Brasília. O Ministério da Saúde destinou, nesta segunda-feira (1º), mais de R$ 8 milhões para as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs) do Estado do Ceará. Os equipamentos beneficiados estão localizados nos municípios deAracoiaba, Canindé, Itapipoca, Pentecoste e Russas. Os estabelecimentos têm capacidade de atender até 300 mil habitantes.
Com a publicação da portaria Nº 617/2015, esse valor passa a ser enviado anualmente para a Secretaria Municipal de Saúde manter, junto com recursos próprios, o funcionamento do serviço. Ao todo, o Ministério da Saúde repassou mais de R$ 56,5 milhões para custear 31 UPAs, localizadas em 30 municípios de 12 Estados brasileiros (Além do Ceará, AM, BA, DF, MG, MS, PB, PR, RJ, RS, SC e SP). Das unidades beneficiadas, 18 são novas, 13 são qualificadas e uma é ampliada e qualificada.
As UPAs são habilitadas pelo Ministério da Saúde após entrarem em funcionamento e qualificadas quando conseguem cumprir uma série de critérios para garantir maior qualidade dos serviços prestados, como o desenvolvimento de atividades de educação permanente para os profissionais e implantação de protocolos de atendimento clínico e classificação de risco.
Denúncias
Há mais de um mês, o Diário do Nordeste vem noticiando o caos na saúde pública do Estado. Se na Capital os problemas são graves e recorrentes, no Interior não difere muito. Em Juazeiro do Norte, por exemplo, após uma auditoria realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Danasus), elaborada pela doutora em Saúde Pública Ângela Oliveira Carneiro, apontou inúmeras falhas na gestão.
A auditoria constatou que a UPA localizada no Bairro Limoeiro do Norte deixou de cumprir as diretrizes estabelecidas para o equipamento, onde os procedimentos disponibilizados são os que deveriam ser oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde.
Outras irregularidades foram constatadas nos demais setores da Saúde de Juazeiro, tais como ausência de médicos nos plantões, inchaço na folha de pagamento dos servidores da Secretaria de Saúde do Município e total falta de condição de funcionamento dos hospitais.
Mais informações
Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios Bloco G
Brasília DF
Telefone: (61) 33152425
FONTE: Diário do Nordeste
FONTE:
http://ultimahoraaracoiaba.blogspot.com.br/2015/06/saude-upa-de-aracoiaba-e-de-outros-4.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.