(Foto: Reprodução/YouTube) |
Não acontece só o Galaxy Note 7 e, recentemente, com o Moto G4. Nos últimos anos, o número de smartphones que explodem tem crescido, muitas vezes, trazendo prejuízos e até problemas graves de saúde aos usuários. Listamos abaixo alguns casos que podem ajudar a entender por que atitudes como carregar o dispositivo com um case ou dormir com o celular na cama são bastante prejudiciais. Confira:
LEIA MAIS...
Por que os smartphones explodem?
Geralmente, a culpa de uma explosão é da bateria. As versões atuais são constituídas por uma única célula de lítio-íon, metal que em contato com a água ou o oxigênio, inicia um processo de combustão espontânea que é bastante violento.
Para conter a explosão, um solvente orgânico é usado para impedir a formação do lítio metálico e garantir que ele não entre em contato com um meio aquoso, usado em outras baterias, que causaria uma explosão. "Este solvente orgânico (eletrólito) é estável numa faixa estreita de tensão e temperatura: se determinados valores de sobretensão, subtensão e temperatura forem ultrapassados, o eletrólito sofrerá reações exotérmicas (liberação de calor) que poderá levar a bateria a pegar fogo ou mesmo explodir", explica Maria de Fátima Rosolem, pesquisadora da área de Sistemas de Energia do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações.
Isso significa que o componente que impede a explosão - chamado eletrólito - deve sempre ser mantido em uma temperatura estável que é controlada por um circuito eletrônico chamado BMS. O problema é que, se esse componente funcionar mal, a temperatura pode subir e aí acontece a explosão.
Dicas para impedir uma explosão
Você pode trabalhar para impedir que a bateria de um smartphone esquente e cause problemas com algumas dicas simples:
- Não use carregadores falsos em seu dispositivo. A tensão pode acabar sendo maior do que o esperado e seu dispositivo pode ser prejudicado
- Retire a capinha na hora de carregar o celular. Ao mantê-la, o aparelho pode acabar esquentando
- Evite dormir com o celular na cama, esteja ele carregando ou não
- Garanta que o seu dispositivo esteja "ventilando" corretamente. Evite colocar um cobertor ou travesseiro em cima do smartphone.
- Em caso de problemas, mantenha-se longe do aparelho e, caso seja necessário, contate a fabricante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.