quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Nº de cidades do Brasil que oferecem Wi-Fi chega a 26%, diz IBGE

Apenas 1.457 ofereciam serviço em 2014; VEJA lista por Estados.
Apesar do baixo número, oferta municipal de Wi-Fi cresceu 83,2%.

Matheus Rodrigues e Helton Simões GomesDo G1, Rio e São Paulo

As pessoas passam cada vez mais tempo conectadas. (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)
Menos de 6% das cidades brasileiras oferecem Wi-Fi em todo seu território (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)
O número de municípios brasileiros que oferecem conexão à internet via Wi-Fi cresceu 83,2%, segundo o Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros, feito pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta quarta-feira (26).
Das 5.570 prefeituras brasileiras, 1.457 forneciam o serviço por meio de redes públicas em 2014 -- isto é, o levantamento não inclui as empresas particulares que vendem assinaturas. Apesar do salto em relação a 2012, ano da última pesquisa, as cidades que provêm esse tipo de acesso ainda somam 26,2% do total.
Entre os Estados, o Acre é aquele que possui a menor quantidade de cidades a oferecer Wi-Fi. São apenas duas, Assis Brasil e Sena Madureira, que representam 9,1% do total.
Apesar de baixo, o índice representa um avanço já que em 2012 nenhuma cidade acreana oferecia esse tipo de conexão à internet.
Na outra ponta, dos Estados com mais municípios que fornecem a conexão, aparecemSão Paulo, com 207, Minas Gerais, com 155, e Rio Grande do Sul, com 116.
Nem todos, porém, estendem a cobertura da conexão Wi-Fi a todo o território da cidade.  Apenas 79 municípios fazem isso, o que representa apenas 5,4% do total. A maioria restringe o acesso a alguns bairros. Esse é o caso de 910 cidades (62,4% do total).
O terceiro grupo é composto por aqueles que oferecem o sinal somente na área urbana da cidade (11,6%) e os que o estendem a algumas regiões da zona rural (20,5%).

LEIA MAIS

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.