Conheça as principais propriedades do capim santo, também conhecido como capim limão, e aprenda a utilizar a erva no tratamento da ansiedade, insônia e má digestão.
POR UNIVERSO NATURAL
Capim Santo: saiba quais são seus benefícios para a saúde |
O capim santo (Cymbopogon densiflorus), também conhecido como capim-limão ou capim cidreira, é uma planta amplamente conhecida por suas propriedades medicinais. As folhas lembram mato ou capim, por isso a planta ganhou esses nomes, mas não devem se tratadas como tal. Nelas encontramos diversas substâncias benéficas, que podem auxiliar no tratamento de vários problemas. A erva atua como um calmante natural, amenizando os sintomas da insônia, nervosismo e ansiedade. Ela também possui função espasmolítica, ou seja, ela suprime a contração do tecido muscular, prevenindo a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga. Sendo assim, o capim santo é também indicado para o tratamento das cólicas. Além disso, é analgésica, aliviando dores e febre.
Propriedades Medicinais do Capim Santo
Como vemos, o capim santo é rico em propriedades medicinais. A forma mais tradicional de se consumir a erva são os chás, preparados com as folhas e água quente. O óleo extraído do capim também pode ser utilizado em massagens e compressas. Outra forma comum é o preparo de sucos, batendo a erva juntamente com frutas ou verduras.
As formas de preparo variam de acordo com o efeito que se espera da erva. Abaixo, listamos os problemas e enfermidades que podem ser tratados a partir do uso do capim santo:
- cólicas intestinais e menstruais;
- ansiedade e insônia;
- má digestão;
- febre;
- diarreia;
- gases;
- dor de cabeça;
- tosse;
- dores musculares.
Esses efeitos se devem às propriedades curativas da planta, que possui ação diurética, bactericida, calmante, depurativa, expectorante, febrífuga (combate a febre), entre outras.
Indicações
Para tratamento da insônia e da ansiedade, a ANVISA recomenda o consumo do chá de capim santo de 2 a 3 vezes por dia. Juntamente com o chá, deve-se adotar uma rotina mais calma, principalmente na parte da noite, para obter efeitos com o chá calmante. À noite deve-se evitar também a ingestão de alimentos que geram energia, como a cafeína, por exemplo. Exercícios aeróbicos de alta intensidade também devem ser evitados por quem tem insônia ou ansiedade.
A mesma receita também pode ser utilizada para problemas digestivos, ou seja, para acabar com os gases, dores no intestino ou má digestão, deve-se tomar o chá de 2 a 3 vezes por dia.
A erva também é indicada para aumentar a produção de leite durante o período de amamentação. Algumas mães produzem pouco leite logo depois do nascimento do bebê. O chá de capim santo pode ajudar a aumentar essa produção, fazendo com que a mãe tenha leite suficiente para alimentar o recém-nascido, sem necessidade de outros leites.
O capim santo também pode ser utilizado nas dietas de emagrecimento, devido à sua função desintoxicante. Nesses casos, pode-se optar pelo chá ou pelo suco preparado com a planta. Também deve-se tomar de 2 a 3 vezes ao dia, de preferência tomando a primeira dose em jejum. Lembre-se que os chás não são milagrosos, por isso não adianta tomar chás que ajudam a emagrecer, e continuar com uma alimentação rica em gorduras e açúcares e sem praticar atividades físicas. As plantas ajudam a eliminar toxinas ou aceleram o metabolismo, mas não funcionam sozinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.