sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Atestados de óbito serão liberados em casa no Ceará

MORTE NATURAL

Atestados de óbito serão liberados em casa no Ceará

Renato Bezerra | 17h45 | 09.10.2014

Processo de liberação do documento foi agilizado por meio do SVO Móvel

Serviço de Verificação de Óbitos Dr. Rocha Furtado (SVO), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), passou a liberar a declaração de óbito do parente idoso, que teve morte natural, na própria residência da família. Neste novo processo, basta o parente ligar para o 190, de 7h às 19h, que uma equipe se deslocará até a casa onde ocorreu o falecimento e a declaração é liberada no próprio domicílio.
Dos casos do SVO, 63% dos corpos liberados são de idosos que faleceram em casa, com uma média anual de 5,5 mil liberações. As equipes de profissionais, formadas por médicos, assistentes sociais e motoristas ficam na sede da SVO, no Instituto Médico Legal (IML), na Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e na coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS).
o Governo do Estado investiu um total de R$ 500 mil em veículos e equipamentos. O SVO Móvelconta, atualmente, com cinco veículos e até o final deste ano, a Sesa informa que o serviço será implantado também na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O SVO tem como objetivo esclarecer a causa mortis nos casos de morte natural sem assistencia médica ou quando não houver uma definição da causa.
 
O serviço deve ser procurado nos casos de morte natural, por doença sem assistência médica, em que o óbito acontece em casa ou em via pública. Dos municípios do interior do Estadodevem ser encaminhados ao SVO especialmente os casos de interesse da Vigilância em Saúde, como dengue, meningite, leptospirose e outras doenças infectocontagiosas.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.