segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Vazamento de fotos não acontecem só em Hollywood, saiba como se prevenir

Publicado em 22/09/2014 - 18:30 por 

Jennifer Lawrence foi uma das vítimas do vazamento com fotos nuas
Jennifer Lawrence foi uma das vítimas do vazamento com fotos nuas
Muitas celebridades foram surpreendidas novamente com a exposição de fotos pessoais na internet, muitas delas nuas. Estima-se que mais de 100 personalidades tiveram suas contas invadidas e suas fotos expostas no site 4chan.org. Esse acontecimento reaqueceu a discussão sobre privacidade e segurança na internet evidenciando a vulnerabilidade a qual se está exposto nos dias de hoje. Diante disso, a AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis utilizados por 182 milhões de usuários, apresenta alguns pontos aos quais os usuários precisam atentar para um uso mais seguro da internet.
Alguns experts levantaram a possibilidade da invasão ter sido facilitada por uma falha na plataforma iCloud da Apple. A empresa está investigando, segundo informado em nota divulgada na última semana, mas afirma que não encontrou, até o momento, evidências de que as falhas tenham sido de responsabilidade dos programas da empresa.
Kim Kardashian foi uma das vítimas da vez
Kim Kardashian foi uma das vítimas da vez
Como uma das maiores empresas de segurança digital do planeta, a AVG acredita que esse caso foi apenas mais um lembrete de que, uma vez que a informação tenha se tornado digital, existem inúmeros riscos de segurança envolvidos. Infelizmente, esta é uma lição que grande parte dos usuários aprende da forma mais dolorosa. É como a atriz britânica Emma Watson descreveu em sua conta do Twitter: “Pior do que ver a privacidade de mulheres serem violadas nas mídias sociais é ler os comentários que demonstram a total falta de empatia com o caso”.
Pensando nesta e em outras situações de risco na rede, a AVG elaborou uma série de dicas para a proteção e privacidade on-line. Algumas podem até já serem corriqueiras para o usuário, mas vale sempre reforçar:
– Crie senhas difíceis: Apesar da especulação de culpa do iCloud, já foi sugerido que um ou mais hackers exploraram as senhas de cada uma das 100 contas invadidas. Ou seja, o melhor é não facilitar a ação dos cibercriminosos. Não use datas de aniversários ou outras datas comemorativas nem nomes e palavras de dicionário e crie senhas diferentes para cada conta on-line.
– Considere desligar o carregamento automático para a nuvem: Essa troca pode ser muito conveniente para a sua privacidade. Para desligar o compartilhamento automático do iCloud, vá até configurações, iCloud, e então vá até as fotos e mude a opção para Off.
– Use criptografia: Existem no mercado software próprios para smartphones capazes de proteger suas informações contra invasões ao criptografar seus documentos. Esse tipo de recurso é importante para qualquer um que guarde informações pessoais ou de negócios em seu aparelho de telefone móvel.
- Pense seriamente um usar um aparelho USB: Se você deseja compartilhar informações pessoas ou fotos com uma pessoa específica, porque não usar um pen drive ou outro aparelho USB? Pense nisso.

FONTE:
http://blogs.diariodonordeste.com.br/narede/seguranca-da-informacao/vazamento-de-fotos-nao-acontecem-so-em-hollywood-saiba-como-se-prevenir/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.