sexta-feira, 16 de março de 2018

XV SEMANA DAS ÁGUAS DO MACIÇO DE BATURITÉ ESTÁ BEM AMPLA

..

XV SEMANA DAS ÁGUAS DO MACIÇO DE BATURITÉ


SEMANA DAS ÁGUAS? O QUE É? COMO FUNCIONA? COMO PARTICIPAR?


A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DAS ÁGUAS 2018 ESTÁ BEM AMPLA.
POR ISSO PEDIMOS A COLABORAÇÃO DE TODOS E TODAS, NO SENTIDO DE MOBILIZAR O MAIOR NUMERO DE PESSOAS POSSÍVEL
------------------------------------------
XV SEMANA DAS ÁGUAS DO MACIÇO DE BATURITÉ
TEMA: ÁGUA, SUSTENTABILIDADE E VIDA
De 19 a 25 de março de 2018
PROGRAMAÇÃO GERAL
Dia 19 de março (segunda) - DIA DE SÃO JOSÉ O PADROEIRO DO CEARÁ E DO BOM INVERNO
JORNADA DAS ÁGUAS
Três onibus partirão as 7 hs da manhã de Aracoiaba para visitar os principais açudes públicos do Território Maciço de Baturité. Os mesmos seguirão três rotas distintas. Cada um, tem vaga para pelo menos 35 pessoas. As visitas consistem em conhecer os manaciais, observar suas condições do ponto de vista da quantidade e da qualidade da água, além de conversar com as familias e lideranças locais sobre a realidade. No retorno para Aracoiaba (por volta de meio dia), teremos uma almoço comunitário e uma partilha do que foi observado.

Dia 20 de março (terça)
SEMINÁRIO TERRITORIAL DAS ÁGUAS
No Auditório da Unilab Campus da Liberdade, acontecerá um momento de estudos e debates sobre o tema: Agua, Sustentabilide e Vida, com a presença dos estudantes, das lideranças sociais, gestores, tecnicos e politicos. Será um momento propicia para se propor e construir coletivamente popostas de politicas publicas relacionadas a agua.
Teremos inicio as 8 hs da manhã com o Café da manhã e encerra ao meio dia com o Almoço.

Dia 21 de março (quarta)
VISITAS NAS ECOLAS
Com paletras sobre a temática da água, um grupo de estuantes e professores da Unilab, percorrera as Escolas de Ensino Médio do Território Maciço de Baturité.
Dia 22 de março (quinta) - DIA MUNDIA DAS ÁGUAS
INTECAMBIO DE VISITAS AO BIODIGSTOR
Na parte da manhã, um Grupo de Estudantes da Escola Família Agricola Dom Fragoso em Independecia, juntamente com outros estudantes, visitará a Comunidade do Assentamento Nova Assunção em Aracoiaba, onde foi implantado recentemente pela Intesol/Unlab, um biodigestor popular.

INAUGURAÇÃO DO 'PROJETO ÁGUA PARA TODOS' DA COMUNIDADE TIGIPIÓ E REGIÃO
A partir das 15 hs, na Comunidade de Tigipió, os representantes do Projeto Água para Todos do Governo do Estado do Ceraá, se farão presente na região para celebrar a Inaugiração do Sistema de Abastecimento d'água da Região de Tigipió e Maguray - Aracoiaba. Todasa as Comunidades do entorno estão convidadas a participar. Na ocasião, a Comunidade de Tigipió, celebrarar os 10 Anos de Fundação da Comundiade Kolping Tigipió.
Dia 23 de março (sexta)
LIMPEZA E MANUTENÇÃO DAS CISTERNAS DE PLACAS E CISTERNAS CALÇADÃO
As lideranças das Comunidades, animadas pelo STTR de Baturuté e o CETRA, estão mobilziando momentos de conscientização sobre os cuidados com a água de beber. Na parte da manhã será nos Candeias e a tarde na Manga Açudinho no município de Baturité
VISITAS AO PROJETO ÁGUA DOCE EM JETIRANA - ARACOIABA
Um grupo de estudantes e lideranças, visitarão a experiencia de dessalinização de água para o consumo humano, pelo Projeto Água Doce
Dia 24 de março (sábado)
VISITAS DE EXPERIENCIAS COM USO DA ÁGUA
Na Camunidade de Carqueija dos Alves de Capistrano, serão visitas experiencia implantadas pelo Instituto Sementes das Artes, que fazem o reuso da água.

Dia 25 de março (domingo)
7ª ROMARIA DAS ÁGUA
Começando as sete horas da manhã, haverá uma manhã de mistica e espiritualidade (ecumênica), na Parede do Açude Tijuquinha e no Convento dos Padres Jesuítas em Baturité, encerrando ao meio dia, com o almoço partilhado (cada um(a) leva o seu farnel).

2 comentários:

  1. Boa Tarde!!

    Obrigado ao Mestre Josenir Parceiro, pelo carinho da reportagem.

    Parabéns pelo sucesso do Blog.

    Abraços,


    Silvanar Soares

    ResponderExcluir
  2. SEMANA DAS ÁGUAS? O QUE É? COMO FUNCIONA? COMO PARTICIPAR?


    No ano de 2004, quando a CNBB nos chamava a refletir sobre a realidade dos recursos hídricos no Brasil, com a Campanha da Fraternidade, sobre o tema: Fraternidade e Água, com o lema: Água fonte de vida, fomos inspirados a começar uma ação pontual em Aracoiaba. Foi uma atividade muito trabalhosa de se fazer, porém muito prazerosa e alegre. Tanto é que já estamos na décima quinta versão e ousamos em continuar.

    Encaramos a Semana das Águas, dentro de quatro aspectos, eixos ou dimensões: Religiosa (Vamos agradecer ao Deus da terra e da água sagrada, que Ele criou para ser fonte de vida pra todos os seres); Social (A luta das comunidades pelo acesso a água para beber, seja água encanada e tratada, seja água da cisterna); Econômica (A luta das Comunidades por água para produzir); Ambiental (Nossa busca pela formação de uma consciência ambiental e preservacionista de cuidadore(a)s das águas).

    Poderíamos citar vários bons frutos colhidos nesta ação. Entre elas podemos citar: A conquista das cisternas de placas, cisternas calçadão, sistemas de abastecimento de água encanada em algumas comunidades e fortalecimento da luta das demais que estão na busca por este benefício; Sensibilização sobre a preservação das águas; envolvimento da Unilab na elaboração de um projeto de Revitalização do Rio Aracoiaba, que está pronto, faltando apenas o financiamento; distribuição de mudas de plantas nativas, camisas, bonés, panfletos, boletins...; Limpeza simbólica do Açude Aracoiaba; Seis Romarias das Águas; Várias visitas nas escolas; Várias palestras nas comunidades, entrevistas em rádio e reportagens em jornais e revistas; Vários eventos culturais e festivos; Produção de vídeos documentários e muitas outras conquistas.

    No ano de 2015, a Semana das Águas rendeu homenagens às vítimas da perversa seca de 1915, pela passagem dos seus 100 anos. Foi feito o trabalho de resgate de histórias, que resultou na identificação de algumas vítimas da seca do quinze no Maciço de Baturité e a elas rendidas as merecidas homenagens, como foi o caso da 6ª Romaria das Águas em 22 de março de 2015, da localidade de Balança para Lagoinha (município de Aracoiaba), onde existem erguidos monumentos em memória de duas jovens que morreram de fome e de sede, cujas histórias o povo da região relata com emoção.

    Nesta décima quinta versão da Semana das Águas, estamos dando passos mais largos, firmes e sólidos, com o apoio da Unilab, através da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (INTESOL), que firmou compromisso vinculando a ação ao projeto do CNPq processo 441858/2017-1 e ainda a articulação com vários sujeitos institucionais do território maciço de Baturité e Governo do estado do Ceará – Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Entendemos ser esta uma ação coletiva abraçada a partir das diversas atividades que estarão acontecendo durante os dias 19 a 25 de março de 2018.

    Todo (a)s nós, juntos, como consumidores de água e também somos poluidores vamos fazer da Semana das Águas um evento de consciência política para que possamos contribuir com o desenvolvimento e, consequentemente, a sustentabilidade do Planeta. Veja no verso, a programação, divulgue, participe!!.

    Quer saber mais, assista a este video postado na reportagem do Blog do Parceiro. Embora carente de atualização, é um informativo que ajuda a entender um pouco dos objetivos da Semana das Águas, bem como da situação das águas no Maciço de Baturité.

    Abraços,


    Silvanar Soares Pereira
    Membro da Comissão da Semana das Águas
    85 - 996046224

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.