Os pés são muito importantes, pois sustentam todo o nosso peso e garantem que fiquemos de pé. Porém, nem sempre damos a devida atenção a esses membros tão essenciais.
Um problema comum que pode acometer os pés é a formação de joanetes. De acordo com o Dr. Drauzio Varella:
Sua principal característica é a formação de uma saliência óssea na articulação metatarsofalângea do hálux , ou seja, na base do primeiro metatarso (osso longo que liga os dedos à parte central dos pés). Ela ocorre quando o dedão (ou hálux, de acordo com a nomenclatura médica) sofre um desvio lateral na direção do segundo dedo (Fonte:drauziovarella.com.br).
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o joanete não é uma formação óssea que cresce. Na verdade, a protuberância ocorre por causa do desalinhamento entre o osso e a articulação dos dedos dos pés.
Quando isso acontece, os sintomas são: dor no local, formação de uma espécie de calo no pé, enrijecimento da pele, dificuldade para calçar sapatos e caminhar.
As causas para o aparecimento do joanete são diversas. Sabe-se que ele é mais comum em mulheres, muito provavelmente por causa do uso de sapatos de salto e/ou apertados. Fatores hereditários, doenças reumáticas, doença neurológicas e problemas anatômicos na formação dos pés.
Tratamento do Joanete
Não existe uma forma de tratamento indicada para todo tipo de joanete. Na verdade, o médico precisa analisar o caso para indicar os procedimentos necessários. De um modo geral, o primeiro passo é trocar os sapatos apertados por outros mais macios e confortáveis. Além disso, o uso de proteções no entorno do joanete pode evitar que o local fique inflamado.
A indicação de cirurgia só acontece em casos mais extremos, quando o deslocamento do osso interfere no formato do pé e na sua capacidade de sustentação. O médico deverá avaliar a necessidade do procedimento cirúrgico, havendo mais de 100 opções diferentes para remoção do joanete.
Tratamento Natural
O joanete não vai desaparecer, mas alguns tratamento naturais podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação. Um dos melhores é a aplicação de gelo para controlar a dor. O uso do óleo de lavanda sobre o local afetado também pode conter o processo inflamatório. Depois de aplicar, espalhe bem sobre a pele até ser totalmente absorvido. Repita até que a dor comece a ceder.
Outra opção natural é o banho feito com água morna e sal de epsom. Adicione 2 colheres do sal em um recipiente com água morna suficiente para cobrir os pés. Deixe-os imersos por cerca de 20 minutos. Por ser anti-inflamatório, o sal de epsom aliviará os sintomas do joanete.
FONTE: Receita Natural
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.