terça-feira, 9 de maio de 2017

Açude de Baturité que secou em 2 dias atinge volume máximo e volta a sangrar

O açude atingiu o volume máximo
(FOTO: Reprodução/TV Jangadeiro)
Além do Tijuquinha, mais 11 açudes cearenses também atingiram sua capacidade máxima e sangraram em 2017

O açude Tijuquinha, localizado em Baturité, sangrou nesta terça-feira (9) e atingiu seu volume máximo, segundo dados do Portal Hidrológico do Ceará. O volume de 100% já tinha sido atingido também no mês de abril, e o açude sempre esteve com o volume acima de 90% nesse período da quadra chuvosa.
Além do Tijuquinha, outros 11 açudes cearenses também estão com sua capacidade máxima. São eles: Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Valério (Altaneira), Maranguapinho (Maranguape), São Pedro Timbaúba (Miraíma), Itaúna (Granja) e Itapebussu (Maranguape) e Cauipe (Caucaia).
No dia 21 de março, o açude de Baturité dois dias pós ultrapassar sua capacidade máxima e transbordar no dia 15 de março, ele secou e ficou com pouco mais de 13% da sua capacidade total. A explicação foi um desassoreamento solicitado à Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) pela Prefeitura de Baturité.
O processo é feito para tentar melhorar a qualidade da água e retirar o máximo possível de lama, liberando-a por uma descarga de fundo já existente. Segundo a Cogerh, devido ao Tijuquinha ser localizado na serra, ele tem um assoreamento muito intenso, o que ocupa volume no açude.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.