Quando o colesterol está alto, o procedimento mais comum para tratar o problema é a mudança nos hábitos de vida juntamente com a medicação para controlar os índices de gordura no sangue. Esse tratamento leva em consideração o fato que a elevação do colesterol está diretamente ligada ao estilo de vida do paciente, que quase sempre se alimental mal, tem vida sedentária e apresenta sobrepeso.
O problema é que essas não são as únicas causas do colesterol alto. Apesar de ainda ser pouco conhecida da classe médica e dos pacientes de um modo geral, a hipercolesterolemia familiar pode ser a explicação para os altos níveis de LDL. Nesses casos, não adianta emagrecer, mudar a alimentação ou fazer exercícios, pois o problema não irá se resolver.
Hipercolesterolemia Familiar
A hipercolesterolemia familiar se caracteriza pela elevação do colesterol devido a fatores genéticos. O paciente apresenta oscilações nos índices do colesterol quando faz exames e pode ser considerado como mais um indivíduo que precisa de mudanças nos hábitos alimentares. No entanto, sem a medicação adequada os índices do colesterol não vão se estabilizar.
O Dr. Drauzio Varela em seu site conta a história de um paciente que infartou aos 28 anos com duas artérias 80% obstruídas. O colesterol LDL desse paciente era de 409 mg/dl, quando o máximo recomendado pelos médicos é 190 mg/dl. Após o infarto, houve a desconfiança de que se tratava de um caso especial. As irmãs do paciente fizeram exames e também constataram os índices elevados de colesterol. Só depois a morte precoce do pai com um infarto fulminante foi relacionado à hipercolesterolemia familiar.
Como a doença é genética, várias pessoas da mesma família podem sofrer com o problema. Por isso é fundamental que o acompanhamento seja feito de forma conjunta, observando as taxas de colesterol ruim com frequência.
Tratamento da Doença
Quem sofre com a hipercolesterolemia familiar nasce com a doença e vive com a doença. Não existe cura, mas o tratamento com medicação adequada garante qualidade de vida e o pleno controle dos índices do colesterol dentro do desejável.
O mais importante é que a doença seja diagnosticada corretamente. Caso você tenha índices elevados do colesteol LDL em seus exames, mesmo com hábitos de vida saudáveis, vale a pena procurar um médico para saber quais são as possível causas do problema. Com exames e acompanhamento, o tratamento é ministrado e o paciente volta a ter uma vida normal.
Os familiares também devem ser avaliados por uma equipe médica para que se verifique a incidência da doença. Como o próprio nome revela, ela é familiar e precisa ser tratada como tal.
FONTE: Receita Natural
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.