terça-feira, 24 de julho de 2018

Como saber se alguém está se passando por você no WhatsApp

(Foto: Olhar Digital / iStock)
POR OLHAR DIGITAL
Recentemente, a Polícia Federal desarticulou uma quadrilha que aplicava golpes através do WhatsApp "grampeando" os números das vítimas. Os crimem tinham como alvos autoridades e pessoas públicas; pelo menos 20 políticos foram atingidos desde 2016.
Neste tipo de golpe, os criminosos contam com a ajuda de funcionários de uma operadora telefônica que desativam o número da vítima e o repassam para um chip utilizado pelos bandidos. De posse do seu número, eles podem facilmente acessar o seu WhatsApp e mandar mensagens no seu nome.
A partir daí, os criminosos podem se passar por você e pedir dinheiro para seus contatos no WhatsApp, que não notam a diferença. Foi o que aconteceu com a maioria das vítimas da quadrilha presa pela PF na semana passada. Felizmente, há formas de prevenir e detectar o golpe.
"O que fazer para se prevenir?"
Antes de mais nada, é preciso dar mais proteção à sua conta no WhatsApp. Para isso, recomendamos ativar a autenticação em duas etapas. A partir daí, sempre que alguém, em algum lugar, tentar entrar na sua conta do WhatsApp por outro celular, você receberá um alerta.
Acesse as configurações do WhatsApp, toque em "Conta", depois em "Verificação em duas etapas" e depois toque em "Ativar". Você precisará digitar uma senha de até seis dígitos para proteger sua conta. Evite usar números muito fáceis de adivinhar, como 1234 ou datas de aniversários.
"Alguém já está usando meu WhatsApp em outro celular ou PC. E agora?"
O WhatsApp não permite que dois smartphones diferentes tenham o aplicativo instalado e funcionando ao mesmo tempo, o que ajuda a identificar fraudes. Quando alguém fizer login no seu WhatsApp a partir de outro celular, o seu vai parar de funcionar e esta mensagem vai aparecer na tela:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui! A sua opinião é muito importante para nós!
Mas lembre-se: Gentileza Gera Gentileza!!
Serão excluídos, sem aviso prévio, as ofensas e os comentários que contrariem as leis e a boa moral.