Por Renato Santino
LEIA MAIS
FONTE: OLHAR DIGITAL
(Foto: reprodução) |
Poucos produtos no mundo têm o alcance do Windows, presente em mais de 1 bilhão de computadores. Portanto, não é exagero dizer que o Windows 10 é um dos principais lançamentos do mercado de tecnologia no ano.
O Olhar Digital já preparou um FAQ explicando detalhadamente como será o processo de atualização nas versões 7 e 8.1 para a 10 (você pode conferir neste link), mas ainda resta responder uma coisa: vale a pena? Se há pessoas que ainda estão satisfeitas com o finado XP, ainda há quem se dê muito bem com versões antigas e não vê necessidade de mudar.
A seguir, vamos mostrar o que há de novo no Windows 10, mas a decisão de aproveitar essas novidades ou não fica por sua conta. Confira:
A volta do Menu Iniciar
Depois de ouvir muita reclamação dos usuários do Windows 8, o menu Iniciar voltou, ainda que diferente. Ele é uma mistura do tradicional, que existe no 7, com os blocos dinâmicos do 8. Ele oferece a vantagem da informação instantânea oferecida pelos blocos, mas com a simplicidade e familiaridade do menu do 7.
Cortana integrada
Isso só vai valer para os brasileiros a partir de 2016, mas o Windows 10 é profundamente integrado com a assistente pessoal Cortana, que deu as caras primeiro no Windows Phone. Ela oferece informações contextuais baseada nos dados que coleta sobre você e o que você costuma procurar na internet. Ela também se destaca por ter uma personalidade, similar ao que acontece com a Siri, no iOS, e diferente do Google Now, no Android. Ela também pode mostrar previsão do tempo, notícias de destaque, e exibir lembretes.
Microsoft Edge
O Internet Explorer morreu e deu seu lugar ao Edge, chamado antes do lançamento de Project Spartan, criado do zero para acabar com o legado negativo do seu antecessor. Todos os testes de desempenho mostram que o navegador está muito mais rápido do que o IE, chegando a superar o Chrome em algumas ocasiões. Você só poderá usá-lo no Windows 10.
Integração profunda com o Xbox
Se games fazem parte da sua rotina, principalmente se você tem um Xbox One. Alguns jogos permitirão que quem está no PC e quem está no console joguem multiplayer juntos. Também será possível fazer streaming dos games que estão rodando no console para o seu computador ou tablete por meio da rede local, o que deve possibilitar jogar sem ocupar a TV da sala. Também é possível aproveitar as opções da Xbox Live para games no PC e interagir com seus amigos na rede da Microsoft, gravar e publicar vídeos de jogos, entre outras coisas.
Integração com todos os smartphones
Não importa se você usa iOS, Android ou Windows Phone: o Windows 10 irá abraçar seu celular em vários aspectos, com integração do OneDrive, OneNote, Skype, Office, Outlook, etc. Até mesmo a assistente Cortana será liberada para as plataformas concorrentes.
LEIA MAIS
FONTE: OLHAR DIGITAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.