(Foto: Reprodução/Digital Trends) |
Muitas das pessoas que receberam alerta, seja diretamente pelo FBI, seja pela mídia, ficaram confusas. “É só reiniciar ou precisa fazer o reset de fábrica?”, perguntaram vários leitores do Olhar Digital. Sim, não há segredo: estamos falando do bom e velho tirar da tomada por alguns segundos e religá-lo novamente.
Pode parecer uma solução simplória demais, mas ela tem uma explicação na forma como o malware funciona. Batizado de VPNFilter, ele tem três etapas de infecção. A primeira consiste em conectar o roteador a uma URL que leva às duas fases seguintes do ataque, nas quais há a ação maliciosa, que pode roubar informações pessoais e até mesmo quebrar o roteador com um comando de “autodestruição”.
Acontece que, como explica o site Ars Technica, ao reiniciar o roteador, o malware é revertido para a fase 1, entrando em contato com uma URL para retomar o ataque. O endereço, no entanto, já foi confiscado pelo FBI, de modo que não há mais como a ameaça se reinstalar no roteador, o que faz com que a vítima fique segura.
LEIA MAIS EM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.