POR BLOG DA CLÁUDIA SANTOS - Procon Fortaleza registrou redução de 47% no número de escolas autuadas durante o período de matrículas deste ano. A fiscalização, iniciada ainda em dezembro do ano passado e que segue até o final de janeiro de 2017, identificou que do total de 93 escolas visitadas até esta terça-feira (24/1), 27 já foram autuadas por alguma infração à Lei Federal nº 12.886/2013 (Lei do Material Escolar), que proíbe a cobrança de itens de uso coletivo na lista de material escolar.
No ano passado, entre 1º a 29 de janeiro de 2016, o Procon Fortaleza visitou 101 instituições de ensino particulares da capital e autuou 51 por cobrança de itens proibidos na lista do material escolar.
A Diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, acredita que a redução do número de escolas autuadas este ano está associada ao trabalho educativo que o Procon vem realizando junto às escolas. "Iniciamos o trabalho de orientação e esclarecimento sobre a lei do material escolar desde o final do ano passado, o que surgiu efeito", comentou. Mas a diretora adianta que escolas reincidentes sofrerão penalidades maiores.
Denunciar
Pode ser feita a qualquer momento pelo portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br), no campo defesa do consumidor, bem como pela Central de Atendimento 151, no horário comercial. É possível ainda realizar denúncia pelo aplicativo Procon Fortaleza. Basta baixar no Android: Procon Fortaleza; ou no sistema iOS: http://app.vc/procon.fortaleza
PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS
1. MATERIAL PROIBIDO: 17
2. EXIGÊNCIA DE QUITAÇÃO DE DÉBITO DA ESCOLA ANTERIOR: 7
3. AUSÊNCIA DO PLANO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL: 7
4. AUSÊNCIA DO CDC: 2
5. COBRANÇA DE TAXA EXTRA PELO HORÁRIO ULTRAPASSADO DO EXPEDIENTE: 2
Direitos
LEIA MAIS...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.