Confirmados os acessos para as Séries C e B, já é possível ter uma ideia do desenho da Terceira Divisão nacional em 2016. Dos 20 clubes que participarão da competição ano que vem, 16 já definidos. Entre eles, o Fortaleza, que mais uma vez falhou na tentativa de subir de divisão.
Como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já divulgou o calendário para 2016, é quase certo que o formato atual da competição (com mata-mata decisivo) se mantenha ano que vem. Dessa forma, o critério geográfico deve ser novamente adotado para a fase de grupos e a chave do Fortaleza deve ser novamente composta por dez equipes prioritariamente do Norte e Nordeste do País.
Dessas regiões, estão confirmadas na Série C 2016 as seguintes equipes: América-RN, ASA, Botafogo-PB, Confiança, Cuiabá, Remo, River-PI e Salgueiro, além do próprio Fortaleza.
Esse cenário faz do Grupo A da Série C uma espécie de “Copa do Nordeste”, com sete estados da região sendo representados. Apenas Bahia e Maranhão não teriam times na disputa. Embora seja algo difícil de ser revertido, o Fortaleza tentará junto à CBF mudar o regulamento da competição. Jorge Mota, presidente do clube, confirmou em coletiva na última terça-feira que recorrerá aos demais clubes e federações interessadas com o intuito de mudar a fórmula de disputa para pontos corridos.
Quem falta
As quatro vagas restantes para a próxima edição da Terceirona serão as rebaixadas da Série B deste ano. Antes que o torcedor do Ceará comece a arrancar os cabelos, a análise a seguir é baseada na atual tabela da Segundona.
Atualmente, ABC, Boa Esporte e Mogi Mirim fazem companhia ao Ceará na zona de rebaixamento. Se os rebaixamentos de Ceará e ABC se concretizarem, essas duas equipes iriam para o Grupo A, obrigando um dos outros clubes a ficar no Grupo B.
O mais provável “deslocado” para o Sul seria o Cuiabá, novamente atendendo o critério geográfico na divisão dos grupos.
Essa condição reforçaria ainda mais o caráter Norte-Nordeste do Grupo A da Série C 2016. Restam sete rodadas para fim da Segundona e até novembro os últimos rebaixados serão conhecidos.
Números
200 Equipes disputam a Série C. Na 1ª fase elas são divididas em dois grupos de dez
FONTE: O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.