subeditor
u
f


FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.