quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Motivando e orientando a perda de peso

Motivando e orientando a perda de peso

mulher
Em 11 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Essa é uma doença crônica considerada um problema de saúde pública em vários países, inclusive no Brasil. No Brasil, mais da metade da população está acima do peso, sendo que dados do Ministério da Saúde apontam que a taxa de obesidade é de 17,9%. Entre os homens o excesso de peso é maior: 56,5% contra 49,1% das mulheres.

Motivando e orientando a perda de peso


© Equipe Editorial Bibliomed
Neste Artigo:
"A obesidade é uma doença crônica e há muito passou a ser considerada um problema de saúde pública em vários países – inclusive no Brasil. A alta prevalência e os custos relacionados às várias complicações tornam a obesidade um distúrbio de consequências econômicas estratosféricas. No Brasil, mais da metade da população está acima do peso, sendo que dados do Ministério da Saúde apontam que a taxa de obesidade é de 17,9%. Entre os homens o excesso de peso é maior: 56,5% contra 49,1% das mulheres".
Abusando da redundância, pode-se afirmar com segurança que a obesidade tornou-se um problema de peso na maioria dos países. Os custos associados ao suporte de um paciente obeso junto ao sistema de saúde são assustadores. A obesidade é tão prevalente que, todos os dias, dezenas de pacientes atendidos em unidades básicas de saúde, apresentam sobrepeso ou obesidade.
O primeiro e mais importante passo é conscientizar o paciente de que a perda de peso lhe renderá frutos, que vão muito além da vaidade e da auto-estima. As chances de tornar-se hipertenso, diabético, ou desenvolver doenças vasculares, insuficiência cardíaca, derrame, problemas renais e diversas outras doenças, são significativamente maiores no paciente obeso.
O segredo do sucesso do tratamento dependerá sempre da obediência a uma regra simples: é preciso manter o balanço calórico negativo. Infelizmente, este raciocínio simples é o grande obstáculo na abordagem terapêutica do obeso, uma vez que não raramente os pacientes esperam por remédios e dietas miraculosos. Por isso, o paciente deve estar – e ser continuamente – motivado a seguir o roteiro proposto.
Algumas etapas essenciais devem ser cumpridas antes de se iniciar o tratamento da obesidade propriamente dito. Todos os pacientes devem ser submetidos a uma avaliação médica criteriosa, incluindo exame clínico (com determinação do índice de massa corporal) e exames laboratoriais para identificar distúrbios concomitantes (p.ex.: diabetes, alterações de colesterol ou problemas de tireoide, etc).
LEIA MAIS


FONTE:Boa Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.