Pesquisa da Universidade de Ohio avaliou reação de 755 pessoas a pedidos de perdão
PixaBay |
LIFESTYLE RELACIONAMENTO
De acordo com um estudo da Universidade de Ohio, nos EUA, um pedido de desculpa eficaz segue um roteiro básico com seis elementos. Os pesquisadores analisaram a reação de 755 pedidos de perdão. Eis os passos.
1. Mostrar remorso;
2. Descrever do que aconteceu de errado;
3. Responsabilizar-se pelo erro;
4. Declarar arrependimento;
5. Oferecer-se para resolver o problema;
6. Pedir perdão.
Os melhores pedidos de desculpa tinham esses pontos, mas os pesquisadores descobriram que eles não têm o mesmo peso. “O componente mais importante é mostrar responsabilidade. Diga que é sua culpa, que você cometeu um erro”, disse o pesquisador Roy Lewicki ao HypeScience.
A segunda coisa mais efetiva é mostrar que você quer resolver a questão. Por outro lado, pular direto para o pedido de perdão é a forma menos eficaz de ser perdoado. A pesquisa também mostrou que as pessoas tendem a rejeitar um pedido de desculpas quando acreditam cometeu o erro intencionalmente
.Durante a pesquisa, foram divididos dois grupos. O primeiro recebeu informação de que uma pessoa havia cometido um erro por falta de competência, enquanto o outro foi informado que a pessoa cometeu o erro por falta de caráter. O peso dos seis elementos permaneceu intacto, mas o pedido de desculpas do segundo grupo recebeu pontuação pior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.