sexta-feira, 21 de abril de 2017

Dor de cabeça: principal efeito colateral dos medicamentos

Medicamentos, a priori, servem para curar, mas muitas vezes vêm acompanhados de efeitos colaterais, e um dos mais comuns é a dor de cabeça.

POR SAÚDE COM CIÊNCIA - Publicado por: 
Nesses casos, um analgésico para cefaleia pode até funcionar, mas não combate a origem da dor. Segundo o médico, a única forma de acabar com essa adversidade é com a interrupção do remédio que vem causando o problema.

No caso de o paciente sofrer de enxaqueca, a probabilidade de um remédio para outra doença potencializar a cefaleia é maior. “Um medicamento que não causa tanta dor de cabeça em pessoas sadias pode provocar esse efeito em quem tem enxaqueca, essa é a tendência”, afirma neurologista Fernando Kowacs*.

O médico ainda diz que não existe um componente específico que cause a dor de cabeça. Depende muito do tipo de remédio e dos receptores que são atingidos. Mas atenta que alguns remédios são conhecidos por provocar a cefaleia.

“Um exemplo de medicamentos que podem causar dor de cabeça são os antidepressivos de uma família específica, que são os inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Esses frequentemente causam ou agravam um quadro de dor de cabeça”, ressalta o especialista.


O mais importante, segundo Kowacs, é a pessoa tentar avaliar se a cefaleia que apareceu pode estar atrelada ao uso de algum medicamento.

LEIA MAIS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.